O que é nutrição, e por que importa?

Nutrição,  ou alimentação, é o fornecimento de materiais - alimentos - necessários por organismos e células se manterem vivos. Na ciência e na medicina humana, a nutrição é a ciência ou prática de consumir e utilizar alimentos.


Nos hospitais, a nutrição pode fazer referência aos requisitos alimentares dos doentes, incluindo soluções nutricionais entregues através de um tubo IV (IV) ou IG (intragástrico).
A ciência nutricional estuda como o corpo quebra os alimentos (catabolismo) e como ele repara e cria células e tecidos (anabolismo). O catabolismo e o anabolismo combinados também podem ser chamados de metabolismo. A ciência nutricional também examina como o corpo responde aos alimentos.
____________________________////_____________________________________

Fatos rápidos sobre nutrição

O corpo humano requer sete grandes tipos de nutrientes.
Nem todos os nutrientes proporcionam energia, mas ainda são importantes, como a água e a fibra.

Os Micronutrientes são importantes, mas necessários em quantidades mais pequenas.
As vitaminas são compostos orgânicos essenciais que o corpo humano não pode sintetizar.
____________________________////_____________________________________

O que é nutrição?

À medida que a biologia molecular, a bioquímica e a genética avança, a nutrição tornou-se mais focada no metabolismo e nas vias metabólicas - os passos/processos bioquímicos através dos quais as substâncias são transformadas.

A nutrição também se concentra em como as doenças, condições e problemas podem ser impedidos ou reduzidos com uma alimentação saudável.

Da mesma forma, a nutrição envolve identificar como certas doenças e condições podem ser causadas por factores alimentares, tais como a má alimentação (desnutrição), alergias alimentares e intolerâncias alimentares.
Nutrientes são uma fonte de alimentação, componentes dos alimentos, por exemplo, proteína, carboidrato/hidrato-de-carbono, gordura, vitamina, mineral, fibra e água.

Os Macronutrientes são nutrientes de que precisamos em quantidades relativamente grandes.

Os Micronutrientes são nutrientes de que precisamos em quantidades relativamente pequenas.

Os Macronutrientes podem ser divididos em macronutrientes de energia (que proporcionam energia), e macronutrientes que não proporcionam energia.
____________________________////_____________________________________

As Enzimas
As enzimas são muitas vezes esquecidas, mas no meu entender, os componentes mais importantes quando se fala de nutrição. 
As enzimas são moléculas de proteína que funcionam como catalisadores biológicos, responsáveis pela digestão, reparação de células, e limpeza do organismo, na realidade todos os processos metabólicos. As enzimas aceleram todas as reações químicas. 
São destruidas normalmente pelo calor excessivo, acima de 45ºC, por isso a importância de uma Alimentação Viva/crua, baseada em alimentos ricos em enzimas. - (Nota - Luis Guerreiro)

____________________________////_____________________________________

Macronutrientes de energia
Os macronutrientes de energia proporcionam energia, que é medida em quilocalorias (kcal ou calorias) ou em Joules. 1 quilocalorias (calorias) = 4185.8 joules. Os macronutrientes de energia incluem:

Carboidratos/hidrato-de-carbono-4 kcal por grama

As moléculas de Carboidrato/hidrato-de-carbono incluem monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), dissacáridos e polissacáridos (amido).

Nutricionalmente, os polisacáridos são favoritos em relação aos monossacarídeos porque são mais complexos e, por isso, levam mais tempo a quebrar e serem absorvidos na corrente sanguínea; isso significa que não causam grandes picos nos níveis de açúcar no sangue, que estão ligados a doenças do coração e vascular.

Proteínas-4 kcal por grama
Existem 20 aminoácidos - compostos orgânicos encontrados na natureza que combinam para formar proteínas. Alguns aminoácidos são essenciais, o que significa que eles precisam ser consumidos. Outros aminoácidos não são essenciais porque o corpo pode fazê-los.

Gordura (lípidos)-9 kcal por grama
As gorduras são triglicéridos - três células de ácido gordo combinadas com uma proteína do glicerol de álcool. Os ácidos gordos são compostos simples (monômeros), enquanto os triglicéridos são compostos de compostos (polímeros).

As gorduras são necessárias na dieta para a saúde, uma vez que servem muitas funções, incluindo as articulações lubrificantes, ajudando os órgãos a produzir hormônios, ajudando na absorção de certas vitaminas, reduzindo a inflamação e preservação da saúde cerebral.

Macronutrientes que não proporcionam energia
Estes não proporcionam energia, mas ainda são importantes:

Fibra
A fibra consiste principalmente em hidratos de carbono. No entanto, porque não é facilmente absorvida pelo corpo, muitos dos açúcares e amidos não entram na corrente sanguínea. A fibra é uma parte crucial da nutrição, da saúde e do combustível para bactérias do intestino.

Para mais detalhes, vá para " O que é fibra? O que é fibra alimentar?"

Água
Cerca de 70% da massa não-gorda do corpo humano é a água. É vital para muitos processos no corpo humano.

Ninguém tem a certeza absoluta de quanta água o corpo humano precisa - as necessidades variam de 1-7 litros por dia para evitar a desidratação. Sabemos que os requisitos de água estão muito ligados ao tamanho do corpo, idade, temperaturas ambientais, atividade física, diferentes estados de saúde, e hábitos alimentares; por exemplo, alguém que consome muito sal vai precisar de mais água do que outra pessoa semelhante.

Diz-se que 'quanto mais água você bebe, mais saudável você é' o que não é apoiado por provas científicas. As variáveis que influenciam os requisitos de água são tão vastas que um conselho preciso sobre a ingestão de água só seja válido depois de avaliar cada pessoa individualmente.

Micronutrientes
Os Micronutrientes são necessários em quantidades mais pequenas:

Os minerais são encontrados numa gama de tipos de alimentos.
Os minerais alimentares são outros elementos químicos que os nossos corpos precisam, além de carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio.

As pessoas com uma alimentação bem equilibrada vão, na maioria dos casos, obter todos os minerais de que precisam naquilo que comem.

Os minerais são, por vezes, adicionados a certos alimentos para compensar a sua falta.

O melhor exemplo disso é o sal iodado - o iodo é adicionado para prevenir a deficiência de iodo, que afeta cerca de 2 biliões de pessoas, a nível global; causa atraso mental e problemas da glândula tiroide. A deficiência de iodo continua a ser um grave problema de saúde pública em mais de metade do planeta.

Especialistas na Universidade da Flórida dizem que 16 minerais-chave são essenciais para os processos bioquímicos humanos:

Potássio
O que faz - um electrólito sistémico (afeta o corpo inteiro), essencial na co-regular ATP (um importante transportadora de energia nas células do corpo, também chave na produção de ARN) com o sódio.

A deficiência - hipocaliemia - pode afetar profundamente o sistema nervoso e o coração.

O excesso - hipercaliemia - também pode afetar profundamente o sistema nervoso e o coração.

Cloreto
O que faz - chave para a produção de ácido do estômago, importante no transporte de células entre células, e vital para o bom funcionamento dos nervos.

Deficiência - hipocloremia - baixos níveis de sal, que, se grave, podem ser muito perigosos.

excesso - hipercloremia - geralmente sem sintomas, ligados à perda de líquido excessivo.

Sódio
O que faz - um electrólito sistémico, e essencial na regulação do ATP com o potássio. Importante para a função dos nervos e regular os níveis de fluido corporal.

A deficiência - hiponatremia - faz com que as células para; extremamente baixo o cálcio pode ser fatal.

O excesso - hipernatremia - também pode causar mau funcionamento das células, níveis extremamente altos podem ser fatal.

Cálcio
O que faz - importante para a saúde muscular, coração e digestivo. Constrói o osso, auxilia na síntese e função das células do sangue.

Deficiência - hipocalcemia - cãibras musculares, cãibras musculares, espasmos e reflexos do tendão profundo hiperativo.

Excesso de - hipercalcemia - fraqueza muscular, prisão de ventre, condução minou de impulsos elétricos no coração, pedras de cálcio no trato urinária, deficiência da função renal, e deficiente absorção de ferro, levando a deficiência de ferro.

Fósforo
O que faz - importante para a estrutura do ADN, transportador de energia (ATP), componente da membrana celular, ajuda a fortalecer os ossos.

Deficiência - hipofosfatemia, um exemplo é o raquitismo.

Excesso - hiperfosfatemia, muitas vezes resultado de insuficiência renal.

Magnésio
O que faz - processos ATP; necessário para bons ossos e gestão do movimento muscular adequado. Centenas de enzimas confiam no magnésio para funcionar correctamente.

Deficiência - hipomagnesemia - irritabilidade do sistema nervoso com espasmos das mãos e pés, contorcendo musculares e cãibras, prisão de ventre, e espasmos de laringe.

Excesso - hipermagnesemia - enjoo, vómitos, respiração deficiente, pressão arterial baixa. Muito raro, mas pode ocorrer se o paciente tiver problemas renais.

Zinco
O que faz - é necessário por muitas enzimas. Importante para o crescimento de órgãos reprodutivos. Também importante na expressão de genes e na regulação dos sistemas nervoso e imunológico.

Deficiência - baixa estatura, anemia, aumento da pigmentação da pele, fígado e baço alargado, função de reprodução deficiente, cura de feridas e deficiência imune.

Excesso - suprime a absorção de cobre e ferro.

Ferro
O que faz - necessário para proteínas e enzimas, especialmente a hemoglobina, o composto carregado de oxigénio no sangue.

Deficiência - anemia.

Excesso - desordem de sobrecarga de ferro; os depósitos de ferro podem formar-se em órgãos, particularmente no coração.

Manganês
O que faz - um cofator nas funções enzima.

Deficiência - wobbliness, desmaios, perda de audição, tendões e ligamentos fracos. Menos comummente, pode ser uma causa de diabetes.

O excesso - interfere com a absorção do ferro alimentar.

Cobre
O que faz - componente de muitas enzimas.

Deficiência - anemia ou pancitopenia (redução do número de células do sangue vermelho e branco, bem como das plaquetas) e neurodegeneração.

O excesso - pode interferir com a formação do corpo de componentes celulares do sangue; em casos graves, convulsões, paralisia e, eventualmente, morte (semelhante ao envenenamento por arsénio).

Iodo
O que faz - necessário para a biossíntese da tiroxina (um tipo de hormônio da tireoide).

Deficiência - atrasos no desenvolvimento, glândula tireoide aumentada (no pescoço), e fadiga.

O excesso - pode afetar a função da glândula tireoide.

Selenio
O que faz - cofator essencial para as enzimas antioxidantes.

Deficiência - Doença de Keshan - necrose do miocárdio (morte do tecido no coração) levando ao enfraquecimento do coração; Doença de Kashin-beck - quebra da cartilagem.

Excesso - respiração com cheiro de alho, distúrbios gastrointestinais, perda de cabelo, a de unhas, fadiga, irritabilidade e danos neurológicos.

Molibdénio
O que faz - parte vital de três importantes sistemas enzima, xantina oxidase, aldeído oxidase e sulfite oxidase. Tem um papel vital na formação de ácido úrico, no metabolismo de hidratos de carbono, e na desintoxicação de sulfite.

Deficiência - pode afetar o metabolismo e a contagem sanguínea, mas como esta deficiência ocorre muitas vezes ao mesmo tempo que outras falhas minerais, é difícil dizer qual deficiência causou qual problema de saúde.

Excesso - há muito pouco dados sobre a toxicidade.

Vitaminas
Os nossos corpos não podem sintetizar vitaminas, por isso temos de consumir.
Estes são compostos orgânicos que precisamos em pequenas quantidades.

Um composto orgânico é qualquer substância que contém carbono.

Chama-se vitamina quando os nossos corpos não conseguem sintetizar (produzir) o suficiente ou nada disso, por isso precisamos de a tirar da nossa comida.

As vitaminas são classificadas como solúveis em água (podem ser dissolvido em água) ou solúveis em gordura (podem ser dissolvido em gordura). Para os seres humanos, existem quatro vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K) e nove vitaminas solúveis em água (oito vitaminas B e vitamina C).

As vitaminas solúveis em água têm de ser consumidos com mais regularidade, porque são eliminados mais rapidamente (na urina) e não são facilmente armazenadas.

As vitaminas solúveis em gorduras são absorvida através dos intestino com a ajuda de gorduras (lípidos). Eles são mais propensos a acumular-se no corpo porque são mais difíceis de se livrar rapidamente. Se se construir muitas vitaminas, chama-se hipervitaminose. Uma dieta muito baixa de gordura pode afetar a absorção de vitaminas solúveis em gordura.

Sabemos que a maioria das vitaminas tem muitas funções diferentes. Abaixo está uma lista de vitaminas, e alguns dos seus papéis. Note que, na maioria das vezes, os sintomas de sobredosagem de vitamina estão relacionados com a suplementação ou a deficiência do metabolismo ou da excreção, não a ingestão de

Vitamina A
Nomes químicos - retinol, retinóides e carotenóides.
Solubilidade - Gordura.

Deficiência- cegueira noturna.
Sobredosagem - Keratomalacia (degeneração da córnea).

Vitamina B1
Nome químico - tiamina.
Solubilidade - água.

Deficiência - beriberi, síndrome de wernicke-Korsakoff.

Sobredosagem - reações de hipersensibilidade raras que se assemelha a choque anafiláctico quando uma sobredosagem é devido a injeção.

Vitamin B2
Nome químico - riboflavina.
Solubilidade - água.

Deficiência - ariboflavinosis (lesões na boca, seborreia e vascularização da córnea).
Sobredosagem - sem complicações conhecidas. O excesso é excretado na urina.

Vitamina B3
Nome químico - niacina.
Solubilidade - água.

Deficiência - pelagra.
Sobredosagem - danos no fígado, problemas de pele, e reclamações gastrointestinais, além de outros problemas.

Vitamina B5
Nome químico - ácido pantotênico.

Solubilidade - água.

Deficiência - parestesia (formigueiro, picar, ou dormência da pele sem efeito físico aparente de longo prazo).
Sobredosagem - nenhuma relatado.

Vitamina B6
Nomes químicos - piridoxamina, piridoxal.
Solubilidade - água.

Deficiência - anemia, neuropatia periférico.
Sobredosagem - dano nos nervos, a propriocepção é deficiente (a capacidade de sentir onde partes do corpo estão no espaço).

Vitamina B7
Nome químico - biotina.
Solubilidade - água.

Deficiência - dermatite, enterite.
Doença - nenhuma relatada.

Vitamina B9
Nome químico - ácido folínico.
Solubilidade - água.

Deficiência - defeitos de nascimento.
Sobredosagem - aumento do risco de crises.

Vitamina B12
Nomes químicos - cianocobalamina, hydroxycobalamin, metilcobalamina.
Solubilidade - água.

Deficiência - anemia megaloblástica (um defeito na produção hemoglobina).
Doença  - nenhuma relatada.

Vitamina C
Nome químico - ácido ascórbico.
Solubilidade - água.

Deficiência - escorbuto, o que pode levar a um grande número de complicações.
Sobredosagem - vitamina C Megadose - diarreia, enjoo, irritação da pele, queima após a micção, esgotamento de cobre no organismo e maior risco de pedras nos rins.

Vitamina D
Nomes químicos - ergocalciferol, colecalciferol.
Solubilidade - Gordura.

Deficiência - raquitismo, osteomalacia (suavizando do osso), estudos recentes indicam maior risco de alguns cancros, distúrbios auto-imunes e doenças crónicas

Ssobredosagem - hipervitaminose D (dor de cabeça, fraqueza, digestão, aumento da pressão arterial, e calcificação do tecido).

Vitamina E
Nome químico - tocotrienóis.
Solubilidade - Gordura.

Deficiência - muito rara, pode incluir anemia hemolítica em bebes recém-nascidos.
Doença de grave - desidratação, vómitos, irritabilidade, prisão de ventre, aumento de cálcio em excesso.

Vitamina K

Nomes químicos - filoquinona, menaquinona.
Solubilidade - Gordura.

Deficiência - maior tendência para sangrar e hematoma.
Sobredosagem - pode prejudicar os efeitos da varfarina.

A maioria dos alimentos contém uma combinação de algumas ou todas as sete classes de nutrientes. Precisamos de alguns nutrientes regularmente, e outros com menos frequência.

Nutrição /Dieta /Biologia / Bioquímica

Tradução e adaptação Luis Guerreiro


Baseado no artigo "What is nutrition, and why does it matter?"

Fontes:


x

Comentários

Postagens mais visitadas