Ómega 3 'detém câncer de próstata', diz estudo

Estamos sempre a referir ómega 3 aqui no blogg...


Uma dieta rica em ómega 3 – pode reduzir as chances de se desenvolver as formas mais agressivas de câncer de próstata, de acordo com uma pesquisa do Instituto Paterson, na Grã-Bretanha.

O estudo, publicado pela revista especializada British Journal of Medicine, indica que as células cancerosas não conseguem migrar para tecidos saudáveis quando o paciente tem uma alimentação rica em gorduras do tipo ómega 3.

Os cientistas, baseados no Hospital Christie, de Manchester, testaram os efeitos de dietas ricas em dois tipos de gordura, a ómega 3 e a ómega 6, encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais.

No entanto, o efeito da gordura ómega 6, que também traz importantes benefícios para a saúde, em pacientes de câncer de próstata é o inverso: o estudo indica que a transmissão das células doentes para a medula óssea foi aumentada.

'Fontes de energia'

Os pesquisadores acreditam que as células cancerosas podem utilizar as gorduras ómega 6 como fonte de energia para manter a sua alta taxa de reprodução e criando moléculas que controlam a migração.

"É possível que uma dieta saudável e balanceada com estes dois tipos de gordura, já que é a quantidade de ómega 3 necessária equivale a apenas a metade da quantidade de ómega 6, impeça a proliferação do câncer", afirmou o pesquisador Mick Brown.

O chefe da equipe de cientistas, Noel Clarke, também suspeita que uma dieta equilibrada entre os dois tipos de gordura possa conter o câncer de próstata.

"Essa dieta pode ajudar a manter o câncer dentro da própria próstata, onde ele pode ser monitorado com segurança e mais facilmente combatido com cirurgia ou radioterapia."

Fonte BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas