Gordura pode anular o efeito anticancerígeno da vitamina C para o câncer de estômago

Gordura pode anular o efeito anticancerígeno da vitamina C para o câncer de estômago
A presença de gordura no estômago pode cortar os efeitos anticancerígenos da vitamina C, segundo estudo da Universidade de Glasgow apresentado por Emilie Combet na Annual Main Meeting da Society for Experimental Biology, em 2 de abril de 2007.

Através de experiências em laboratório, cientistas descobriram que a vitamina C (ácido ascórbico) neutraliza compostos com potencial cancerígeno que são formados quando a saliva e o alimento se misturam com o ácido no estômago. Mas ao acrescentar gordura à mistura de saliva, alimento e vitamina C, o ácido ascórbico não foi capaz de transformar os componentes nocivos em substâncias inofensivas ao organismo.

Acredita-se que os nitratos, presentes na saliva e em alguns alimentos, sejam um dos fatores que colaboram para a formação do câncer de estômago. Quando o nitrato está no ambiente ácido do estômago, ele forma compostos que têm a capacidade de converter substâncias presentes no estômago em agentes com potencial para causar o câncer - os compostos N-nitrosos. Antioxidantes como o ácido ascórbico evitam a formação dessas substâncias ao converter os nitratos em óxido nítrico.

A pesquisa, apresentada em uma conferência da Society of Experimental Biology, mostrou que quando a gordura está presente, ela reage com o óxido nítrico para formar novamente os nitratos, mostrando que a presença de lipídios pode alterar os efeitos protetores dos antioxidantes e que uma dieta rica em gordura pode infuenciar diretamente a bioqúimica gástrica.

É importante lembrar que o câncer é causado por vários fatores genéticos e ambientais.

Fonte: Society for Experimental Biology
09 de abril de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas