Automassagem para fortalecer o corpo e prevenir doenças

Se você quer prevenir adoecimentos uma excelente forma de cuidar-se é o processo de automassagem. O tratamento pela massagem tem a capacidade de regular a função nervosa, de aumentar a resistência corporal à doença, de depurar os tecidos, melhorar a circulação sangüínea e conseqüentemente a irrigação da área massageada, além de tornar todas as articulações mais flexíveis. Eis algumas dicas:

1. Batida nos dentes. Como os lábios levemente fechados, use as pontas dos dedos para bater ritmicamente contra os dentes inferiores e superiores, 30-40 vezes cada.

2. Limpeza da boca: Com os lábios levemente fechados, use a língua para limpar com força em torno do espaço entre os dentes e os lábios. Limpe para a esquerda e para a direita, 30 vezes em cada direção.

3. Fricção das mãos. Esfregue as palmas das mãos uma na outra 30-40 vezes, com crescente rapidez, até que elas se aqueçam.

4. Fricção do rosto. Esfregue o rosto com as palmas das mãos aquecidas, primeiramente indo do lado esquerdo da face, cruzando a fronte, para o lado direito, 7-8 vezes.

5. Amassamento dos olhos. Com os nós dos dedos indicador, médio e anular das duas mãos, amasse com movimento circular em torno das órbitas oculares, primeiramente indo do canto interno para fora, e depois do canto externo para dentro 7-8 vezes cada.

Fonte: Retirado de A massagem chinesa. Manual de Massagem Terapêutica. Compilado no Hospital da Escola de Medicina Anhui de Pequim. Rio de Janeiro: Nova Era, 2001, pp. 11 e 218.

Comentários

Postagens mais visitadas