Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

domingo, 6 de janeiro de 2008

O segredo da longevidade!

Os radicais livres em excesso danificam as células saudáveis o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças. Para combater os radicais livres devemos recorrer aos antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias capazes de impedir a acção dos radicais livres. Existe uma variedade de alimentos onde podemos encontrar antioxidantes. Apresentaremos de seguida alguns deles:

-> Betacaroteno - pertence ao grupo dos carotenóides, responsáveis pela coloração de algumas frutas e legumes. O betacaroteno também é conhecido como pró-vitamina A, pois quando se encontra no nosso organismo transforma-se em vitamina A, conforme a necessidade do mesmo. Previne o cancro da mama, da próstata, doenças respiratórias e cataratas. Poderás encontrá-lo na cenoura, manga, abóbora, agrião, bróculos, couve, espinafres, meloa, entre outros.

-> Licopeno - encontram-se essencialmente nos vegetais de cor avermelhada. Inibe o aparecimento de gorduras nas artérias, o que previne o risco de doenças cardiovasculares, auxilia na prevenção do cancro da próstata e previne a divisão das células cancerígenas. Poderás encontrá-lo no tomate e os seus derivados (como por exemplo molho de tomate), goiaba, melancia, etc.

-> Vitamina C - é um potente antioxidante. Aumenta a actividade imunológica, ou seja, faz com que o organismo seja mais resistente às infecções e às agressões externas.
Poderás encontrá-la na laranja, morango, pimento, goiaba, etc.

-> Vitamina E - possui um carácter preventivo de doenças crónicas, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e cancro e aumenta a imunidade celular. Poderás encontrá-la nos óleos vegetais, nozes e vegetais de folhas verdes.

-> Flavonóides - Os flavonóides ou compostos fenólicos têm a capacidade de “raptar” os radicais livres. Os compostos fenólicos mais estudados são: o ácido cafético, o ácido gálico e o ácido elágico. Ajudam na prevenção de tumores em adultos não fumadores. Poderás encontrá-lo no vinho (quando fores maior de idade =P e de forma moderada!), fruta e verduras em geral, principalmente nos bróculos, salsa, uvas, maçã, morango e nozes.

0 comentários: