18 ANOS DE ALIMENTAÇÃO VIVA CRUA E ALGUMAS ESTÓRIAS PELO MEIO


 Esta publicação é para partilhar informações com novos amigos sobre o meu passado e para lembrar outros antigos sobre a forma como nos conhecemos no Facebook. A Alimentação Viva ou  Comida Viva (pode-se usar o nome de várias formas) foi um importante factor e uma das principais razões, para muitos de nós nos tornarmos amigos virtuais ou reais, sem contar com a família e os amigos mais chegados que com quem sempre partilhei a vida e outras experiências.
Image may contain: one or more people and food 
A comida crua pode ser uma óptima forma de fortalecer o nosso sistema imunitário e dar-nos uma melhor saúde. Agora com toda a crise do vírus é uma boa altura para aprender sobre isso e estou a fornecer informações gratuitas quase todos os dias.

Pela minha própria experiência. Descobri este tipo de alimentação, há cerca de 18 anos com um livro de David Wolfe "Eating For Beauty" (“Comendo Para A Beleza” - traduzido directamente). As fotos tiradas por um engenheiro da NASA mostrando a vitalidade e a energia, em torno da comida viva crua em fotografia  Kirlian de comparação de brócolos e tomates cozinhados e crus fizeram o meu dia e senti um clique (compartilhando as imagens para ilustração abaixo). A partir do dia seguinte comecei a minha jornada para a saúde, perdendo 30 quilos em 5 meses e perdendo o risco de câncer esofágico mais febre dos feno, herpes e muitas outras complicações menores.
 No photo description available.
Bons tempos, melhores tempos

Para obter mais informações, participei de muitos retiros com Tony Samara, incluindo 40 dias de jejum no Egipto em 2004, também conheci Jill Swyers, do Instituto Hipócrates, que me orientou por um tempo.

A certa altura tive pessoas a perguntar-me sobre como o fiz, como eu estava tão bem e saudável, então decidi escrever o primeiro site sobre comida crua em português, chamava-se "Comida Viva".
Continuei a pesquisar até hoje.
Com a demanda de várias pessoa tornei-me consultor de alimentos vivos. O site "Comida Viva" tornou-se tão famoso que fui convidado a ir ao Brasil ensinar (e aprender muito), sobre esse novo tipo de vida apenas com comida crua. Conheci médicos, nutricionistas, yogis e outras pessoas envolvidas em terapias diversas, trocámos muita informação e somos bons amigos até hoje. Estive lá quase um ano entre 2007 e 2008
Durante vários meses fui responsável pela gestão de alimentos no IPEC, um dos maiores centros de Permacultura do mundo. Tendo a oportunidade de ensinar em algumas ocasiões e cursos. Mais tarde tive que me mudar para Foz do Iguaçuu para tentar legalizar minha estadia no Brasil, onde trabalhei com amigos do Instituto IDEIAS e com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, FDAP, sempre ensinando sobre comida crua e também me tornar árbitro em maratonas aquáticas.

O caminho do macaco

Quase comendo como macacos, tão engraçado quanto parece, mas com muita ciência e história sobre isso, a Alimentação Viva tem sido usada há séculos, especialmente por higienistas.
Religiões à parte, os Essénios, a tribo de Jesus Cristo, usava alimentos vivos e tratamentos naturais, higienistas como o jejum e a limpeza do cólon, de acordo com um Evangelho traduzido no século passado. Há muita literatura se pesquisar.

Os tempos difíceis

Voltei do Brasil em 2008 para encontrar o meu país, Portugal, num meio de uma crise financeira, que me fez emigrar para a Dinamarca em 2011, onde trabalhei até 2003. tive que parar de trabalhar depois de um acidente de trabalho , "sortudo" eu, o meu patrão, não tinha seguro, então tive que levá-los a tribunal mas perdi a causa porque a única testemunha era o jardineiro, trabalhando ilegal e do mesmo país que o meu chefe (uma embaixada). Quando recebi as notícias do Tribunal de Trabalho em 2016 (demorou todo esse tempo-3 anos), tive um ataque cardíaco e eles tiveram que introduzir 5 stents. Dois meses depois, durante a fisioterapia,a minha anca e a perna começam a sentir-se dormente e muita dor. Voltei a Portugal porque não podia viver sozinho com todos estes problemas e estava a ter muitas complicações só para andar. No ano passado finalmente, fiz uma cirurgia nas costas e agora posso andar um pouco mais, mas mesmo assim não consigo cuidar completamente de mim.
Enquanto isso, devido a estar de cama doente e com dificuldades, eu perdi também o domínio dos meus sites (comidaviva.com e nutriviva.org) na internet e tive que me mudar para hospedagem gratuita mais tarde no “Blogspot”.
 No photo description available.Image may contain: possible text that says 'NutriViva .org'

Agora, depois de todos estes anos

Bem, a vida continua, sobrevivi a muitas experiências desagradáveis nos últimos 7 anos. Estou vivendo com um subsídio miserável pelo estado de 187 euros por mês, sorte que a minha mãe me dá abrigo e amor e eu tenho amigos maravilhosos que visitam às vezes, outros amigos continuam a enviar mensagens e compartilhando experiências, ter bebés, casar e crescendo (os mais novos).
E aqui estou eu às vezes com muita dor no corpo, tendo que deitar na cama e usar o celular com texto auto ditado para escrever algo, outros dias um pouco melhor e poder usar o PC.

No momento

Estamos vivendo um momento especial na história humana e a minha preocupação é compartilhar o máximo de informações que puder, ajudar o máximo de pessoas que puder. Meu conhecimento de nutrição, não vem da universidade formal  mas continuo pesquisando com o que tenho disponível, tentando obter o máximo de referências científicas possível mas ouvindo /lendo das próprias experiências de outras pessoas, as quais eu respeito também. Somos todos diferentes mas temos muito em comum quando se trata de formas antigas e naturais de prevenir doenças, algo esquecido pela maioria dos médicos alopáticos, hoje em dia. Por isso, precisamos de ler entre linhas quando se trata de assumir alguma responsabilidade na nossa própria cura.
 Image may contain: plant and food
A alimentação crua pode ser uma forma benéfica de evitar doenças graves.
E já há muitas provas e provas científicas sobre isso. Muito do que usamos em Alimentos Vivos são o que alguns chamam de Elementos Funcionais ou Nutracêuticos, alimentos que têm propriedades medicinais (mesmo alguns sendo  bastante comuns no nosso dia-a-dia).
 Image may contain: food
Não vou fornecer aqui referências científicas, pois pode ser muito entediante encontrar tudo. Mas em alguns artigos que estou compartilhando  e às vezes eu trabalho ou uso artigos já feitos por pessoas em quem confio, com referências.
 Image may contain: people sitting, food and indoor
Para os interessados, há muitas comunidades no FB sobre a comida crua para que possam aprender mais a fundo isso.
 Image may contain: food
Espero que tenham gostado deste conto de vida, havia muitas outras histórias no meio mas que eu deixo para outra altura.

Posso me deixar ir às vezes com pastagens ideológicas, não tenciono atacar alguns dos meus amigos, é mais uma expressão sobre/contra as pessoas no poder.

Desejo-vos o melhor do mundo e espero que todos sobrevivam aos tempos desafiantes que se avizinham, com muita saúde.

Com amor!!!

Luis Guerreiro 

Imagens de varias ocasiões, principalmente workshops onde partilhei os meus conhecimentos.

Traduzido do Inglês, língua em que escrevo normalmente, por ter também muitos/as amigos/as a nível internacional que merecem o meu carinho.
Image may contain: people sitting, table and food
Image may contain: food


Mais I magens em https://tiny.cc/pulwkz - Página do Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas