Fungo comestível consegue travar Cancro da Próstata




Estudo da Universidade de Haifa

Investigadores israelitas da Universidade de Haifa descobriram compostos activos num fungo, conhecido como Ganoderma lucidum que é capaz de bloquear alguns mecanismos que influenciam a evolução do Cancro da Próstata.

Em comunicado, a universidade indica que o fungo -conhecido como Reishi e comestível no Japão e na China - inibe a actividade dos receptores androgénicos e impede a proliferação de células tumorais.

A pesquisa, co-liderada pelos professores Eviatar Nevo e Solomon Wasser, do Instituto de Evolução da Universidade de Haifa, e Jamal Mahajna, do Centro Tecnológico Migal Galilee, analisou como os fungos podem actuar contra o cancro dentro das células. "Até agora, as investigações estavam focadas no fortalecimento do sistema imunitário com moléculas de polissacarídeo de alto peso molecular que actuam através de receptores específicos nas membranas celulares", explicou Zaidman.

A equipa israelita incidiu o estudo nas "moléculas metabólicas secundárias, de baixo peso, que podem penetrar nas células e actuar ao nível molecular dentro delas".

ALERT Life Sciences Computing, S.A.
14 de Março de 2008


O Ganoderma lucidum é um cogumelo (tb. conhecido por Lingshi or Reishi), um organismo de ordem mais elevada no mundo dos fungos. Pertence ao grupo dos políporos.
“Os políporos, comumente conhecidos como orelhas-de-pau, são cogumelos que crescem nas laterais das árvores. Em uma caminhada por uma floresta comumente se pode ver muitos desses cogumelos orelhas-de-pau.” “O que não é facilmente visível para nós, porém, é o micélio. Como uma maçã que é o fruto da macieira, o cogumelo é o fruto da “miceleira ”. O micélio é uma rede de filamentos que se originam de esporos.
O micélio se espalha pela base nutriente ou substrato, anexando nutrientes à medida que cresce. Enquanto as condições ambientais estão corretas, o micélio continuará a crescer e a propagar até sua exaustão de nutrientes disponíveis.”
“Enquanto os nutrientes estiverem disponíveis, o micélio pode ser considerado perene e viverá por muitos anos. Pelo menos uma vez ao ano, os cogumelos emergem da rede micelial. Como órgão reprodutor do fungo, os cogumelos são o meio pelo qual os esporos são criados e distribuídos.” A cultura ocidental sempre desaprovou os cogumelos, até mesmo pelo receio da criação de uma pequena floresta inócua. Os franceses prezam suas trufas, mas até mesmo as trufas e outros fungos comestíveis e cogumelos não são tão altamente valiosos ou mostram tanto potencial como o Ganoderna.

Fonte: Naturalmed

Mais em Inglês:

Mechanisms of the Anticancer Action of Ganoderma lucidum

Immuno-modulating antitumor activities of ganoderma lucidum

Mechanisms of the Anticancer Action of Ganoderma lucidum


Comentários

Postagens mais visitadas