Fruta Fresca

Qual a fruta (não) proibida?

Fruta Fresca

Frescura e durabilidade são as palavras-chave para uma boa compra.
• Ao escolher uma qualidade de fruta não o faça apenas porque é mais barata. Regra geral, não é recomendável comprar frutas rapidamente perecíveis só porque têm um preço mais baixo. A menos que este preço resulte da excessiva abundância de fruta numa época, a chamada economia pode converter-se numa decisão pouco acertada ao comprar.

• Compre fruta de preferencia orgânica/biológica ou de produtores locais que possa confiar.

• Compre só a quantidade de que necessita. Nunca compre mais do que pode refrigerar devidamente e consumir para evitar desperdícios, não interessando se o produto é mais barato em grandes quantidades.

• Procure sinais de deterioração. Mesmo com os mais modernos métodos de manuseamento, a qualidade do produto pode deteriorar-se rapidamente durante a sua permanência nos estabelecimentos de venda de alimentos. Por vezes, a fruta de qualidade inferior compra-se mais barata, mas a quantidade de fruta que perde não compensa o baixo preço.

• Compre fruta da época. Em geral a qualidade é melhor e os preços são mais razoáveis. Os produtos fora da época tendem a ser mais caros o que não significa melhor qualidade.

• Quando tiver que manusear a fruta para determinar, pelo tacto, a sua qualidade, seja cuidadoso e não a magoe, caso contrário pode danificá-la ou mesmo inutilizá-la.
No final, é o consumidor quem paga por esta falta de cuidado.

Fruta congelada?
Entre os factores que deve ter em conta ao comprar frutas congeladas estão o seu valor nutritivo, a comestibilidade, a qualidade, a conveniência do uso, as diferentes maneiras de as utilizar e a informação que figure nos rótulos.

Valor nutritivo

Embora seja de preferir o consumo de fruta e sumos frescos, pode-se por vezes recorrer aos produtos congelados.

Os sumos e as frutas congeladas também contêm vitaminas e minerais, poucas quantidades de gorduras e sódio e são um bom fornecedor de fibras. As frutas congeladas no seu próprio sumo/suco contêm menos calorias do que os produtos embalados em calda ou com edulcorantes. Só os sumos provenientes da fruta na sua totalidade devem contar como porções de fruta na sua alimentação.

Comestibilidade

As frutas congeladas devem estar sólidas, caso contrário podem ter perdido qualidade. Evite comprar frutas congeladas em pacotes manchados, ou com vestígios de gelo no seu interior, o que geralmente indica que já descongelaram durante a comercialização. Para garantir a qualidade das frutas congeladas, deixe a sua aquisição para o final das suas compras, transporte-as num saco térmico e guarde-as imediatamente no congelador ao chegar a casa.

Fonte: Médicos de Portugal
Adaptado por Luis Guerreiro

Comentários

Postagens mais visitadas