Pular para o conteúdo principal

ONU declara a mandioca como o alimento do século XXI

A mandioca tem inúmeras e distintas utilizações, como a fabricação de papel e celulose, panificação, têxtil, indústria farmacêutica e de cosméticos, fertilizantes, bem como emprego nos campos de petróleo e siderurgia e como alimento..



Nomeada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como alimento mais relevante do século, a mandioca pode ser consumida por pessoas, animais e usada para fabricação.
A mandioca tem inúmeras e distintas utilizações, como a fabricação de papel e celulose, panificação, têxtil, indústria farmacêutica e de cosméticos, fertilizantes, bem como emprego nos campos de petróleo e siderurgia e como alimento, e ainda serve como produto básico na a fabricação de alimentos sem gluten, lactose e activados.

A mandioca é  rica em carboidratos/hidratos de carbono especiais que, entre outras funções, conseguem libertar a glicose mais lentamente no organismo, garantindo que não hajam picos de açúcar, que a digestão seja realizada de maneira mais fácil e, além disso, que o corpo mantenha os níveis de energia altos por mais tempo. Além desses benefícios, a mandioca também é rica em vitaminas A, B1, B2 e C e é muito indicada para a dieta de pessoas diabéticas, mesmo contendo muitos carboidratos/hidratos de carbono que, quando metabolizados, transformam-se em açúcar. Isso porque os carboidratos/hidratos de carbono presentes na estrutura não geram picos de glicemia, ou seja, produzem açúcar mais lentamente.


Hoje, a cultura da mandioca é mais concentrada em países como a Nigéria, Tailândia, Indonésia, Brasil, República Democrática do Congo e Gana. De acordo com o última declaração exposta pela ONU para a alimentação e agricultura(FAO), a cultura mundial da raiz da mandioca resulta em cerca de 270,28 milhões de toneladas em 2014, permanecendo o Brasil na 4ª posição com uma plantação de 23,24 milhões de toneladas.

Adaptado por Luis Guerreiro (correcção de texto e adaptação a português de Portugal/Brasil)

Fontes: cantinho.live

Comentários

Postagens mais visitadas