Epilepsia e magnésio

A minha mãe depois de um acidente sofreu vários anos com epilepsia. Ficou curada depois do nascimento do meu irmão mais novo...foi um caso surpreendente.

Fiz um pouco de pesquisa e de facto o magésio, o zinco e a B6 podem ajudar.

A epilepsia é marcada por níveis anormalmente baixos magnésio no sangue, fluido espinhal e cérebro, causando hiper-excitabilidade em regiões do cérebro. Há muitos casos de epilepsia que melhoram significativamente ou desaparecem com suplementação de magnésio. Numa pesquisa com 30 epilépticos, 450 mg de magnésio oferecidos diariamente, controlou com sucesso as convulsões. Outro estudo constatou que os níveis baixos de magnésio no sangue mais grave era à epilepsia. Na maioria dos casos, o magnésio funciona melhor em combinação com vitamina B6 e Zinco. Em concentrações suficientes, o magnésio inibe convulsões, limitando ou retardando a propagação da descarga elétrica de um grupo isolado de células cerebrais para o resto do cérebro. Os estudos realizados mostram que mesmo a primeira explosão das células nervosas que inicia um ataque epiléptico pode ser reprimida com magnésio.

Melhor Fontes de Magnésio:

Sumo de erva fresca (feito a partir de trigo germinado), sumos de vegetais, algas marinhas, água do mar (há quem dilua um pouco junto com água doce), folhas verdes, nozes e sementes oleosas, sementes germinadas. O Magnésio é o mineral da clorofila, que tem uma estrutura semelhante à nossa hemoglobina. Pode ainda comprar Nigari (normalmente tem mais de 90% de cloreto de magnésio) nas lojas de alimentos naturais ou ervanárias (distribuido pela Provida).O Nigari é obtido a partir da água do mar através de um processo de filtragem, centrifugação e concentração que dá origem aos cristais de Nigari, sendo depois partido e embalado. Pode ser diluído em água, cerca de 33 gramas para um litro de água.

Fontes de B6:

Melão, banana, cereais integrais (podem ser germinados), levedura de cerveja, arroz integral, cará (inhame pequeno - encontrei no Continente em Porugal), alho e sementes de sésamo (gergelim) ...

Boas fontes de zinco 



São os os feijões (podem ser germinados o mungo e o azuki) e lentilhas, nozes, sementes e cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas (podem ser compradas descascadas,convém hidratar durante algumas horas lavar, usar em saladas, patés, etc - ou transformadas em leite, moídas com água).

As sementes podem ser germinadas ou hidratadas dependendo se são descascadas ou não.





Referencias: 

http://www.todabiologia.com/saude/vitamina_b6.htm
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1307&Itemid=136
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/alternative-medicine/1858751-cloreto-magnesio/
http://cloreto.webnode.com/saude-e-rejuvenescimento/
http://www.saudemag.com.br/informativo.html
Aicardi J, Arzimanoglou A. Treatment of the childhood epilepsy syndromes. In Shorvon S, Dreifus F, Fish D, Thomas D. The treatment of epilepsy. Oxford: Blackwell, 1996:199-214.         [ Links ]
Aicardi J. Epilepsy in children, 2.Ed.: N. York:Raven Press, 1994: 555.         [ Links ]
http://airesrover.blogspot.com/2009/11/industria-farmaceutia-nao-gosta-deste.html

Comentários

sejana disse…
Gostei muito das informações. Tomo oxarcarbazepina e rivotril desde que tive a 1ª crise, qdo meu filho caçula tinha 5 meses, em 2008.
Só agora estou buscando fontes naturais p/ me auxiliar no combate; que é controlado, mas voltei a estudar e fico muito debilitada.
Obrigada e parabéns por seu trabalho!
Sejana.

Postagens mais visitadas