Tupinambo

O tupinambo ou batarata, ou girassol batateiro, (Heflanthus tuberosus), ainda pode chamar-se marquesinhas, e pertence à família das Compostas. Esta planta, originária das Américas, ficou muito tempo no esquecimento, mas hoje volta a pensar-se nela e fomenta-se a sua cultura.




O tupinambo desenvolve-se bem onde se dá a batata. Inclusive em solos pedregosos e de escasso valor, e até em terrenos arenosos. É de fácil cultivo, suportando temperaturas altas e baixas.

Composição -- No tubérculo encontra-se, segundo Wienhaus, aglutinina, que ele denominou fasina. Há também 1,87 % de proteína, 0,2 % de gordura, 16,4 % de hidrocarbonatos, 79,1 % de água. O conteúdo em minerais corresponde ao da batata. Os tupinambos possuem, portanto, um excesso em componentes básicos (de ação alcalina). Registra-se a presença de vitaminas, em especial vitamina C, e existem hidrocarbonatos em forma de glicose e inulina.

Emprego Medicinal-- Reveste-se de importância cada vez maior no regime de diabéticos. Segundo o professor von Noorden, correspondem 80 g de tupinambo a uma unidade de pão branco (pequeno pão de 20 g = 12 g de hidrocarbonatos).

Usos Alimentícios -- 0 tupinambo apresenta uma variedade cujo tubérculo é fusiforme, de pele lisa, rosada. Constitui, um excelente alimento humano, infelizmente pouco conhecido. Tem um sabor quase igual ao da alcachofra, ou seja, um pouco adocicado. Pode ser preparado de muitas maneiras.

Saboroso crú na salada ou cozinhado.

Em geral, cozem-se até abrandar-se em água com sal e depois prensam-se para se tomarem como purê. E muito vantajoso o não ter que conservar os tubérculos em sótãos durante o inverno, podendo deixar-se na terra, visto resistirem ao frio. Além disso, no sótão só resistem uma semana. Da terra podem colher-se nos dias frios, mesmo na primavera.


Adaptação: Luis Guerreiro

Fonte: "Guia da Saúde na Alimentação"

Na wikipedia






Helianthus tuberosus , conhecida popularmente como tupinambo ou girassol batateiro, é uma espécie do gênero botânico Helianthus, da família das Asteraceae. É uma planta nativa da América cultivada por seu tubérculo comestível.

Flores de tupinambo.

tubérculos de tupinambos.
Crescem até uma altura de 4 m. As folhas são simples, ovadas, serrilhadas ,e ásperas ao tato. As flores são de um amarelo-ouro que se agrupam em rácimos. Os frutos são aquênios muito parecidos com as sementes do girassol.
Diferentes da maioria dos tubérculos, porém em comum com os outros membros da família Asteraceae ( incluindo a alcachofra ), os tubérculos armazenam, em vez de amido, a inulinacarbohidrato que por meio da cocção se decompõem em moléculas de frutose. Por esta razão é uma fonte importante de frutose para a indústria.
Os tupinambos foram cultivados pelos povos ameríndios muito antes da chegada dos europeus. O explorador francês Samuel de Champlainencontrou esta planta semeada em Cap Cod, costa nordeste dos Estados Unidos em 1605 . O nome tupinambo é provenientes dos Tupinambás, antigas tribos indigenas do Brasil que falavam a língua tupi-guarani. Alguns destes indígenas foram levados a Paris em 1613 na mesma época em que se difundiu o cultivo desta planta na França e logo ao resto da Europa.
A planta é rustica e de fácil cultivo, mesmo em solos não muito férteis. É resistente a doenças e predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha


http://pt.wikipedia.org/wiki/Helianthus_tuberosus


Em inglês Jerusalem artichoke



http://www.nutritiondata.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2456/2

Comentários

Anônimo disse…
bom este tupinambo hein, ótimo como alimento, Bom dia , no rio de janeiro, eu tenho mudas, sementes e bagas de goji berrye para a venda, é só clicar em cima do meu nome que a senhora será direcionada par o meu blog de mudas de goji berrye.
hoje tenho disponível 4 mil mudas de goji para a venda.

Postagens mais visitadas