Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hoje é dia de índio. O que isto significa?


O Brasil era ocupado por 900 etnias indígenas quando os europeus começaram a chegar por aqui. Culturas tão diferentes e tão incompreendidas! Hoje, são 206 grupos, com 170 idiomas e conhecimentos próprios. Passados 500 anos, como diz a bonita apresentação postada por Milton Aizemberg em sua página, estamos aprendendo ainda a lição de co-existirmos.
E termos um dia no calendário anual, dedicado aos povos indígenas é um chamado, para que possamos descobrir cada vez mais como construir alianças entre todas as raças, aproveitando os saberes de cada uma e melhorando a qualidade de vida de toda a família humana.
A comunidade do Banco do Planeta reúne um rico material sobre povos indígenas, postados inclusive, por integrantes de tribos, como Karkaju Pataxó, que divulgou o projeto de etnoecoturismo de seu povo, nas terras de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.
Outro exemplo interessante é a trilha medicinal, criada pelos Guaranis de Biguaçu, SC, destacada por Fabricio Escandiuzzi.
Esta rede reúne vários outros exemplos de boa interação entre as culturas, como a unidade de descascamentode castanhas do Pará que elevou em 40% a renda de 2.200 índios no Mato Grosso e a antena via satélite conectando uma aldeia isolada, no mesmo Estado, que chamou a atenção de Francisco Assis.
É interessante fazer uma busca com este tema e descobrir quanta informação está disponível. E ainda surpreender-se com a presença no Banco de Planeta de pessoas muito engajadas em proteger os índios e criar pontes entre os 'pele vermelha' e os 'brancos', como Paulo Celso Villas-Bôas, presidente da Fundação que leva o sobrenome de sua família, famosa por mostrar ao Brasil a riqueza e diversidade cultural dos povos indígenas, com as renomadas expedições Villas-Bôas. Ou Débora Fontes Palmeira, diretora pedagógica da Reserva Thá-Fenes, onde vivem Kariri Xocós e Fulni-ôs, em Lauro de Freitas, BA.
Interaja, informe-se e aproveite para fazer mais amigos, inclusive com estes que foram os primeiros habitantes destas terras. Afinal como publicou Luciano de Souza em sua página: Todo dia é dia de índio.
Foto de Karkaju Pataxó, tirada durante os Jogos Indígenas Pataxó em Olinda - 2007, representante da Aldeia Pataxó de Barra Velha

Visite Banco do Planeta em: http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/?xg_source=msg_mes_network

0 comentários: