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terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Viver com Saúde através da alimentação

1) Os melhores alimentos:
Todos os cereais integrais como arroz, trigo, milho, girassol, aveia, centeio, cevada de preferência germinados; todas as verduras, legumes e raízes de preferência orgânicas; frutas inteiras, sucos de frutas e verduras frescas, Brotos de sementes sem cozimento;fermentados de leite como coalhada, iogurte, kefir; mel, stévia, azeite sem aquecimento, consumir sempre produtos orgânicos e de preferência crus, mantendo vivas as enzimas.

2 ) Alimentos para evitar
Alimentos, bebidas engarrafadas e enlatadas;frituras e gorduras, óleo aquecido; batata frita, salgadinhos; manteiga, ovos; leite, queijos, creme de leite; toucinho, carne vermelha, de porco e frango de granja, lingüiça (carnes e produtos animais em geral); café, chá preto, chocolate; produtos de cereais refinados, brancos; açúcar cristal e derivados; produtos desidratados; bebidas alcoólicas.

3 ) Alimentos que não se deve consumir
Refrigerantes; Ki-Suco, Tang, Groselha; sorvete, balas, bolo, salgadinhos; açucar refinado, adoçantes artificiais; margarina, salsichas, enlatados; Caldo Maggi, Caldo Knorr, e outros condimentos com Glutomato de Sódio; alimentos que possuem Nitratos, Nitritos e corantes artificiais; fast-food como Mc-Donalds e companheiros.

Muitas vezes, mal estar e doenças têm origem no intestino que não funciona bem. O intestino funciona bem se:
- Vai no banheiro uma ou mais vezes ao dia;
- O volume das fezes é grande e a consistência pastosa;
- Pouco cheiro. Quando a pessoa demora mais dias sem ir ao banheiro começa um processo de apodrecimento, com produção de gases, barulho no intestino, mau cheiro e fezes duras. Os alimentos devem ser eliminados em 24 horas ou menos.
- Evacua sem esforço.
- Se sentir bem, sem dor de barriga, estufado, gases e barulho no intestino

Para melhorar o funcionamento do intestino:
- Comece a mudar a alimentação saindo dos alimentos do grupo 3 e mudar para o grupo 1;
- Tomar um a dois copos de iogurte natural, coalhada ou kefir por dia, dividido em duas vezes. Isso fornece lactobacilos necessários para o intestino.
- Se, por algum motivo, você não pode mudar a alimentação, pode tomar duas colheres (sopa) de farelo de trigo por dia. Comece com uma colher por dia na primeira semana, aumentando até normalizar. Pode ser misturado com iogurte, coalhada, kefir, feijão, etc; ou colocado de molho e consumido com aveia.
- Tomar uma a duas colheres (sopa) de sementes de linhaça por dia. Colocar de molho antes.
- Evitar o uso de laxantes. O intestino se acostuma com o laxante, além de causar irritações.

Artigo original de Joop Stoltenbor - Adaptação de Luis Guerreiro

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