A Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED) ordenou a retirada do mercado de lotes dos medicamentos Euglucon e Semi-Euglucon, para a Diabetes tipo II e do gel Disodermed, um produto de higiene corporal.
Sobre os medicamentos destinados a diabéticos não insulino-dependentes da firma Roche, o INFARMED precisou que não está em risco a Saúde Pública, mas terão de ser recolhidas todas as embalagens de todos os lotes dos comprimidos 5mg Euglucon glibenclamida e dos comprimidos de 2,5mg Semi-Euglucon sob três registos de Autorização de Introdução no Mercado (números 8269969, 8269944 e 8269977).
A retirada deve-se a resultados fora das especificações nos estudos de estabilidade em termos de dureza (compactação) e dos valores de impureza sulfonamida (antibiótico sintético usado no tratamento de doenças infecciosas causadas por microrganismos).
Em comunicado, o INFARMED informa também ter ordenado a retirada do mercado do Disoderme Gel devido à detecção de cloridrato de lidocaína, uma substância proibida na composição de produtos cosméticos e de higiene corporal.
Fonte: sítio do INFARMED ALERT Life Sciences Computing, S.A.
|
Comentários