Privação de sono inibe produção de neurónios em ratinhos


Estudo publicado na revista “PNAS”


Experiências em ratinhos indicam que a falta de sono afecta o hipocampo e pode levar o cérebro a parar de produzir novas células: os neurónios. O estudo foi efectuado por uma equipa da Universidade de Princeton, nos EUA, e publicado na revista “PNAS”.

No teste foram feitos exames comparativos entre roedores impedidos de dormir durante 72 horas a outros, que repousaram, e constatou-se que o primeiro grupo apresentava níveis mais elevados de um glucocorticóide, a corticosterona (uma das comummente denominadas hormonas do stress).

Nos ratinhos privados de sono também foi verificada uma diminuição na produção de neurónios, na região do hipocampo. Quando os níveis de corticosterona foram mantidos em níveis constantes, a redução não ocorreu.

O padrão de sono foi reparado ao longo de uma semana, mas os níveis de produção das células nervosas só foram restabelecidos passadas duas semanas e aparentemente o cérebro fazia um esforço para compensar essa escassez, adianta o estudo.

No artigo publicado na revista especializada “Proceedings of the National Academy of Science”, os investigadores, liderados por Elizabeth Gould, disseram que, embora o papel da produção de neurónios em adultos continue desconhecido, a inibição da produção pode explicar algumas deficiências de aprendizagem associadas à privação prolongada de sono.

O especialista em perturbações do sono da Norfolk and Norwich University Hospital, na Grã-Bretanha, Neil Stanley, disse à BBC que as conclusões do estudo não podem ser aplicadas directamente em seres humanos, dado que as pessoas só ficam sem dormir durante 72 horas em circunstâncias extremas. No entanto, Stanley considerou a pesquisa "interessante" e gostaria de verificar se a privação de sono por um período mais curto, ao invés de falta total de sono, tem as mesmas consequências.

MNI-Médicos Na Internet
3 de Abril de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas