A REVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS


Greta Thunberg addresses Davos economic summit
Greta Thunberg addresses Davos economic summit
Posted by The Independent on Tuesday, January 21, 2020
Aqui está o discurso de Greta Thunberg em Davos 2020:

 Há um ano atrás eu vim a Davos e disse-vos que a nossa casa está em chamas. Eu disse que queria que vocês entrassem em pânico. Fui avisada que dizer às pessoas para entrar em pânico sobre a crise climática é uma coisa muito perigosa. Mas não se preocupe. Está tudo bem. Confia em mim, já fiz isto antes e garanto-te que não leva a nada.
E, para o registo, quando nós crianças te dizemos para entrar em pânico não te estamos a dizer para continuar como antes. Não te estamos a dizer para contar com tecnologias que nem existem hoje em quantidade e que a ciência diz que talvez nunca vão existir. Não te estamos a dizer para continuar a falar sobre alcançar " emissões zero líquidas " ou " neutralidade de carbono " ao enganar e brincar com os números. Não te estamos a dizer para "compensar as tuas emissões" apenas pagando a outra pessoa para plantar árvores em lugares como a África, enquanto ao mesmo tempo florestas como a Amazônia estão a ser abatidos a uma taxa infinitamente mais alta.
 Plantar árvores é bom, claro, mas não está nem perto o suficiente do que precisa ser feito, e não pode substituir a verdadeira mitigação ou retrodecimento da natureza. Vamos ser claros. Não precisamos de uma " economia de baixo carbono." Não precisamos de " reduzir as emissões." As nossas emissões têm de parar.
E, até termos as tecnologias que em escala podem colocar as nossas emissões mais baixas, então temos de esquecer o zero "net". Precisamos de um verdadeiro zero. Porque as metas de emissão de zero líquidos distantes não significam absolutamente nada se continuarmos a ignorar o orçamento do dióxido de carbono - que se aplica hoje, não em datas futuras. Se as altas emissões continuarem como agora mesmo por alguns anos, esse orçamento restante será totalmente utilizado.
 O fato os EUA saíram do acordo de Paris parece ter criado indignação e preocupar-nos a todos, e deve. Mas o facto de que todos estamos prestes a falhar os compromissos que assinaram no Acordo de Paris não parece perturbar as pessoas no poder.
 Qualquer plano ou política que não inclui cortes de emissões radicais na fonte a partir de hoje é completamente insuficiente para cumprir os compromissos de 1.5 graus ou bem abaixo dos 2 graus do Acordo de Paris. E mais uma vez, isto não se trata de direita ou esquerda. Não nos podíamos importar menos com a sua política de partido. De uma perspectiva de sustentabilidade, a direita, a esquerda, bem como o centro, todos falharam. A ideologia política ou a estrutura económica tem sido capaz de enfrentar a emergência climática e ambiental e criar um mundo coeso e sustentável. Porque, caso você ainda não tenha notado, que o mundo está actualmente em chamas. Vocês dizem que as crianças não devem se preocupar.
Vocês dizem: " Apenas deixa isso para nós. Nós vamos consertar isso, prometemos que não te vamos deixar mal." E depois, nada. Silêncio. Ou algo pior do que o silêncio. Palavras e promessas vazias que dão a impressão de que estão a ser tomadas medidas suficientes. Todas as soluções não estão, obviamente, disponíveis dentro das sociedades de hoje. Também não temos tempo para esperar que novas soluções tecnológicas estejam disponíveis para começar a reduzir drasticamente as nossas emissões. Então, claro que a transição não vai ser fácil. Vai ser difícil. E a menos que comecemos a enfrentar isto agora juntos, com todas as cartas na mesa, não vamos conseguir resolver isto a tempo.

Nos dias que vão até ao 50º aniversário do Fórum Económico Mundial, juntei-me a um grupo de activistas do clima que estão a exigir que vocês, os líderes de negócios e políticos mais influentes do mundo, comecem a tomar as medidas necessárias. Pedimos que, no Fórum Económico Mundial deste ano, participantes de todas as empresas, bancos, instituições e governos: Parem imediatamente todos os investimentos na exploração e extracção de combustíveis fósseis.
Acabem imediatamente com todos os subsídios de combustíveis fósseis. E de imediato e completamente deixem de utilizar os combustíveis fósseis. Não queremos que estas coisas sejam feitas até 2050, 2030 ou até 2021. Queremos isto feito agora. Pode parecer que estamos a pedir muito. E, claro, vão dizer que sou ingénua. Mas esta é apenas a quantidade mínima de esforço que é necessária para iniciar a rápida transição sustentável. Então ou você faz isso ou vai ter que explicar aos seus filhos por que você está desistir do alvo de 1.5 graus. Desistindo sem sequer tentar. Bem, estou aqui para te dizer que ao contrário de ti, a minha geração não vai desistir sem uma luta.
Os fatos são claros, mas eles ainda são muito desconfortáveis para você os abordar. Você só deixa isso acontecer porque acha que é muito deprimente e as pessoas vão desistir. Mas as pessoas não vão desistir. Vocês são os que estão a desistir. Na semana passada encontrei-me com mineiros de carvão na Polónia que perderam o emprego porque a sua mina estava fechada. E mesmo eles não tinham desistido. Pelo contrário, eles parecem entender o fato de que precisamos mudar mais do que vocês. Eu me pergunto, o que vai dizer aos seus filhos sobre o que foi a razão para falhar e deixá-los enfrentar o caos climática que você conscientemente trouxe para eles? ue parecia tão mau para a economia que decidimos renunciar à ideia de garantir as futuras condições de vida sem sequer tentar?

A nossa casa ainda está em chamas. A sua passividade está a alimentar as chamas ao minuto. Ainda estamos a dizer-te para entrar em pânico, e para agir se amas os teus filhos acima de tudo o resto.

Comentários

Postagens mais visitadas