A sobrevivência do atum-rabilho está por um fio!
Em última análise, conservaremos apenas o que amamos. Amaremos apenas o que compreendermos e compreenderemos apenas o que nos ensinarem." ~~ Baba Dioum, 1968
2007 pode ser o ano em que o magnífico atum-rabilho, o peixe tão querido pelos apreciadores do melhor sushi do mundo, desaparece do Mediterrâneo.
Ao longo dos últimos anos, a pesca de alto desempenho capturou, frequentemente de forma ilegal, toneladas destes gigantes do oceano em tal grau que o atum-rabilho pode brevemente ser considerado comercialmente extinto.
Em Maio recomeça a época de capturas do atum-rabilho mas em vez de tomar medidas para impedir a continuação desta verdadeira tragédia, a União Europeia estabeleceu quotas de pesca superiores em mais do dobro o recomendado pelos cientistas. O resultado mais que provável é o colapso das pescas desta espécie.
O Conselho Europeu das Pescas, entidade responsável pelas pescas na União Europeia, reúne-se a 16 de Abril e irá decidir que quantidade de atum-rabilho a França, a Itália e a Espanha (donos das maiores frotas de pesca de atum na Europa) podem capturar esta temporada.
International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas |
O Conselho tem que tomar medidas drásticas e reduzir a metade as capturas de atum esta época, antes que a temperada comece, de modo a que este peixe possa ter hipótese de se reproduzir.
O WWF está a apelar a todos os países que capturam atum-rabilho que dediquem metade das suas quotas à conservação, de modo a colocar as capturas ao nível recomendado pelos investigadores, e a todos os países importadores que apoiem os esforços da campanha para salvar o atum apelando à França, Espanha e Itália que abdiquem de metade das suas quotas de capturas.
Envie um email aos governos de França, Itália e Espanha pedindo que assumam a responsabilidade pelas acções das suas frotas. Apele a que abdiquem de metade das suas quotas de pesca de atum-rabilho deste ano em prol da conservação deste predador de topo.
A sobrevivência de um dos peixes mais imponentes dos oceanos da Terra, as pescas e mesmo o próprio sushi estão aqui em jogo!
Comentários