Suco/sumo e Dicas para TPM

 Adaptação de Luis Guerreiro


 Elaborei esse suco/sumo  para auxiliar as mulheres (e seus maridos) que sofrem com TPM. Espero poder ajudar as mulheres e que esse suco sirva de consulta  para médicos e nutricionistas no alívio das queixas de tpm de suas pacientes, como inchaço, nervosismo e outros sintomas comuns da TPM.

 Suco/Sumo Para TPM



Ingredientes 


- 3 folhas de agrião  (diurético)
- 1/4 de beterraba (rica em magnésio, regula a serotonina) 
- 1 fatia de abacaxi  (estimula a digestão, diurético)
- 1 maçã  pequena com casca  (Vitamina B6 e folato, que regula a serotonina)
- 1 colher de chá rasa de levedo de cerveja  (tem vitamina B6, para o nervosismo)
- 200 ml de água




Bata tudo no liquidificador. Beba o suco para tpm 2 vezes ao dia, 7 dias antes da menstruação, durante a TPM.


Notas


tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .



Quais são as causas da TPM?

A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afectar os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando outros sintomas.

 COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA TPM?

  • Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates comerciais, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
  • Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
  • Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor. O sésamo/gergelim é uma fonte excelente.
  • Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
  • Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor. Podem ser germinados.
  • Alguns acreditam que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso destas vitaminas. Tente obter através de alimentos em vez de vitaminas sintéticas.
  • Acupuntura. Tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do "stress" e das cólicas menstruais.
  • Ioga, meditação. Ajudam na redução do stress, diminuindo ansiedade e depressão



Fontes: 
http://www.saudecomciencia.com/2010/04/suco-para-tpm.html - Dra. Renata Fraia -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tensão_pré-menstrual
http://www.saudedicas.com/2007/08/dicas-de-saude-sintomas-da-tpm-como.html

Comentários

Postagens mais visitadas