A SucoTerapia

Por: Conceição Trucom - Cientista e Engenheira Bioquimica

A Alimentação Desintoxicante faz uso da sabedoria e cumplicidade dos alimentos vivos, que são os vegetais frescos e crus, transformados em sucos desintoxicantes.

O suco é a melhor opção para quem reclama da falta de tempo ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras. Afinal, o que é mais fácil? Ingerir 2-3 cenouras raladas mais folhas de couve picada, ou beber um copo deste suco?

A sucoterapia usa somente alimentos crus, condição de importância máxima para que os seus elementos nutritivos exerçam ação, tanto organizadora como reparadora. Aqui, os ingredientes permitidos são as verduras, raízes, legumes, brotos e frutas, alimentos que dispõem dos mais poderosos elementos reguladores, contando ainda com a suplementação de outros componentes considerados hoje em dia como medicamentos que são: os aminoácidos, carotenóides, bioflavonóides, ATP, RNA, DNA, fito-químicos, fito-hormônios, fibras e principalmente a clorofila. São os chamados alimentos que curam - os nutracêuticos - porque nutrem e são plenos de substâncias que criam e ativam a vida.

As vantagens de se ingerir estes alimentos crus devem-se às maiores quantidades de todos os elementos descritos acima que, geralmente, são perdidos ou destruídos com o cozimento.
Os hábitos alimentares da vida moderna dificilmente são adequados quanto ao consumo destes alimentos, menos ainda crus. São raras as pessoas que consomem verduras, legumes e frutas crus na quantidade diária recomendada, que é de 50% mínimo e 75% ideal. Ou seja, o ideal é que a alimentação humana esteja baseada num consumo diário de refeições com 75% de alimentos de origem vegetal, crus e frescos.

Erradamente, as pessoas tentam compensar esta carência com suplementos vitamínicos sintéticos. Pensam que podem comprar a saúde com artifícios e pílulas, enquanto perpetuam os maus hábitos alimentares. Mas nada se compara aos alimentos vivos. Além da energia da terra, sol, água e ar, existe uma cumplicidade entre os seus inúmeros componentes. São alimentos vivos, projetados pela natureza para fornecer nutrição altamente qualificada, portanto com propósitos claros de gerar saúde, harmonia e perpetuação da vida.
Nas pílulas falta-lhes esta “alguma coisa” que os cientistas não conseguem sintetizar.
Os sucos são uma ótima opção para as pessoas que não conseguem consumir, um mínimo de 4 frutas e 4 porções de verduras por dia, como se recomenda. Em apenas um copo de suco podem ser reunidos vários tipos de frutas, legumes e até verduras, fornecendo esta grande variedade de nutracêuticos. Portanto, o suco é um recurso fácil e rápido de aumentar o consumo desses nutrientes que ajudam o organismo a prevenir e até a tratar vários tipos de doenças.

Já existem inúmeros livros e pesquisas que relatam curas fantásticas a partir da prática habitual da sucoterapia. São cânceres, problemas cardiovasculares, alergias incuráveis e até problemas mentais debelados por esta reengenharia alimentar.
Ela não deve ser encarada como uma dieta, pois seria algo para ser usado por um tempo. Trata-se de uma nova dinâmica de vida, ou seja, ingerir os sucos desintoxicantes passa a ser um hábito diário. Estar pleno de energia diariamente deve ser a condição normal do ser humano.

A minha recomendação é a de tomar pelo menos um copo de suco em jejum por dia, o qual chamo de “banho interno diário”. Porém, para fortalecer o sistema imunológico e fornecer uma boa suplementação de nutrientes em casos de tratamentos de cura e transformações, podem ser indicados mais dois copos, tomados nos intervalos da manhã e da tarde.
Ingerir o suco em jejum logo pela manhã, ajuda a despertar os órgãos excretores e aumentar a disposição. O consumo destes sucos frescos logo na primeira refeição matinal é um passo importantíssimo para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo. O suco no desjejum é o momento mais adequado, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus excretos.

Não há estudos que comprovem algum efeito adverso provocado pelo alto consumo de sucos naturais. Mas, como em tudo na vida, o bom senso é primordial.
Na Alimentação Desintoxicante todas as receitas são preparadas na forma líquida, começando pelos sucos desintoxicantes. Então surge a pergunta: Eu até gosto de ingerir e mastigar alimentos crus... por que na forma líquida, por que suco?

Para evitar excesso de trabalho digestivo do alimento inadequadamente mastigado. Para que a nutrição tenha acesso imediato ao sangue e cumpra a sua função desintoxicante sem perda de tempo ou energias. A água é um inigualável agente de transporte, comunicação e lavagem.
Um alerta: A menos que você esteja realizando o programa de Jejum Intensivo ou o Jejum de 4 dias, proposto pelo livro Alimentação Desintoxicante (Capítulo VIII página 88), nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares.
O suco fresco, é sem dúvida, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca suas propriedades nutricionais. Ao liquefazermos os “alimentos vivos”, todas as suas propriedades estão ativas, desde que ingeridas imediatamente.

A sucoterapia não admite o uso de açúcar (principalmente o branco) ou adoçantes. A presença de alimentos biocídicos nos sucos desintoxicantes é terminantemente proibida. Afinal, seria um contra-senso, já que o açúcar e os adoçantes são alimentos intoxicantes.

Os sucos industrializados não possuem propriedades terapêuticas. São super adoçados – com açúcar ou adoçantes - e são submetidos a processos físicos como pasteurização, filtragem e aditivações, que desativam seu original poder de nutrição e cura. Ou seja, custam caro, mas não trazem qualquer benefício para a saúde.

Alerta: Os sucos de clorofila industrializados, especificamente os congelados, não têm efeito terapêutico. O correto é preparar o suco verde e ingeri-lo imediatamente após o seu preparo. O tempo de preparo causa oxidações (envelhecimento e perda de atividade), e o processo de congelamento mata e desativa a vida.

Sucos Desintoxicantes II
:: Conceição Trucom ::

Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.

Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo, é fazer uso de sucos frescos no seu cardápio matinal. Eles têm baixas calorias, previnem doenças e facilitam o trânsito intestinal.

Sucos não são remédios. São alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável.

ALERTA
Nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus dejetos. Outro momento adequado seria num intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Os benefícios dos sucos são numerosos, porque a absorção dos nutrientes é mais rápida e intensa. Vejamos alguns deles:

- Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue.
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.
- Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez.
- Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados.
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

O suco fresco, contendo frutas e hortaliças, é sem dúvidas, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca seus efeitos nutricionais.

ESTES SUCOS SÃO IMPORTANTES
- De frutas cítricas - Fonte de vitamina C, que retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.
- De cenoura com aipo - Um bom revigorante.
- De folhas verdes - Ricos em clorofila trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energisa, limpa o sangue e combate a prisão de ventre.Misture sempre com o limão para proporcionar a perfeita fixação do ferro.
- De alimentos com betacaroteno - Ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, agrião, espinafre, beterraba, brócolis ...

IMPORTANTE
Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas.

Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga. Para quem consegue, o ideal é usá-lo sem coar, porque a presença de fibras é máxima e não existem perdas. Em ambos os casos, coado ou não, o ideal é ingerir o suco mastigando-o, ou seja, saboreando-o em pequenos goles.

Tente colocar o mínimo de água possível nas receitas, para evitar a diluição dos nutrientes.

O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Caso impossível, usar frutas secas (1/2 colher de sobremesa) como uva passa (ou ameixa preta picada) ou dose muito discreta de um adoçante natural (estevita). Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.

ESTES SÃO INFALÍVEIS
Imunidade- 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Calmante - 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Digestivo - 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

Mousse laxante - 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.

Engana fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.

ESPECIAL Energético, dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave - 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Este texto faz parte do livro Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom – Editora Alaúde.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.



Mais sobre Conceição Trucom

Graduada como Bacharel em Química pela UFRJ em 1977, trabalhou por 24 anos com atividades de pesquisa e desenvolvimento, em projetos de ciência aplicada na química orgânica, inorgânica e bioquímica. Como empresária e consultora por 14 anos (1986 a 1999), atividade muito estressante e desafiadora, iniciou a sua busca, cada vez mais determinada, por ensinamentos e práticas que lhe proporcionassem mais paz, serenidade e equilíbrio internos. Cientista e estudiosa por natureza, desde a década de 90 participa de cursos, vivências e formação em dinâmicas de alimentação, desde as mais milenares até as mais modernas, como também técnicas de meditação e os estudos da mente. A integração desta diversificada formação, tornou possível o seu trabalho com a divulgação de propostas alimentares, sempre pautadas no foco de esclarecer e informar para provocar uma alimentação cada vez mais consciente, e importante, adaptada às reais condições de vida da sociedade moderna.
Em síntese, seu trabalho está fortemente voltado para a importância do esclarecimento, porque ao levar a todos o conhecimento, cada pessoa poderá desenvolver a autonomia e encontrar a sua própria forma de alimentar-se, saindo de modelos e dietas pré-estabelecidas, de receitas ou tabelas prontas, de regras impraticáveis, muitas vezes incompatíveis com a saúde ou as diferentes dinâmicas de vida. Nunca planejou ser escritora, mas ao proferir tantas palestras, escrever tantos textos e entrevistas, os livros foram surgindo: Alimentação Desintoxicante – Para ativar o sistema imunológico, O Poder de cura do limão e Soja - Nutrição & Saúde - todos pela Editora Alaúde.



mctrucom@docelimao.com.br
São Paulo (SP)
3289.2962

Comentários

Postagens mais visitadas