Ramas da cenoura são mais nutritivas que a cenoura - notas sobre Fitoquímicos


Adaptação de Luís Guerreiro
Aquilo a maioria das pessoas joga fora para o lixo antes mesmo de sair da feira ou no máximo ao chegar em casa poderia ser tão nutritivo. As ramas de cenoura (ou folhas de cenoura) são mais nutritivas do que a própria cenoura, revela um estudo recente.
A conclusão é da farmacêutica pesquisadora Rosemary Gualberto Pereira da Universidade Federal Lavras, em Minas Gerais. Em suas palavras: "Estão jogando ferro, fibras e proteínas no lixo", resume-se a proporção do desperdício.

E não é só isso: As ramas de cenoura ainda são ricas em cálcio, magnésio, zinco e betacaroteno. A pesquisadora ainda revela:
“As cenouras hoje, praticamente, não necessitam do uso de agrotóxicos. Então, as ramas são quase que orgânicas. É mais uma vantagem para utilizar a rama da cenoura”.

Ramas de cenoura são mais nutritivas que a cenoura, conclui estudo

Didacticamente numa lista, as ramas de cenoura contêm:
  • cálcio,
  • magnésio,
  • zinco,
  • ferro,
  • betacaroteno,
  • fibras
  • vitamina K
  • clorofila

FARINHA DE RAMAS DE CENOURA. Como fazer em casa

A equipe de pesquisadoras desenvolveu a farinha de ramas de cenoura, que concentra alto valor nutritivo. Após secar e moer - elas dizem que dá até para fazer em casa - e o Saúde com Ciência vai dizer como proceder a secagem: Separe várias ramas de cenoura lavadas, higienizadas e secas (
aqueles secadores de verduras que a gente gira até sair a maior parte da água são eficientíssimos) e coloque entre duas folhas de papelão também limpas. Leve ao forno baixo com a tampa semiaberta (utilize o cabo de uma colher grande de inox para que o forno não se feche totalmente) e deixe por 20 minutos. Tire do forno e veja se as ramas já estão secas. Caso contrário, deixe mais um pouco no forno.

Quando estiverem completamente secas, mas não queimadas, coloque-as num processador e bata pulsando ou em velocidade fraca. Você terá a sua farinha de ramas de cenoura que poderá ser adicionada a batidos, molhos, cremes, bolos, pão, sopas, no feijão e até mesmo no arroz. É excelente para as crianças, que nem saberão que estão comendo algo tão nutritivo.


Notas
As ramas de cenoura, beterraba e nabos têm um valor nutricional surpreendentemente mais alto do que as raízes. A vitamina A  por exemplo é 192 vezes maior nas ramas do que a raiz de beterraba e o cálcio é de 7 vezes maior. Em nabos a vitamina K é 2100 vezes maior do que nas raízes.
Tome cuidado no entanto, especialmente se você tiver sensibilidade da pele, aparentemente há alguma evidência de que as pessoas possam ter uma irritação na pele ao comer rama de cenouras fresca...o processo de desidratação poderá ajudar aqui. Comece com pequenas quantidades...
Fitoquímicos
Fitoquímicos, que são encontrados em vegetais, frutas e nozes, podem reduzir o risco de câncer, derrames, atrasam o processo de envelhecimento, o equilíbrio do metabolismo hormonal, e tem propriedades antivirais e antibacterianas. O fitoquímico é um composto natural bioativo encontrado em alimentos de origem vegetal, que trabalha com nutrientes e fibras alimentares para proteger contra as doenças. A pesquisa sugere que os fitoquímicos, trabalhando em conjunto com os nutrientes encontrados em frutas, legumes e nozes, podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de muitas doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas, derrame, hipertensão arterial, cataratas, osteoporose, e infecções do trato urinário. Eles podem ter mecanismos complementares e sobreposição de ação no organismo, incluindo efeitos antioxidantes, modulação de enzimas de desintoxicação, a estimulação do sistema imunológico, modulação do metabolismo hormonal e efeito antibacteriano e antiviral.
"Phyto" é uma palavra grega que significa planta e fitoquímicos são geralmente relacionadas com pigmentos vegetais. Então, frutas e legumes que tem cores vivas - amarelo, laranja, vermelho, verde, azul e roxo - geralmente contêm mais fitoquímicos e mais nutrientes.
Você pode beneficiar de todos os fitoquímicos e nutrientes encontrados nos alimentos vegetais se comer 75-80% da sua alimentação baseada em frutas, vegetais e nozes crus.
Mais de 900 diferentes tipos de fitoquímicos têm sido encontrados em alimentos de origem vegetal e muito mais será descoberto. Estes compostos protetores são uma área emergente da nutrição e saúde. A pesquisa atual sugere que a maioria das frutas e vegetais contêm fitoquímicos e que muitas frutas e verduras contêm uma grande variedade de fitoquímicos.

Alguns dos mais importantes fitoquímicos encontrados em suco/sumo fresco são carotenóides, incluindo beta-caroteno e licopeno, e os flavonóides. Muitas pessoas sabem que o suco/sumo de cenoura é uma excelente fonte de beta-caroteno, um carotenóide útil no combate ao câncer, diabetes e problemas pulmonares. Mas beta-caroteno também pode ser encontrado em grandes quantidades na manga, espinafre, e na grama de trigo. Licopeno, conhecido por aumentar a resistência ao câncer da próstata e doenças cardíacas,
é encontrado em abundância no tomate e suco de toranja vermelha.
Flavonóides atuam como antioxidantes, que são extremamente importantes na inativação de radicais livres. Um flavanóide, tangeritina, é encontrada no suco de frutas cítricas e é conhecido por proteger contra cânceres de cabeça e pescoço. Quercetinas são outros flavonóides que atenuam as doenças dos fumadores. Estes flavonóides são encontrados em suco/sumo de cereja, suco/sumo de uva, e no sumo de verduras frescas.

A chave para tomar o maior número de fitoquímicos é usar uma maior variedade de plantas que contêm estas substâncias. Uma dieta que é rica e variada em vegetais e frutas proporciona a melhor chance para uma saúde excelente. Lembre-se, 5-9 porções de produtos frescos é recomendada a cada dia...pelo menos...

Um artigo cientifico interessante

Câncer e Inibidores da SAP/MAPK( JNK/MAPK, ERK/MAPK,p38/MAPK): Resveratrol,tangeritina e ligustilide 
                     abril/2008
            José de Felippe Junior 

“Na arte de curar, deixar de aprender é omitir socorro, e retardar tratamentos esperando maiores evidências científicas é ser cientista e não médico”
                                                                      JFJ                  

“A  MEDICINA  e as  DOENÇAS  ainda não fizeram as pazes. É porque a MEDICINA ainda é muito jovem”
                                                                       JFJ

            “Onde existe amor, há vida”
                                   Ghandi 

            O estudo da via de sinalização SAP/MAPK (stress-activated protein / mitogen-activated protein kinase) na proliferação, diferenciação e morte celular programada das células normais nos permite compreender melhor vários tipos de doenças :
1-  doenças inflamatórias (artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal),
2-  alergias, 
3-  doenças cardiovasculares (aterosclerose, lesão miocardica, hipertensão arterial),
4-  doenças pulmonares (asma, fibrose pulmonar, doença obstrutiva crônica),  
5-  doenças neurodegenerativas (Doença de Parkinson , Mal de Alzheimer) ,
6-  diabetes,
7- osteoporose
8-  perda óssea periodontal e
9-  câncer. 
            A ativação da via SAP/MAPK está envolvida tanto na patogênese como na progressão das doenças acima e provavelmente de muitas outras. A inibição desta via é estratégia terapêutica para as doenças que acabamos de elencar e a boa notícia é que dispomos de várias substancias naturais capazes de inibir de modo eficaz a via MAPK.
O organismo é um conjunto de células e é a compreensão destas células que norteia os médicos, que raciocinam com seus próprios neurônios, na direção das estratégias que tratam os pacientes na sua verdadeira intimidade bioquímica e fisiológica e não com drogas apenas sintomáticas. 
Os nossos genes são antigos e estão acostumados com as substâncias naturais que evoluíram junto com eles no Planeta. As substâncias sintetizadas pela Indústria são estranhas aos nossos genes e portanto com grande probabilidade de provocar efeitos colaterais. Nada contra usá-las, porém com cautela, por curto período de tempo e rígido controle.   
O mais empolgante é que mais uma vez na historia da Medicina foram descobertas substâncias que a natureza “sintetizou” no últimos milhares de anos e que beneficiam os seres humanos. Propiciam a continuidade da raça no Planeta. Nos protege de doenças debilitantes e freqüentes. Sem as substâncias provenientes da terra não estaríamos na Terra respirando e admirando este belo mundo em que vivemos. 
Vamos descrever  3 substâncias naturais com a propriedade de inibir a via SAP / MAPK : resveratrol (vinho tinto), tangeritina (casca das frutas cítricas) e ligustilide (Angelica sinensis – China: Dong quai ou Danggui) , que vão abrir imensa avenida para tratamentos mais racionais. Certamente existem muitos outros elementos naturais com as mesmas propriedades.

Fatores que ativam a via de sinalização SAP / MAPK
Geralmente são elementos estranhos aos nossos genes, substâncias recentemente existentes no Planeta ou que aumentaram ou apareceram recentemente. A exceção está nos fatores de crescimento que na evolução surgiram para nos proteger. As células doentes quando se encontram em um estresse de quase morte colocam em ação esses fatores e começam a proliferar. Neste ponto nós a chamamos erroneamente de células malignas – câncer , são entretanto células doentes tentando sobreviver.

  1. fatores de crescimento
  2. radiação ultravioleta
  3. agentes promotores de tumor. Ex.: acetato de tetra-decanoil-forbol
  4. citocinas
  5. sílica
  6. lipopolissacarideos
  7. infecções bacterianas e virais
  8. estressores ambientais que lesam o DNA
  9. xenobioticos
  10. xenoquímicos
  11. alimentos enlatados, envidrados e embutidos devido aos: conservantes, estabilizantes, corantes, etc
  12. cosméticos com parabenos (câncer de mama, puberdade precoce) , alquilfenol (doença fibrocística de mama e câncer de mama) , polietilenoglicol (dermatite alérgica) , óleo mineral (artrite), triclosan (cancerígeno) .

Todos esses produtos comumente usados pela indústria de cosméticos e indústria alimentícia embora prejudiciais para a saúde são permitidos pela nossa legislação.

O perigo dos cosméticos na patogênese das doenças
A maioria dos cosméticos apresenta em suas formulações substâncias que podem provocar vários tipos de doenças, dentre elas o câncer.
Substâncias prejudiciais:

  1. parabenos
  2. triclosan
  3. alquilfenol
  4. polietilenoglicol
  5. óleo mineral

Os parabenos são encontrados  na maioria das formulações cosméticas como
cremes, loções, desodorantes, além de alimentos e fórmulas de uso interno.
Nomes técnicos: Alquil parahidroxibenzoato – metil/etil/butil/isobutil parabeno
Nomes comerciais: Nipagin (Metil parabeno), Nipazol (propilparabeno)
Os parabenos possuem grande afinidade pelos receptores de estrógeno e demonstram atividade estrogênica (Okubo-2001); ou seja, mimetizam o estrogênio e podem causar câncer de mama e puberdade precoce, ao lado de fenômenos como trombose e embolia. Outro estudo demonstrou que os parabenos podem ser encontrados como moléculas intactas nas glândulas  mamárias de homens e mulheres (Darbre-2004).
É importante lembrar que os  parabenos potencializam a radiação ultravioleta (Handa-2006).

O triclosan pode sofrer degradação pela luz solar formando uma substância cancerígena chamada diclorodibenzeno-p-dioxina (Adolfsson-2002) .

O alquilfenol, componente de vários tipos de cosméticos é um disruptor endócrino que possui muitos efeitos adversos para a saúde humana. Possui efeitos estrogênicos mesmo em baixas concentrações (Isidori-2006 , La Guardia-2001)  podendo desencadear doença fibrocística de mama ou aumentar o risco de câncer de mama. Ele aumenta a resposta alérgica e inflamatória por provocar aumento de produção de interleucina 4 e citocinas pró inflamatórias de uma maneira dose dependente (Lee-2004).
            O polietilenoglicol (PEG) ou polisorbato pode provocar dermatite alérgica . São encontrados nos óleos de banho, cremes, loções, maquiagem, creme dental, shampoo, sabonete desodorante e perfume.
Trabalho na Dinamarca de 2006 alerta para o perigo de dermatite alérgica de contato com os produtos derivados do PEG utilizados nos cosméticos e no batom (Quartier-2006).
O óleo mineral contido em formulações cosméticas pode induzir a artrite (Sverdrup-1998).

A via de sinalização SAP / MAPK envolve:
a-  c-Jun-N-terminal kinase : JNK-1 , 2 e -3   , (JNK/MAPK)
b-  p38 kinase : isoformas alfa, beta, gama e delta ,  (p38/MAPK)
c-  extracelular signal-regulated kinase : ERK-1 , 2 e -3 ,  (ERK/MAPK)
d-  kinases : MEK/MLK/MKK

Muitos autores mostraram ativação da via SAP / MAPK na artrite reumatoide, no  câncer e nas doenças cardiovasculares  via JNK/MAPK , ERK/MAPK e p38/MAPK, mostrando que esta via de sinalização está envolvida tanto na patogênese como na progressão destas doenças ( Meyer-2005,Kim-2006 , Malemud-2006). O mesmo acontece em todas as doenças acima enumeradas. 
Substâncias presenteadas pela Natureza que nos protegem das doenças , por inibição da via MAPK:
Resveratrol
È um produto do vinho tinto (trans-3, 4’-5-trihidroxistilbeno), que suprime a proliferação do carcinoma epidermoide in vitro inibindo o MEK , o ERK 1 e 2 e o JNK (Kim-2006).
Tangeritina
È encontrada na casca das frutas cítricas (5,6,7,8,4’-pentametoxiflavona) e inibe a expressão da COX-2 induzida pela interleucina-1beta  em células do carcinoma de pulmão humano, devido à inibição da JNK , do p38 e da proteína kinase B (PKB/Akt) (Chen-2007).
No câncer de mama humano T47G a tangeritina inibe a proliferação celular maligna por inibir o ERK , a JNK , a MEK e os ativadores da transcrição 1 e 3 (Van Slambrouck-2005). Outras flavonas também possuem efeitos semelhantes (Wang-2005).
Ligustilide
È um produto isolado da Angelica sinensis-Oliv ,(butilidenftalide), muito usado no tratamento da aterosclerose e hipertensão arterial por inibir a proliferação da musculatura lisa “in vitro” , assim como da JNK, da p38 e do ERK (Lu-2006). È mais conhecida no tratamento dos distúrbios da menopausa com o nome de Dong quai.

Precaução no Tratamento do  Câncer
Existem estratégias anti-câncer que acidificam o citosolulas neoplásicas , com inibidores do antiporter Na+ / H+ , inibidores das anidrases carbônicas e alguns quimioterápicos (Felippe-2008a e 2008b). A acidificação citoplasmática aumenta a estrutura da água intracelular e aumenta a água tipo B: baixa densidade, inerte e viscosa que impede a proliferação celular maligna e as células morrem por apoptose( Felippe 2008c e 2008d). Se a acidificação for mais intensa as células morrem por necrose
Quando inibimos a via de sinalização SAP/MAPK  dificultamos ou impedimos a morte celular provocada pela diminuição do pH intracelular (Zanke-1998). Desta forma , não podemos utilizar o resveratrol, as limoninas, e possivelmente o álcool perílico nas estratégias que acidificam o meio intracelular neoplásico

Atualmente as pesquisas estão voltadas para encontrar inibidores específicos da via SAP/MAPK que atuem na JNK , na p38 e no ERK , para patentear drogas capazes de tratar  doenças tão freqüentes na prática médica como a artrite reumatoide, o câncer , o diabetes, a hipertensão arterial, a aterosclerose, a moléstia de Parkinson , o Mal de Alzheimer, a doença periodontal, a doença pulmonar obstrutiva crônica , etc.  (Medicheria-2006 , Kirkwood-2007 , Smith-2006 , Li-2006 , Lin – 2006 , De Dios- 2005 , Goldstein-2006 , Wada – 2005 , Miwatashi-2005 , Kolch-2005 , Kohno-2006 , Staehler-2005 , Soaman-2006 , Wilheim-2004 , Adnane-2005 , Ohren-2004 , Delaney-2002 , Brown-2006 , Thompson-2005). 
Vários inibidores sintéticos estão em estudo com bons efeitos clínicos, porém com efeitos adversos de longa duração que somente saberemos quando os habitantes da África e da América do Sul começarem a padecer. Precisamos nos precaver de novos lançamentos , de novas drogas colocadas rapidamente no mercado. 
  
Conclusão
Os laboratórios estão desesperados na busca de substancias sintéticas que possuam os mesmos efeitos que os produtos naturais descritos acima. Facilmente foi possível encontrar 19 trabalhos sobre drogas sintéticas inibidoras do SAP/MAPK e foi muito difícil encontrar trabalhos recentes sobre as substancias naturais. Os laboratórios sustentam os pesquisadores que descobrem drogas patenteáveis e retiram as verbas daqueles que escrevem sobre os efeitos dos produtos naturais. 
 A patente de algo que já existe na natureza (ligeira modificação da substância mãe),  trará muita satisfação financeira às Indústrias Mundiais tão carentes e necessitadas de dólares. Elas farão tapetes de dólares para forrar a casinha do cachorro dos diretores.  
Entretanto, os verdadeiros médicos, de ciência, de alma e de coração, podem ficar muito satisfeitos, porque poderão tratar de todas essas patologias com os inibidores naturais da via de sinalização SAP / MAPK que a natureza Divina brindou a humanidade.



“As enfermidades são muito antigas e nada a respeito delas mudou. Somos nós que mudamos ao aprender a reconhecer nelas o que antes não percebíamos”
                                                                                        Charcot

“ Médicos : Não sejam camelôs da Indústria Farmacêutica “
                                                                 Walter Edgar Maffei

“Médicos : deixar de estudar é parar de ser médico
                                                                 JFJ

“Médicos: a MEDICINA se aprende em trabalhos científicos sem conflito de interesse”
                                                                                            JFJ

“ Médicos tenham cuidado : os Congressos da nossa Classe são financiados pelas Indústrias Farmacêuticas”
                                                                                            JFJ                                           

Referências Bibliográficas

  1. Adnane L, Trail PA, Taylor I, Wilhelm SM: Sorafenib (BAY 43-9006, Nexavir), a dual-action inhibitor that targets RAF/MEK/ERK pathway in tumor cells and tyrosine kinases VEGFR/PDGFR in tumor vasculature. Methods Enzymol, 407:597-612; 2005.
  2. Brown AP, Carlson TC, Loi CM, Graziano MJ: Pharmacodynamic and toxicokinetic evaluation of the novel MEK inhibitor, PD0325901 in the rat following oral and intravenous administration. Cancer Chemother Pharmacol, in press 2006.
  3. Chen KH, Weng MS, Lin JK: Tangeretin suppresses IL-1β-induced cyclooxygenase (COX)-2 expression through inhibition of p38 MAPK, JNK and AKT activation in human lung carcinoma cells. Biochem Pharmacol, 73: 215-227; 2007.
  4. Cosmetic Ingredient Review Expert Panel. Final report of the safety assessment of methacrylate ester monomers used in nail enhancement products. Int J Toxicol;2005; 24 Suppl 5:53-100
  5. Darbre PD; Aljarrah A; Miller WR; Coldham NG; Sauer MJ; Pope GS Concentrations of parabens in human breast tumours. J Appl Toxicol; 2004; 24(1):5-13
  6. De Dios A, Shih C, Lopez de Uralde B, Sanchez C, del Prado M, Martin Calbrejas LM, Pleite S, Blanco-Urgoiti J, Lorite MJ, Nevill CR Jr et al.: Design of potent and selective 2-aminobenzimidazole-based p38 MAP kinase inhibitors with excellent in vivo efficacy. J Med Chem, 48: 2270-2273; 2005.
  7. Delaney AM, Printen JA, Chen H, Fauman EB, Dudley DT: Identification of a novel mitogen-activated protein kinase kinase activation domain recognized by the inhibitor PD 184352. Mol Cell Biol, 22: 7593-7602; 2002.
  8. Felippe JJ. Câncer e acetazolamida . Revista Eletrônica da Associação Brasileira de Medicina Complementar. www.medicinacomplementar.com.br. Tema da semana de janeiro de 2008a.
  9. Felippe JJ Câncer e amiloride. Revista Eletrônica da Associação Brasileira de Medicina Complementar. www.medicinacomplementar.com.br. Tema da semana de janeiro de 2008b.
  10. Felippe JJ. Água: vida – saúde – envelhecimento – doença – câncer .Revista Eletrônica da Associação Brasileira de Medicina Complementar. www.medicinacomplementar.com.br. Tema do mês de fevereiro de 2008c.
  11.  Felippe JJ. Câncer e Tiosulfato de sódio : diminuição da proliferação celular do carcinoma epidermoide humano com um forte estruturador de clusters da água intracelular.Revista Eletrônica da Associação Brasileira de Medicina Complementar. www.medicinacomplementar.com.br. Tema da semana de março de 2008d
  12. Goldstein DM, Alfredson T, Bertrand J, Browner MF, Clifford K, Dalrymple SA, Dunn J, Freire-Moar J, Harris S, Labadie SS et al.: Discovery of S-(5-amino-1-(4-flurophenyl)-1H-pyrazol-4-yl)-(3-(2,3-dihydroxypropoxy) phenyl) methanone (RO3201195), an orally biovailable and highly selective inhibitor of p38 MAP kinase. J Med Chem, 49: 1562-1575; 2006.
  13. Goossens A; Armingaud P; Avenel-Audran M; Begon-Bagdassarian I; Constandt L; Giordano-Labadie F; Girardin P; Coz CJ; Milpied-Homsi B; Nootens C; Pecquet C; Tennstedt D; Vanhecke E. An epidemic of allergic contact dermatitis due to epilating products; Contact Dermatitis; 2002; 47(2):67-70
  14. Handa O; Kokura S; Adachi S; Takagi T; Naito Y; Tanigawa T; Yoshida N; Yoshikawa T. Methylparaben potentiates UV-induced damage of skin keratinocytes. Toxicology;2006;227(1-2):62-72
  15. Isidori M; Lavorgna M; Nardelli A; Parrella A. Toxicity on crustaceans and endocrine disrupting activity on Saccharomyces cerevisiae of eight alkylphenols;Chemosphere;2006; 64(1):135-43
  16. Kim AL, Zhu Y, Zhu H, Han L, Kopelovich L, Bickers DR, Athar M: Resveratrol inhibits proliferation of human epidermoid carcinoma A431 cells by modulating MEK 1 and AP-1 signalling pathways. Exp Dermatol, 15: 538-546; 2006.
  17. Kirkwood KL, Li F, Rogers JE, Otremba J, coatney DD, Kreider JM, D’Silva NJ, Chakravarty S, Dugar S, Linda HS et al.: A p38 selective mitogen-activated protein kinase inhibitor prevents periodontal bone loss. J Pharmacol Exp Ther, 320: 56-63; 2007.
  18. Kohno M, Pouyssegur J: Targeting the ERK signaling pathway in cancer therapy. Ann Med, 38: 200-211; 2006.
  19. Kolch W: Coordinating ERK/MAPK signaling through scaffolds and inhibitors. Nat Rev Mol Cell Biol, 6: 827-837; 2005.
  20. La Guardia MJ; Hale RC; Harvey E; Mainor TM. Alkylphenol ethoxylate degradation products in land-applied sewage sludge (biosolids);Envirol Sci Technol;2001; 35(24):4798-804
  21. Lee MH; Kim E; Kim TS. Exposure to 4-tert-octylphenol, an environmentally persistent alkylphenol, enhances interleukin-4 production in T cells via NF-AT activation. Toxicol Appl Pharmacol;2004; 197(1):19-28
  22. Li Z, Ma JY, Kerr I, Chakravarty S, Dugar S, Schreiner G, Protter AA: Selective inhibition of p38 MAPK improves cardiac function and reduces myocardial apoptosis in rat model of myocardial injury. Am J Physiol Heart Circ Physiol, 291: H1972-H1977; 2006.
  23. Lin TH, Metzger A, Diller DJ, Desai M, Henderson I, Ahmed G, Kimble EF, Quadros E, Webb ML: Discovery and characterization of triaminotriazine aniline amides as highly selective p38 kinase inhibitors. J Pharmacol Exp Ther, 318:495-502; 2006.
  24. Lores M; Llompart M; Sanchez-Prado L; Garcia-Jares C; Cela R. Confirmation of the formation of dichlorodibenzo-p-dioxin in the photodegradation of triclosan by photo-SPME. Anal Bioanal Chem;2005; 381(6):1294-8
  25. Lu Q, Qiu T-Q, Yang H: Ligustilide inhibits vascular smooth muscle cells proliferation. Eur J Pharmacol, 542:136-140; 2006.
  26. Malemud CJ: Small molecular weight inhibitors of stress – activated and mitogen-activated protein kinases. Mini Rev Med Chem, 6:689-698; 2006.
  27. Medicherla S, Ma JY, Mangadu R, Jiang Y, Zhao JJ, Almirez R, Kerr I, Stebbins EG, O’Yong G, Kapoun AM et al: A selective p38 mitogen-activated protein kinase inhibitor reverses cartilage and bone destruction in mice with collagen-induced arthritis. J Pharmacol Exp Ther, 318:132-141; 2006.
  28. Meyer LH, Pap T: MAPK signalling in rheumatoid arthritis destruction: can we unravel the puzzie? Arthritis Res Ther, 7: 177-178; 2005.
  29. Miwatashi S, Arikawa Y, Kotani e, Miyamoto M, Naruo K, Kimura H, Tanaka T, Asahi S, Ohkawa S: Novel inhibitor of p38 MAP kinase an an anti-TNF- drug: discovery of N-(4-(2-ethyl-4-(3-methylphenyl)-1,3-thiazol-5-yl)-2-pyridyl) benzamide (TAK-715) as a potent and orally active anti-rheumatoid arthritis agent. J Med Chem; 48: 5966-5979; 2005.
  30. Ohren Jf, Chen H, Pavlovsky A, Whitehead C, Zhang E, Kuffa P, Yan C, McConnell P, Spessard C, Banotai C et al.: Structures of human MAP kinase kinase 1 (MEK1) and MEK2 describe novel noncompetitive kinase inhibition. Nat Struct Mol Biol, 11: 1192-1197; 2004.
  31. Okubo T; Yokoyama Y; Kano K; Kano I. ER-dependent estrogenic activity of parabens assessed by proliferation of human breast cancer MCF-7 cells and expression of ERalpha and PR. Food Chem Toxicol; 2001; 39(12):1225-32
  32. Quartier S; Garmyn M; Becart S; Goossens A. Allergic contact dermatitis to copolymers in cosmetics--case report and review of the literature; Contact Dermatitis; 2006; 55(5):257-67
  33. Smith SJ, Fenwick PS, Nicholson AG, Kirschenbaum F, Finney-Haywood Tk, Higgins LS, Giembycz MA, Barnes PJ, Donnelly LE: Inhibitors effect of p38 mitogen-activated protein kinase inhibitors on cytokine release from human macrophages. Br J Pharmacol, 149: 393-404; 2006.
  34. Sosman JA, Puzanov I: Molecular targets in melanoma from angiogenesis to apoptosis. Clin Cancer Res, 12: 2376s-2383s; 2006.
  35. Staehler M, Rohrmann K, Haseke N, Stief CG, Siebels M: Targeted agents for the treatment of advanced renal cell carcinoma. Curr Drug Targets, 6: 835-846; 2005.
  36. Sverdrup B; Klareskog L; Kleinau S. Common commercial cosmetic products induce arthritis in the DA rat.Environ Health Perspect;1998; 106(1):27-32
  37. Thompson N, Lyon J: Recent progress in targeting the Raf/MEK/ERK pathway with inhibitors in cancer drug discovery. Curr Opin Pharmacol, 5: 350-356; 2005.
  38. Van Slambrouck S, Parmar VS, Sharma SK, De Bondt B, Fore F, Coopman P, Vanhoecke BW, Boterberg T, Depypere HT, Leclercq G et al.: Tangeretin inhibits extracellular-signal-regulated-kinase (ERK) phosphorylation. FEBS Lett, 579: 1665-1669; 2005.
  39. Wada Y, Nakajima-Yamada T, Yamada K, Tsuchida J, Yasumoto T, Shimozato T, Aoki K, Kimura T, Ushiyama S: R-130823, a novel inhibitor of p38 MAPK, ameliorates hyperalgesia and swelling in arthritis models. Eur J Pharmacol, 506:285-295; 2005.
  40. Wang X, Li F, Zhang H, Geng Y, Yuan J, Jiang T: Preparative isolation and purification of polymethoxylated flavones from tangerine peel using high-speed counter-current chromatography. J Chromatogr A, 1090: 188-192; 2005.
  41. Wilhelm SM, Carter C, Tang L-Y, Wilkie D, McNabola A, Rong H, Chen C, Zhang X, Vincent P, McHugh M et al.: Bay 43-9006 exhibits broad spectrum oral antitumor activity and targets the RAF/MEK/ERK pathway and receptor tyrosine kinases involved in tumor progression and angiogenesis. Cancer Res 64: 7099-7109; 2004.
  42. Zanke BW; Lee C; Arab S; Tannock IF. Death of tumor cells after intracellular acidification is dependent on stress-activated protein kinases (SAPK/JNK) pathway activation and cannot be inhibited by Bcl-2 expression or interleukin 1β-converting enzyme inhibition. Cancer Research, 58,2801-2808,1998.




Fontes: 
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/07/pesquisadora-conclui-que-ramas-da-cenoura-tem-mais-nutrientes-do-que-cenoura.html
http://www.articlesbase.com/health-articles/phytochemicals-in-fruit-and-vegetable-juice-888067.html
http://www.medicinacomplementar.com.br/temaabr08.asp

Comentários

Postagens mais visitadas