Golfinho salva baleias encalhadas

Moko Um golfinho socorreu duas baleias que tinham ficado encalhadas numa praia na Nova Zelândia.

O funcionário da conservação Malcolm Smith, juntamente com um grupo de outras pessoas, já vinha a tentar em vão há mais de hora e meia devolver as baleias ao mar.

Os cachalotes pigmeus tinham encalhado repetidamente, apesar dos esforços do grupo, levando a que tanto homens como animais estivessem cansados e prestes a desistir.

Foi nesse momento crucial que o golfinho surgiu, comunicou de alguma forma com as baleias e conseguiu encaminhá-las para a segurança das águas profundas.

O roaz-corvineiro, baptizado Moko pelos locais, é conhecido por brincar com os banhistas ao largo da praia Mahia na costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Smith diz que foi mesmo quando a sua equipa estava prestes a desistir que o golfinho apareceu e se dirigiu a eles.

"Não falo 'baleiês' nem 'golfinhês' mas algo se passou obviamente, porque as duas baleias mudaram de atitude, de fortemente perturbadas e sem reacção para seguirem de boa mente o golfinho directamente ao longo da praia e direitas ao mar. O golfinho fez o que não estávamos a conseguir e em poucos minutos."

Smith diz que se sentiu muito afortunado por ter presenciado este extraordinário evento, especialmente pelas baleias se terem salvo, visto que ele já teve que abater animais que estavam encalhados para além de salvação e em sofrimento.

Segundo ele, as baleias não voltaram a ser vistas mas o golfinho já voltou à sua habitual prática de brincar e conviver com os banhistas na baía.

"Sei que não devia fazer isto, é suposto permanecer cientificamente distante", diz Smith, "mas na realidade fui para a água com o golfinho e saltei para a água com o golfinho e brincámos um bom bocado. No fim dei-lhe uma recompensa de peixe, porque ele realmente salvou o dia."

Fonte: Simbiotica


Saber mais:

Moko - vídeo do golfinho

Whale and Dolphin Conservation Society

Institute of Zoology

Comentários

Postagens mais visitadas