Dieta materna durante a gravidez pode alterar alergias do recém-nascido


Autora: Joene Hendry


Resultados de um estudo japonês indicam que a ingestão muitos vegetais e frutas durante a gravidez pode reduzir a chance de ter um bebê com determinadas alergias.
Uma ingestão mais alta de vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas, vegetais e frutas com alto teor de beta-caroteno pode diminuir o risco de ter um bebê com eczema, concluíram o Dr. Yoshihiro Miyake, da Fukuoka University, e colaboradores.



Eles reportaram na edição eletrônica de Allergy que alimentos com alto teor de vitamina E também podem diminuir o risco de ter um bebê chiador.
O beta-caroteno e a vitamina E são dois de muitos antioxidantes que podem trazer benefícios à saúde. Porém, pesquisas anteriores sobre a ingestão materna de antioxidantes e alergias infantis ofereceram resultados conflitantes. Essa área de pesquisa “ainda está em desenvolvimento”, observou o Dr. Miyake em um e-mail àReuters Health.
Em seu atual estudo, a equipe do Dr. Miyake avaliou a ingestão de vegetais e frutas durante a gravidez em 763 mulheres, assim como eczema ou sibilância alérgica em seus bebês.
As mulheres tinham em média 30 anos de idade estavam, aproximadamente, na 17ª semana de gravidez no momento da inscrição. Quando seus bebês tinham entre 16 e 24 meses de idade, as mulheres forneceram as histórias do nascimento e da amamentação, quantidade de irmãos mais velhos e exposição ao cigarro.
A equipe concluiu que 21% dos bebês chiavam ou apresentaram um “chiado no peito nos últimos 12 meses”, e menos do que 19% apresentavam eczema.
Segundo os pesquisadores, as mães que ingeriram grandes quantidades de vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas, ou beta caroteno enquanto estavam grávidas tiveram menos chances de ter um bebê com eczema.
Por exemplo, após a permissão de outros fatores de risco para eczema, este foi mais comum em bebês cujas mães ingeriram menos versus mais vegetais verdes e amarelos – 54 e 32 bebês, respectivamente.
Da mesma forma, uma alta ingestão de vitamina E durante a gravidez foi associada a uma redução da probabilidade de ter um bebê chiador – um resultado que apóia pesquisas prévias nos Estados Unidos e Reino Unido.
O aumento da ingestão de vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas e antioxidantes como beta-caroteno e vitamina E em mulheres grávidas “merece pesquisas adicionais como medidas que possivelmente serão efetivas na prevenção de distúrbios alérgicos nos descendentes”, concluem os pesquisadores.


Allergy 2010.


Copyright 2010 WebMD, Inc. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a republicação, redistribuição, propagação ou disseminação do Conteúdo Medscape ou do Conteúdo Medcenter sem a prévia autorização por escrito de WebMD.

Comentários

Unknown disse…
hola! Eu realmente gostei deste blog

Postagens mais visitadas