Coca-Cola pode fazer mal para os rins, aponta pesquisa

22/01 - 14:47 - The New York Times


A afirmação: Coca-Cola demais pode dar problemas nos rins. Os fatos: já se sabe que refrigerante demais pode aumentar o risco de diabetes e obesidade. Mas quando se trata de problemas renais, existe uma diferença entre a Coca-Cola e outros tipos de refrigerante?

A Coca-Cola tem altos níveis de ácido fosfórico, que foi ligado a pedras no rim e outros problemas renais.

Boa parte dessa conclusão vem de evidências lendárias e circunstanciais. Então no ano passado, um time de cientistas do Instituto Nacional de Saúde deu uma olhada mais de perto.

Em um estudo publicado no periódico Epidemiology, o time comparou hábitos dietéticos de 465 pessoas com doença renal crônica e 467 pessoas saudáveis. Depois de controlar vários fatores, o time descobriu que beber duas ou mais Coca-Colas por dia – sejam adoçadas artificialmente ou normais – estava ligado a um risco duplicado de desenvolver doença renal crônica.

Mas beber dois ou mais refrigerantes quaisquer por dia, eles descobriram, não aumenta o risco.

Os autores do estudo disseram que é necessário fazer mais pesquisas, mas suas descobertas sustentam a antiga idéia que alguma coisa na Coca-Cola – o ácido fosfórico, por exemplo, ou sua capacidade de retirar cálcio dos ossos – parece aumentar o risco de pedras no rim, falha renal ou outras doenças afetando os rins.

Conclusão: existem bastantes evidências de que Coca-Cola pode aumentar o risco de problemas nos rins, mais do que outros refrigerantes.

- Anahad O´Connnor

Fonte: Ultimo Segundo


Comentários

Postagens mais visitadas