Como prevenir câncer

Como prevenir câncer

No mês de novembro de 2007 foi divulgado o resultado da maior pesquisa mundial sobre câncer. Para esta pesquisa, 70 dos melhores especialistas de 16 países com seus assistentes se uniram e analisaram inicialmente, 500.000 pesquisas sobre câncer no mundo todo. Essa quantidade enorme foi diminuindo para 22.000 e finalmente sobraram 7.000 pesquisas para a análise final, feita em centros especializados de pesquisa no mundo todo. O resultado passou por 16 especialistas independentes para elaboração do relatório final sobre a relação entre os diferentes tipos de câncer, estilo de vida e alimentação. O trabalho foi finalizado depois de 5 anos com um relatório de quase 600 páginas, que tem as recomendações para a prevenção do câncer.
A seguir um resumo das recomendações.

1) Procure ter um corpo esbelto, mas evite subpeso. Sobrepeso e obesidade aumentam também o risco de câncer de intestino e mama.

2) Procure fazer exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia.

3) Evite bebidas com açúcares e o consumo de alimentos com muitas calorias (especialmente alimentos industrializados com bastante açúcares, pouca fibra e muita gordura). Substitua alimentos muito calóricos por frutas e verduras.

4) Opte pela ingestão de variedades tipos de: muitas verduras, frutas, cereais integrais, feijão e leguminosas e varie o máximo possível. Consuma por dia cinco porções de verduras e frutas ou mais.

5) Diminua o consumo de carne vermelha (bovinos, porco e cordeiro) e evite carnes trabalhadas (defumadas, salgados) e industrializados pois estes aumentam a chance de câncer de intestino. Tente evitar o consumo de salame, salsichas e frios em geral.

6) Se consumir bebidas alcoólicas, diminua o consumo para 2 copos para homens e 1 copo para mulheres por dia.

7) Diminua o consumo de sal nos alimentos. Atente para os alimentos prontos que contém muito sal.

8) Não confie em suplementos para se proteger contra câncer. É melhor obter as vitaminas e nutrientes através da alimentação.

9) Dê aos bebês durante os primeiros 6 meses exclusivamente leite materno. Depois comece com sólidos e líquidos complementares. Continue com leite materno que protege a mãe contra câncer de mama e o bebê contra excesso de peso quando maior.

10) Não fume. O uso do fumo é uma das piores escolhas para a saúde que se pode fazer.

11) Se tiver ou já teve câncer siga as recomendações para a prevenção de câncer. Isso pelo menos diminui o risco de ter câncer novamente.

Joop Stoltenborg

Fonte: A Boa Terra

Comentários

Postagens mais visitadas