Anvisa propõe limites no uso de edulcorantes


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém aberta até 25 de novembro uma consulta pública a respeito de uma nova regulamentação para estabelecimento de doses máximas de edulcorantes para alimentos industrializados. O documento traz uma tabela contendo os adoçantes, como são conhecidos, os produtos aos quais podem ser adicionados (bebidas, alimentos, gomas de mascar etc.) e a “ingestão diária aceitável” (IDA).

De acordo com a Anvisa, a IDA (expressa em mg da substância/kg de massa corporal) “é a estimativa da quantidade máxima que uma substância pode ser ingerida, por dia e durante toda a vida de uma pessoa, sem oferecer risco à saúde. A IDA é definida de acordo com os conhecimentos científicos disponíveis na época da avaliação toxicológica do aditivo”.

O documento traz os edulcorantes mais conhecidos, como aspartame, sacarina e sucralose, mas também outros menos populares, como taumatina, neotame, lactitol e outros. Quem desejar fazer sugestões de modificação da tabela ou do texto pode enviá-las diretamente à Anvisa.

Fonte: Nutritotal

Comentários

Postagens mais visitadas