Pular para o conteúdo principal

ESTUDO: O óleo de soja altera nosso DNA, e não do jeito que é bom

Ficando triste? Pode ser porque o óleo de cozinha mais consumido em certos países, como na América está bloqueando a produção de ocitocina, a hormona/hormônio "da felicidade", parando o seu metabolismo e alterando  completamente as ligações do seu cérebro

Batatas fritas cozidas em óleo de soja podem levar a mais do que obesidade e diabetes, de acordo com um novo estudo . Pesquisadores da Universidade da Califórnia dizem que também pode afectar condições neurológicas como autismo, doença de Alzheimer, ansiedade e depressão.
Seja usado para fritar, adicionado em alimentos embalados ou aliments para animais, o óleo de soja é de longe o óleo mais consumido em certos praises como os EUA, de acordo com o USDA.
No estudo, os ratos foram alimentados com três tipos diferentes de gordura: óleo de soja, óleo de soja modificado por ter baixo teor de ácido linoleico e óleo de coco. Enquanto o óleo de coco teve efeitos insignificantes no cérebro, o óleo de soja causou o mau funcionamento dos genes no hipotálamo.
"O hipotálamo regula o peso corporal através do seu metabolismo, mantém a temperatura corporal, é fundamental para a reprodução e o crescimento físico, bem como sua resposta ao stress/estresse", disse Margarita Curras-Collazo, professora associada de neuro-ciência da UC Riverside e principal autora do estudo.
Por exemplo, em ratos alimentados com óleo de soja, os níveis de ocitocina foram reduzidos. Frequentemente chamado de hormona/hormônio do "amor", a ocitocina promove esses sentimentos "confusos" de vínculo social e bem-estar.
Os pesquisadores também descobriram que cerca de 100 outros genes foram afectados pela dieta com óleo de soja. Isso pode ter grandes implicações não apenas no metabolismo energético, mas também no funcionamento adequado do cérebro, especialmente em pessoas que sofrem de doenças como autismo ou Parkinson, alertam os pesquisadores.
“O dogma é que a gordura saturada é ruim e a gordura insaturada é boa. O óleo de soja é uma gordura poliinsaturada, mas a idéia de que é boa para você simplesmente não está comprovada ”, disse Frances Sladek, toxicologista da UC Riverside e professor de biologia celular.
"Se há uma mensagem que quero que as pessoas levem, é a seguinte: reduzam o consumo de óleo de soja", disse Poonamjot Deol, cientista assistente de protejo no laboratório de Sladek e autor do estudo.
Tradução e adaptação de Luis Guerreiro baseado em artigo de Bradley Jordan

Comentários

Postagens mais visitadas