Adultos que ingerem 2,5 porções de cereais por dia reduzem em um quarto a chance de desenvolver doenças cardiovasculares

Adultos que ingerem 2,5 porções de cereais por dia reduzem em um quarto a chance de desenvolver doenças cardiovasculares Após revisão literária, pesquisadores mostraram, em trabalho publicado no jornal Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, que uma dieta rica em cereais está relacionada à redução do risco de uma pessoa sofrer eventos cardiovasculares como infarto e derrame. Em média, adultos que ingerem 2,5 porções de cereais por dia têm um quarto a menos de chance de desenvolver doença cardiovascular em relação àqueles que raramente consomem grãos integrais.

Em uma revisão de sete trabalhos científicos de referência na literatura, Mellen e colaboradores estudaram mais de 285.000 homens e mulheres que foram acompanhados por 6 a 15 anos. A conclusão mostrou que uma maior ingestão de cereais está significativamente ligada a um menor risco de doenças do coração e derrame. Isto também é verdade quando outros fatores como o restante da dieta, exercícios físicos, peso e hábito de fumar são levados em conta.

A maioria dos americanos não ingere as 3 porções de cereais recomendadas e 40% deles não ingere nenhum cereal. Muitos desconhecem seus benefícios.

Grãos integrais/cereais contêm grande quantidade de fibras alimentares, nutrientes, vitaminas e minerais importantes como vitaminas B, vitamina E e selênio. Aveia, cevada, arroz integral, quinua entre outros cereais beneficiam o coração de várias maneiras: ajudam a reduzir o colesterol, a glicemia e os níveis de insulina, assim como melhoram o funcionamento dos vasos e reduzem inflamação no sistema circulatório.

Os pesquisadores recomendam que os profissionais de saúde redobrem seu empenho para incentivar as pessoas a ingerirem mais grãos e divulguem seus benefícios para a saúde da população.


Fonte: Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases
29 de maio de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas