Brotos/Rebentos/Germinados

Fácil de germinar - alguns exemplos:

Leguminosas comuns:

Grão de bico
Feijão azuki
Moyashi (feijão mungo)
Lentilhas
Alfafa

Cereais:

Trigo
Cevada
Trigo Sarraceno
Quinua/quinoa


Outros que podem ser hidratados (deitar a água do molho fora):

Nozes
Amendoas
Sementes de linhaça
Gergelim/sésamo
Castanhas


“Deus disse: ‘Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a Terra e todas as árvores frutíferas, que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento’.”
Gênesis 1:29

Fácil de produzir, em pouco tempo, baixo custo, apreciado pelo paladar,
pelo seu valor nutritivo e medicinal. Uma excelente alternativa de renda

A produção de brotos é uma atividade relativamente nova no Brasil, embora os chineses já produzissem e consumissem algumas espécies, há 5.000 anos. Mais de 30 espécies de plantas, principalmente de olerícolas (brócolis, rabanete, repolho, cebola, mostarda, etc.) e de leguminosas (feijão-moyashi, alfafa, trevo, lentilha, etc.), têm sido utilizadas para esse fim. Alguns brotos têm sabor picante, como o de rabanete; outros são delicados e de sabor suave, como o de alfafa e de trevo. Já os brotos de feijão-mungo-verde, também chamado de feijão-moyashi, é utilizado para o preparo de pratos Orientais.

Os brotos são produzidos em pouco tempo (3-7 dias) e, em qualquer época do ano, sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. Só é necessário semente, recipiente que permita drenagem da água e outros recipientes e produtos fáceis de encontrar no comércio. Por isso, os brotos podem ser produzidos até dentro de apartamento. O rendimento (proporção semente/broto) é alto: com um quilo de sementes, pode-se produzir entre 5 e 12 quilos de brotos, dependendo da espécie empregada e do tempo de brotação.

Essas plantinhas geralmente são consumidas cruas ou levemente refogadas. Os brotos são apreciados pelo seu paladar e pelo seu valor nutritivo e medicinal. Eles são fonte rica em enzimas, minerais, vitaminas, proteínas e têm baixa caloria. Descobriu-se recentemente que os brotos de brócolis contêm de 10 a 100 vezes mais um indutor de enzimas (“sulforaphane”) que combate o câncer, quando a comparação é feita com o brócolis na forma em que é normalmente comercializado. O feijão-moyashi é a espécie mais utilizada para produção de brotos no Brasil.



Mais info

http://comidaviva.com/view.asp?AutoId=40&

Fontes http://comidaviva.com

Rogério Faria Vieira
Pesquisador da EMBRAPA/EPAMIG
Doutor em Fitotecnia

Wikipedia

Magali Rogge Mugnaini Abrão - Nutricionista

Ros´Ellis Maior Moraes - Nutricionista

Postagens mais visitadas