Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sábado, 26 de abril de 2008

Conheça as principais correntes de alimentos sem agrotóxicos

São Paulo - Saiba como começou cada uma das principais correntes que defendem a produção de produtos orgânicos:

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil


Orgânica
- Corrente dominante na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, formulada na Inglaterra por Albert Howard, sobre os métodos naturais de agricultura e criações utilizados na Índia, a partir de 1905. Procura preservar tudo no meio ambiente, inclusive os insetos.Trabalha com cultivos integrados, adubos compostados, estercos animais e compostos minerais. Ela utiliza rotineiramente caldos vegetais para combater pragas, mas permite o uso de remédios e outras substâncias químicas, para combater tanto pragas quanto doenças, sob acompanhamento, quando necessário para salvar as plantas e os animais. Possui associações certificadoras em alguns estados do país, com ou sem reconhecimento de certificadoras internacionais, como as de São Paulo (AAO), do Rio de Janeiro (Abio), de Santa Catarina (Aorgânica) e do Paraná (Aaopa).

Biodinâmica - Formulada a partir de 1924 na Alemanha pelo austríaco Rudolf Steiner, criador da Antroposofia. Define como tese que a terra é um organismo vivo que possui forças imateriais. A Biodinâmica utiliza nos cultivos compostos líqüidos feitos com ervas, esterco e sílica e preconiza que estes equilibram solos, plantas e animais entre si. Possui um selo internacional de certificação própria, da Demeter. No Brasil, sua certificadora é o Instituto Biodinâmico, com sede em Botucatu, SP.

Bio-orgânica ou Biológica – Escola que surgiu na Suíça, na década de 1950, pelo agricultor Hans Müller (austríaco) e por sua mulher, Maria Müller. É forte na Alemanha e na Suíça e sua base inicial é a proposta de agricultura biodinâmica alemã, complementada posteriormente pelos estudos e avanços em microbiologia do solo.

Natural – Foi formulada pelo filósofo Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica Mundial na decada de 1930, no Japão. Ela considera o solo um organismo vivo e a água um elemento essencial do ciclo da natureza. Essa corrente recicla os recursos naturais, produz seus próprios adubos e proíbe o uso de qualquer tipo de esterco. No Brasil, é impulsionada pela Fundação Mokiti Okada, certificadora fundada em 1971, e pela Korin Agricultura Natural Ltda., maior produtora de “frangos verdes”, ou seja, criados de forma mais saudável.

Permacultura – Corrente que defende culturas permanentes, autosustentáveis e integradas ao meio ambiente, criada na Austrália nos anos de 1970 pelo biólogo Bill Mollison. Propõe que o agricultor produza todos os materiais de que necessita, dos insumos da terra à energia. O Brasil é um dos maiores campos de aplicação de permacultura no mundo, com experimentos e entidades nos diferentes ecossistemas, com institutos de Permacultura ou de Permacultura e Ecovilas no Cerrado (Ecocentro-Ipec), Mata Atlãntica (Ipema), Rio Grande do Sul (Ipers), Amazônia (Ipapermacultura).


VÍDEOS





Produzidos sem agrotóxicos, os produtos orgânicos são mais saudáveis, mas ainda poucos consumidos no país. Campanha quer despertar o interesse sobre esses alimentos.



Fonte: Agência Brasil

0 comentários: