Alfafa

Alfafa


Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Género: Medicago
Espécie: M. sativa
Nomenclatura binomial Medicago sativa


A alfafa (Medicago sativa) é uma leguminosa perene (renovada constantemente pela natureza), pertencente à família Fabaceae e subfamília Faboideae. Originalmente encontrada na Ásia Menor e no Cáucaso. Apresentando uma grande variedade de ecotipos (sub tipos adaptados ao clima da região). Em Portugal é também chamada de Luzerna.

Foi a primeira espécie forrageira a ser domesticada, devido a sua boa adaptabilidade aos mais diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em quase todas as regiões agrícolas do mundo, devido ao seu elevado valor nutritivo e por produzir forragem tenra e de boa palatabilidade. Tendo cerca de duas a quatro vezes mais proteína bruta do que o trevo-branco (Trifolium repens) e a silagem de milho (Zea mays), alem de ser mais barata.

É usada como alimento humano, seu brotos, devido ao seu alto teor proteínico e por ser um alimento de baixa caloria e de agradável sabor. Pode ser usada na forma de saladas, sopas ou usada em sucos ou cremes crus.

Teor nutritivo

Por ser muito nutritiva e apresentar importantes qualidades como forrageira, possuir em sua composição básica os seguintes valores por produto;( valores básicos em percentual relativo)

Esses níveis são muito superiores aos de outras fontes de alimentos.

Uso humano

Por ser rica em proteínas é um bom fortificante, contra o raquitismo. Contém várias vitaminas entre elas as vitaminas A1, B2 e C, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

É eficaz no tratamento de anemias, ausência de ferro, auxilia a circulação sangüínea protegendo-a de hemorragias. O seu chá tomado em jejum recalcifica os ossos e combate o raquitismo, calmante, combate o excesso de uréia, é recomendada na alimentação como salada, para combater escorbuto, falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo e artrite.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre adaptação de Luis Guerreiro/Comida Viva

Comentários

Postagens mais visitadas