Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Saiba reduzir os efeitos de enjôos em viagens usando ervas

O enjôo em viagens é resultante de uma série de mensagens que o cérebro recebe dos olhos e ouvidor durante o movimento. Geralmente os olhos recolhem informações visuais que contam ao cérebro, por meio do ouvido interno, onde o corpo está e em que direção se movimenta.

Certas atitudes, como a leitura no carro em movimento, podem confundir o sistema nervoso sobre os dados recebidos dos olhos, ocasionando o enjôo. O problema pode causar sono, tontura, frio, falta de ar, transpiração e náusea.

Para os enjôos, recomenda-de o uso de gengibre, hortelã-pimenta, filipêndula, erva-doce, camomila,canela, inhame-mexicano e manjericão. Veja abaixo algumas sugestões de tratamento:

- Mastigue um pouco de raiz fresca de gengibre para equilibrar o estômago ou leve na viagem uma garrafa de chá de gengibre para beber aos pouquinhos quando precisar.

- Inale óleo essencial de manjericão, alecrim ou hortelã-pimenta, todos excelentes para enjôos em viagem.

- Mastigue folhas de hortelã-pimenta para diminuir a náusea.


Dicas sobre como se comportar durante as viagens para evitar o problema

Para passeios de barcos, recomenda-se ficar no deque e observar o horizonte, para ajudar os mecanismos de equilíbrio a trabalhar adequadamente. Ter em conta a necessidade de dormir bem antes da viagem, evitar comidas pesadas ou gordurosos e álcool, além de beber muito líquido para prevenir desidratação.

Fonte: livro "Ervas Medicinais", da série "100 Receitas de Saúde", lançado pela Publifolha - Autora: Anne McIntire

0 comentários: