Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de março de 2008

Coca-Cola pode fazer mal para os rins, aponta pesquisa

22/01 - 14:47 - The New York Times


A afirmação: Coca-Cola demais pode dar problemas nos rins. Os fatos: já se sabe que refrigerante demais pode aumentar o risco de diabetes e obesidade. Mas quando se trata de problemas renais, existe uma diferença entre a Coca-Cola e outros tipos de refrigerante?

A Coca-Cola tem altos níveis de ácido fosfórico, que foi ligado a pedras no rim e outros problemas renais.

Boa parte dessa conclusão vem de evidências lendárias e circunstanciais. Então no ano passado, um time de cientistas do Instituto Nacional de Saúde deu uma olhada mais de perto.

Em um estudo publicado no periódico Epidemiology, o time comparou hábitos dietéticos de 465 pessoas com doença renal crônica e 467 pessoas saudáveis. Depois de controlar vários fatores, o time descobriu que beber duas ou mais Coca-Colas por dia – sejam adoçadas artificialmente ou normais – estava ligado a um risco duplicado de desenvolver doença renal crônica.

Mas beber dois ou mais refrigerantes quaisquer por dia, eles descobriram, não aumenta o risco.

Os autores do estudo disseram que é necessário fazer mais pesquisas, mas suas descobertas sustentam a antiga idéia que alguma coisa na Coca-Cola – o ácido fosfórico, por exemplo, ou sua capacidade de retirar cálcio dos ossos – parece aumentar o risco de pedras no rim, falha renal ou outras doenças afetando os rins.

Conclusão: existem bastantes evidências de que Coca-Cola pode aumentar o risco de problemas nos rins, mais do que outros refrigerantes.

- Anahad O´Connnor

Fonte: Ultimo Segundo


0 comentários: