Agricultura Biológica é um nicho com futuro no Algarve e Alentejo

Primeiro livro é dedicado de Jack Soifer sobre o Algarve e Alentejo e mostra mais de 70 nichos de mercado que podem ser aproveitados para tirar o melhor partido dos recursos das duas regiões, a nível do turismo, da agricultura biológica ou dos produtos naturais.
«Como sair da Crise ‘A’ – Algarve e Alentejo» é o primeiro de quatro livros que mostram como ultrapassar as adversidades da crise, lançado por Jack Soifer, consultor de turismo em 295 empresas de 11 países e colaborador do «barlavento», na Fnac do AlgarveShopping, na Guia, na semana passada.
O autor que já publicou 35 livros volta agora a apresentar um novo trabalho, onde estão em destaque mais de 70 nichos de mercado que podem ser aproveitados para contrariar a crise no Alentejo e no Algarve.
O que aparece em primeiro lugar são os nichos ligados ao turismo, pois é uma das grandes mais-valias da região algarvia. Jack Soifer alertou, porém, que têm que ser bem explorados, pois o «Algarve centra-se muito no golfe, sol e praia».
Na sua opinião, estes podem continuar a ter o seu espaço, mas há que dar mais destaque, por exemplo, ao turismo «de natureza ou o desporto náutico não motorizado».
A outra aposta é a agricultura biológica, pois as duas regiões têm um clima equilibrado e não são muito afectadas por pragas.
O único entrave seria a distribuição, pois «os oligopólios têm um grande poder» no país, sublinhou Jack Soifer. A solução seria, por isso, exportar cem por cento da produção, «porque o mercado estrangeiro dá mais valor à qualidade», acrescentou.
E há diversos exemplos no Algarve, em particular na produção de flores, como os cravos ou os bonsais cítricos. «Os morangos de Olhão são exportados para a Rússia, Irlanda, Escócia, Noruega e Suécia, porque a sua qualidade resiste a um transporte longo», exemplificou.
soifer 235x300 Agricultura Biológica é um nicho com futuro no Algarve e Alentejo
Até aqui o problema tem sido a mentalidade, pois está enraizada a ideia de que só as grandes empresas conseguem fazer grandes produtos. O autor do livro contraria a ideia, garantindo que «há pequenas empresas que são especializadas, têm 30 trabalhadores e conseguem exportar muito».
Quanto ao livro «Como Sair da Crise», este é apenas o primeiro de uma série. «Vão sair mais três livros. O B (Beiras e Baixo Tejo) está escrito e espero lançá-lo em Dezembro ou Janeiro. Para o C (Cumes e Centro) já tenho o material de investigação e deverá estar pronto em Fevereiro. O D (Douro) deverá ficar para o fim do próximo ano», revelou ao «barlavento» Jack Soifer.
É que, para o autor, «Portugal tem riquezas muito distintas em diferentes regiões», por isso para cada uma escolhe «mais de 70 nichos consoante o seu potencial».
A ideia geral é, porém, a mesma: «a crise é uma oportunidade para mudar. Quem estuda história económica vê que é durante as crises que quem não tem capital consegue avançar com novas ideias e projectos». E para o consultor, «Portugal tem tudo para ser o quarto país mais importante da Europa».
Além dos bons vinhos, tem boa gastronomia, «natureza exuberante, produção agrícola da melhor qualidade, cultura diversificada e rica, bem como um património espectacular».

Fonte: http://www.quentalbiologico.com/2010/05/agricultura-biologica-e-um-nicho-com-futuro-no-algarve-e-alentejo/

Comentários

Postagens mais visitadas