Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Como prevenir câncer

Como prevenir câncer

No mês de novembro de 2007 foi divulgado o resultado da maior pesquisa mundial sobre câncer. Para esta pesquisa, 70 dos melhores especialistas de 16 países com seus assistentes se uniram e analisaram inicialmente, 500.000 pesquisas sobre câncer no mundo todo. Essa quantidade enorme foi diminuindo para 22.000 e finalmente sobraram 7.000 pesquisas para a análise final, feita em centros especializados de pesquisa no mundo todo. O resultado passou por 16 especialistas independentes para elaboração do relatório final sobre a relação entre os diferentes tipos de câncer, estilo de vida e alimentação. O trabalho foi finalizado depois de 5 anos com um relatório de quase 600 páginas, que tem as recomendações para a prevenção do câncer.
A seguir um resumo das recomendações.

1) Procure ter um corpo esbelto, mas evite subpeso. Sobrepeso e obesidade aumentam também o risco de câncer de intestino e mama.

2) Procure fazer exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia.

3) Evite bebidas com açúcares e o consumo de alimentos com muitas calorias (especialmente alimentos industrializados com bastante açúcares, pouca fibra e muita gordura). Substitua alimentos muito calóricos por frutas e verduras.

4) Opte pela ingestão de variedades tipos de: muitas verduras, frutas, cereais integrais, feijão e leguminosas e varie o máximo possível. Consuma por dia cinco porções de verduras e frutas ou mais.

5) Diminua o consumo de carne vermelha (bovinos, porco e cordeiro) e evite carnes trabalhadas (defumadas, salgados) e industrializados pois estes aumentam a chance de câncer de intestino. Tente evitar o consumo de salame, salsichas e frios em geral.

6) Se consumir bebidas alcoólicas, diminua o consumo para 2 copos para homens e 1 copo para mulheres por dia.

7) Diminua o consumo de sal nos alimentos. Atente para os alimentos prontos que contém muito sal.

8) Não confie em suplementos para se proteger contra câncer. É melhor obter as vitaminas e nutrientes através da alimentação.

9) Dê aos bebês durante os primeiros 6 meses exclusivamente leite materno. Depois comece com sólidos e líquidos complementares. Continue com leite materno que protege a mãe contra câncer de mama e o bebê contra excesso de peso quando maior.

10) Não fume. O uso do fumo é uma das piores escolhas para a saúde que se pode fazer.

11) Se tiver ou já teve câncer siga as recomendações para a prevenção de câncer. Isso pelo menos diminui o risco de ter câncer novamente.

Joop Stoltenborg

Fonte: A Boa Terra

0 comentários: