Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de março de 2008

Chocolate transgênico?


O Greenpeace realizou na última segunda-feira (17) a devolução de produtos da empresa Hershey's recolhidos em um supermercado de Porto Alegre (RS). Na ocasião, os ativistas rotularam e lacraram ovos e barras de chocolate, colocando-os em dois tonéis identificados com um triângulo amarelo e um T no meio. Dando continuidade ao ato, um dos tonéis foi devolvido à empresa, com aproximadamente 150 quilos de chocolate da marca.

"O consumidor tem, garantido por lei, o direito de saber se a empresa utiliza ou não ingredientes transgênicos para fabricar seus produtos", afirma Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace. Desde 2004 o Brasil tem uma lei que exige a rotulagem de todo produto alimentício fabricado com 1% ou mais de matéria-prima transgênica.

Fornecedores - A Hershey's não quis receber o tonel com os chocolates recolhidos e não protocolou a carta que os ativistas foram entregar na sede da empresa. Representantes da Hershey's informaram que estavam em contato com a Cargill – fornecedora de matéria-prima para a fabricação de chocolates e uma das duas únicas empresas que já rotularam seus produtos como transgênicos em todo o país –, para saber se os ingredientes que compram são ou não transgênicos.

"Nessa Páscoa, o consumidor precisa ficar atento aos chocolates que vai escolher porque algumas marcas podem conter transgênicos. Na dúvida, o ideal é consultar o nosso Guia do Consumidor e entrar em contato com as fabricantes", afirma Gabriela Vuolo, coordenadora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

A devolução dos chocolates à Hershey's faz parte da série de atividades que o Grenpeace promoveu em diversas cidades do país durante a Semana do Consumidor (de 8 a 15 de março), para alertar a população brasileira sobre os riscos que os produtos transgênicos representam ao meio ambiente.

Além disso, o Greenpeace também está expondo a postura das principais empresas de alimentos do país quanto à informação que disponibilizam à população sobre utilização de transgênicos na fabricação de seus produtos.

No site do Greenpeace (www.greenpeace.org.br) é possível consultar a lista completa de empresas que já se comprometeram a não usar transgênicos em sua linha de produção. Há também diversas ferramentas disponíveis para consumidores que queiram evitar os transgênicos: receitas, entrevistas e idéias de atitudes cotidianas para consumir responsavelmente. (Yahoo Brasil)

0 comentários: