REBENTOS



Rebentos de Alfafa-No processo da germinação, são eliminadas substâncias inibidoras de processos metabólicos, como determinadas enzimas que interferem na germinação e oxalatos que bloqueiam a absorção do zinco e de outros minerais. Dessa maneira as sementes transformam- se em alimentos alcalinizadores do organismo. Ao incluirmos uma variedade de rebentos na alimentação, aumentamos a vitalidade do corpo
Porquê consumir rebentos?

Grande teor de energia vital e de fácil digestibilidade.
Processo pré-digestivo onde as proteínas são decompostas em aminoácidos, os hidratos de carbono complexos em açúcares simples, as gorduras em ácidos gordos e ainda há um momento da presença de minerais e outras substâncias como as enzimas, fito-hormonas e antibióticos naturais.
No processo da germinação, são eliminadas substâncias inibidoras de processos metabólicos, como determinadas enzimas que interferem na germinação e oxalatos que bloqueiam a absorção do zinco e de outros minerais. Dessa maneira as sementes transformam- se em alimentos alcalinizadores do organismo. Ao incluirmos uma variedade de rebentos na alimentação, aumentamos a vitalidade do corpo,

Porquê cultivar os rebentos?

A fase de rebentos é mais rica em nutrientes do que em qualquer outro estágio da planta;
No seu cultivo, é dispensável usar terra, fertilizantes e inseticidas;
Produção em curto prazo de tempo;
Facilidade para aproveitamento de espaços domésticos;
Possibilidade de germinação de variedade de sementes, com propriedades diferentes, para compor uma alimentação equilibrada, vitalizante, de baixo custo e;
Produzindo e preparando o próprio alimento tem-se mais autonomia na vida.

Como Cultivar rebentos?

Escolha sementes (biologicamente cultivadas) com amor, medite sobre a vida que está ali contida e lave-as. A quantidade deve ser 1/8 do tamanho do frasco de vidro.
2. Deixe as sementes num recipiente de frasco de vidro com água, durante a noite.
3. No dia seguinte escorra a água e lave bem as sementes colocando o recipiente de frasco de vidro inclinado em 45o com uma tela na boca, deixando entrar o ar e escorrer a água.
Lave com bastante água potável as sementes, 3 vezes ao dia, até a fase de rebentos. Dependendo da semente a germinação completa pode variar de quatro a sete dias.
Lave e escorra os rebentos, estão prontos para serem saboreados.
Para armazenar os rebentos (guarde-os no refrigerador num recipiente forrado com papel toalha para mantê-lo secos e evitar a proliferação de fungos.

TEMPO DE HIDRATAÇÃO E GERMINAÇÃO


Cereais
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Arroz integral
08 a 12 h
03 dias
03 vezes ao dia
½ chávena
Aveia em grão
36 a 48 h
03 vezes ao dia
½ chávena
Cevada
48 h
03 vezes ao dia
½ chávena
Trigo em grão
08 a 12 h
03 dias
03 vezes ao dia
½ chávena
Trigo sarraceno
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
½ chávena




Sementes
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Gergelim
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
¼ chávena
Girassol
08 a 12 h
03 dias
03 vezes ao dia
½ chávena
Linhaça
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
1 colher




Castanhas
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Amêndoas
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
20 unidades
Castanha do Pará
08 a 12 h
06 unidades
Nozes
08 a 12 h
½ chávena




Frutas secas
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Ameixa
02 a 06 h
06 unidades
Banana
02 a 06 h
04 unidades
Damasco
02 a 06 h
06 unidades
Tâmara
02 a 06 h
04 unidades
Uva passa
02 a 06 h
½ chávena

Obs: para descontaminar (aflotoxicas, inseticidas, metais pesadas) sementes,durante todo o período de hidratação, colocar carvão de lenha verde dentro da água.


Fonte: - Ros´Ellis Maior Moraes -Nutricionista

Comentários

HENRIETTE disse…
Ola muito legal seu site.
Achei sementes de trigo, cevada, gergelim preto e branco cru, alpiste, painço, girassol no supermercado, setor dos produtos naturais. Queria achar semente de beterraba, rabanete, alface, escarola, etc. sem veneno. Alguem ajuda?
OBOÉ SANTIAGO disse…
Olá Henriette, melhor ir no Brass, Av. Mercurio...mais barato, tem Roots e Arroz Integral penso que são as melhores. Não tem organicos, mais não aqui, de outra fonte, eu sobe que mesmo se os brotos não som organicos, é tão grande o beneficio que mesmo os venenos vão embora ! Teria que o dono do blog falar o quele acha.
Espero ter ajudado. As Nozes me falou um doctor naturista que não são boas para o organismo, não me lembrou porque, mesma coisa amendoim.
Luis Guerreiro disse…
Olá a todos,

Penso que sim que mais vale ter brotos mesmo não orgânicos do que passar sem eles.

As nozes se forem germinadas ganham outro estatuto pois a germinação liberta os antinutrientes como fitatos e inibidores de enzimas mas devem ser frescas e de uma fonte de confiança, especialmente o amendoim que pode ter aflatoxinas. As aflatoxinas, são micotoxinas produzidas por fungos do género Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus, são susceptíveis de elaborar essas substâncias extraordinariamente tóxicas durante o crescimento quando as condições são favoráveis(Amado 1999).

Elas são mutagénicas, carcinogénicas, teratogénicas e altamente tóxicas para grande número de animais. Segundo Butler (1974)

Biografia:

- AMADO,M. A. - AFLATOXINAS: UM PROBLEMA MUNDIAL,Terra Fértil, nº 4, de Fevereiro de 1999

- BUTLER, W. H. - Aflatoxin, Mycotoxin, I.F.H.Purchase (Ed), New York: Elsevier Scientific Publishing CO., 1974.
ComAmor disse…
Boa noite Luis,

Este sitio é espetacular, precisava se possivel de uma ajuda no que respeita aos rebentos.
1 - As raizes dos rebentos comem-se?
2 - Quais os rebentos mais agradaveis de comer, estou a comer rebetos (Lentilhas e girassol) e crus especialmente os de lentilhas não são muito agradaveis. Existem alguns rebentos mais "suaves" ?

Um grande bem-haja pelo Blog e pela informação partilhada.
Luis Guerreiro disse…
Olá,

As raizes se não forem muito grandes podem-se comer.

Para melhorar o sabor podem-se temperar de variadas maneiras conforme o gosto pessoal de cada um ou incorporados em sopas, patés, etc. Veja um exemplo aqui: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2010/11/sopa-energetica-com-dr-alberto.html

Postagens mais visitadas