Crudivoro no Hospital II




Dei entrada no dia 1 na Ortopedia no Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão. Este não é um hospital particular e estou nas mesmas condições que qualquer pessoa normal.
Continuo sem saber a causa do inchaço do meu joelho esquerdo - passaram 5 dias e continuo na aventura de me recuperar e continuar a alimentar-me bem, na medida dos possíveis.
A alimentação dos hospitais é conhecida como muitas vezes sem sabor, sem qualidade, etc. Porém podemos ter um papel importante na alteração dessa situação.
Falei ontem com a dietista do hospital a qual se mostrou muito prestável e aceitou prontamente a minha dieta. Aquilo que parece extremismo para algumas pessoas (comer cru) pode ser bem aceite se explicarmos devidamente a nossa opção. Inclusive hoje trouxeram-me uma "cesta" com fruta para que eu possa fazer as minhas próprias combinações e também algumas nozes para que eu pudesse deixar de molho. Em vez do café com leite ou sumos/sucos em pacote consegui que me trouxessem um sumo natural tb. Começo assim as refeições, esperando depois cerca de 15 a 20 minutos até comer os sólidos.
Lógico que não consigo fazer grandes preparações culinárias mas dentro dos possíveis tenho conseguido manter os meus hábitos de comer pelo menos 80% cru.
Ficam algumas dicas para quem tenha que passar por uma situação idêntica (espero bem que não).
Linhaça - deixar de molho por algumas horas e lavar antes de usar - pode ser usada para misturar com a fruta. É excelente para ajudar a manter o funcionamento do intestino. Quando se está no hospital com a falta de movimento podemos facilmente ficar com prisão de ventre. Para álem disso e tal como já escrevi noutros posts a linhaça é um versátil alimento funcional com muitas propriedades importantes.
Amêndoas, nozes - podem tb ser deixadas de molho de um dia para o outro para complementar as refeições. São fontes de proteína e gorduras essenciais entre outros.
Pólen - o pólen é tão rico que quase poderia suprimir a maioria dos nutrientes que precisamos diariamente - as suas propriedades são inumeras sendo excelente não só como alimento mas tb como um reforço essencial do sistema imunitário. Combina bem com sumos/sucos de fruta ou espalhado em cima de fruta cortada aos bocados.
Mel - adoçante natural e não só mas tb uma excelente fonte de nutrientes.
Peça para lhe trazerem fruta com casca - assim evita saladas de fruta já preparadas e muitas vezes com açúcar. Podem tb conservar-se melhor mesmo sem ser no frio.

Material a ter para preparar de forma simples os alimentos:
Um coador ou peneira de rede fina.
Uma faca pequena,pois as facas de plástico não dão jeito nenhum para descascar.
Um ou vários recipientes em plástico para poder fazer as preparações e para manter algumas das frutas ou vegetais.
Dado que as saladas se podem tornar monótonas ( aqui repete-se - alface, cenoura, beterraba, tomate em quase todas as refeições) - se algum familiar ou amigo puder, peça para lhe trazerem alguns rebentos/brotos (pequenas quantidades de cada vez) ou outros vegetais que goste.
Para temperar pode utilizar molho de soja, limão, oregãos, etc, e até pode ter alguma salsa ou outra erva crescendo num vazinho.
Esta é tb uma forma de passar o "muito tempo" que passamos a ter. Descascar amêndoas, por exemplo, preparar alguns alimentos desvia-nos a atenção da dor e ajuda no processo de cura para além de manter a mente ocupada.
Não é difícil pois no hospital existem mesas que podemos ter sobre a cama e ai podemos preparar muita coisa.

Comentários

Vera Falcão disse…
Luis, é difícil mas não impossível sobreviver num lugar assim, não? Já deixei votos de restabelecimento lá no orkut, mas os renovo aqui! abraços!
Luis Guerreiro disse…
Obrigado Vera!

Impossível sobreviver não é e basta simplificar a alimentação para tudo se resolver.

Fico feliz por terem aceite tão bem a minha opção alimentar aqui no hospital. Hoje trouxeram-me linhaça e tb amêndoas para além de várias frutas.

Tudo isto mostra que estamos a evoluir e a mentalidade dos profissionais (especialmente na área de nutrição) está a ficar cada vez mais ampliada.

Já agora para quem seguir este post mais uma recomendação. Se por alguma razão tomar antibióticos (acontece muito em condições de internamento) lembre-se que os mesmos matam muitas vezes a flora intestinal (incluindo as bactérias boas). Para repor essa flora é importante incluirmos probióticos na alimentação - o mesmo pode ser feito com a utilização de kefir ou alimentos fermentados como chucrute (tenho várias receitas de chucrute no Orkut na comunidade Nutrição com Amor).O kefir pode ser de leite ou de água, é uma questão opcional.
O kefir combina muito bem com frutas e linhaça e tb pólen.
O chucrute pode ser incluído em saladas e conversa-se bem à temperatura ambiente num frasco fechado.

Postagens mais visitadas