Estudo esclarece como uma dieta rica em gorduras causa Diabetes Mellitus tipo II

Estudo publicado na “Cell”

Um estudo publicado na revista científica “Cell” esclarece as razões pelas quais uma dieta rica em gorduras pode aumentar o risco de desenvolver Diabete tipo II.

Uma equipa da University of California, em San Diego, EUA, descobriu que uma alimentação rica em gorduras acaba por conduz a um bloqueio na produção de uma enzima essencial para a produção da hormona insulina.

Os cientistas descobriram que a produção de insulina pode ser alterada com a inactivação de um único gene, que controla a produção de uma enzima denominada GnT-4a.

O estudo sugere que as pessoas com predisposição hereditária para Diabetes tipo 2 possam ter alterações no gene que codifica a enzima GnT-4a.
O estudo realizado em ratinhos revelou que quando uma célula beta não produz níveis suficientes de GnT-4a, é incapaz de absorver correctamente a glicose através da sua membrana externa.

Desta forma, perde a sensibilidade para o aumento dos níveis de açúcar e não consegue produzir insulina como resposta. "Se conseguirmos estimular a produção desta enzima de alguma forma, talvez seremos capazes de tornar animais, e talvez humanos, resistentes à Diabetes estimulada por dietas ricas em gordura", afirmou Jamey Marth, um dos investigadores da equipa.

MNI-Médicos Na Internet
11 de Abril de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas