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quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pouco calórico, melão é rico em nutrientes

O melão é um saboroso aliado nos dias de calor. "Também é ótimo para regimes porque possui baixo valor calórico e é rico em nutrientes", afirma o médico nutrólogo Edson Credidio. Composta basicamente de água, a fruta tem apenas 36 calorias a cada 100 gramas.

Segundo o livro "A Cura pela Comida" (ed. Seleções), o melão pode ajudar a prevenir a acne, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, doenças respiratórias e deficiências de visão. Tudo isso graças a nutrientes como betacaroteno, pectina, potássio e vitamina C, mais abundantes na variedade cantalupo. Para o escritor Alexandre Dumas, autor do "Grande Dicionário de Culinária" (ed. Jorge Zahar), este melão, trazido da Armênia pelos romanos, é superior a todos os outros. Seu nome foi emprestado de uma cidade próxima a Roma, onde era cultivado.
Nativo do Oriente Médio, o melão é plantado atualmente em todas as regiões tropicais do mundo, em diversas variedades. Em comum, elas apresentam frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnuda e suculenta, com muitas sementes achatadas no interior. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor da polpa, variam de acordo com o cultivo. A casca vai do amarelo esbranquiçado ao verde-escuro, enquanto a polpa pode ser de verde-claro a abóbora.


[...] Para preservar melhor os nutrientes, compre melões inteiros; a vitamina C, principalmente, se perde quando exposta ao ar


Os melões cantalupo são pequenos, redondos e muito saborosos, com uma casca áspera e segmentada, enquanto os valencianos ou espanhóis são levemente alongados, têm casca amarela e rugas longitudinais, com interior verde-claro. O amarelo tem casca amarela fina e resistente e polpa espessa, suculenta e doce. No Oriente, há variedades pouco ou nada adocicadas, usadas em receitas como se fossem legumes.
Com consistência similar à do pepino, do qual é parente, o melão produz um suco saboroso e refrescante.

Nota Luis Guerreiro: O melão e a melancia devem ser comidos de preferencia sós e de estômago vazio (tal como muitas outras frutas).

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