Apêndice pode ter a função de recolonizar o cólon após diarréias ou tratamentos com antibióticos

Apêndice pode ter a função de recolonizar o cólon após diarréias ou tratamentos com antibióticos
De acordo com novas pesquisas, ao contrário do que se sabe até hoje, o apêndice vermiforme pode ser importante para a sobrevivência de bactérias intestinais comensais e para a recolonização do cólon após diarréias ou uso de antibióticos que matam, além das bactérias patogênicas, também a flora comensal.

As bactérias comensais estão presentes no intestino e vivem em harmonia com o hospedeiro, ajudando a digerir a celulose, sintetizando compostos nutricionais como a vitamina K e componentes vitamínicos do complexo B. Também ajudam a matar bactérias que podem agredir o intestino humano.

Estudo, publicado no Journal of Theoretical Biology e realizado por cientistas da Universidade de Duke, propõe esta nova e única função para o apêndice vermiforme. Vários experimentos mostraram que o apêndice funciona como reserva de proteção da flora bacteriana comensal. Após uma infecção intestinal ou o uso de antibióticos que matam a flora intestinal do cólon, as bactérias presentes no apêndice podem ajudar na recolonização do intestino, reequilibrando as funções deste órgão.

Apesar dos resultados desta pesquisa, os cientistas alertam que nada muda no tratamento atual da apendicite. Ela continua a ser tratada com a retirada cirúrgica do apêndice.

Fonte: Journal of Theoretical Biology
22 de outubro de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas