Saúde Emocional


A doença emocional desenvolve-se quando temos mais medo do que conhecimento. Isto pode afectar-nos de certa forma como apenas uma dor de cabeça, por exemplo, ou poderíamos desenvolver condições piores, tais como ansiedade, depressão, ou mesmo doença mental. Tudo isso é causado por desgaste do estresse mental emocional. O que podemos fazer para manter o nosso estado emocional saudável? Podemos seguir a fórmula de Saúde Emocional:

Conhecimento - Medo = Liberdade

Quanto maior conhecimento temos sobre as causas e a cura para a doença, mais estável será a nossa saúde emocional. Quando há uma falta de conhecimento, as dúvidas começam. Qualquer combinação de confusão ou de dúvida, em qualquer área da vida vai se refletir no organismo e pode afectar-nos a nível físico.

O paradoxo da escolha é quando temos muitas opções. Muitas pessoas estão esgotadas e preguiçosas, devido aos maus hábitos alimentares, e quando têm muitas opções, em vez de fazer uma escolha sensata, fazem uma escolha mais fácil, escolhendo o que é popular. Mas o que é popular nem sempre é certo, e o que é certo nem sempre é popular. Quais são as fontes de todas estas escolhas excessivas? Há muitas, mas quanto mais nos expomos aos media, a mais informações e escolhas estaremos expostos.

Vê-se facilmente que há uma causa comum de muitas doenças emocionais na vida das pessoas hoje, e é assustador que muitos são viciados nessa causa: programação televisiva.

Existe uma razão pela qual é chamada de "programação". A maioria dos shows na televisão hoje sobrecarrega-nos com informações. Quando a mesma informação é vista e ouvida algumas vezes, mesmo que não seja verdade, as pessoas começam a aceitá-la como verdade. Muito do que a televisão mostra é enganoso, apresentando uma sinistra visão tendenciosa da realidade, os comerciais enganam-nos, a notícia nos faz viver no medo. Ver TV tem muitas efeitos nocivos confirmados. Como resultado, a melhor maneira para se alcançar a fórmula de saúde emocional é o seguinte:
* Pare de assistir à programação da televisão , e
* Evite as notícias.

Mas, espere um minuto: Não precisamos de conhecer as notícias de ser cidadãos bem informados ? Na realidade, se alguma coisa vai acontecer, que você precisa saber sobre isso, alguém irá dizer-lhe em breve o suficiente. Muitos vêem as notícias todos os dias, enchendo suas mentes temerosas com as condições e circunstâncias, e preocupam-se, muitas vezes sem qualquer base na realidade.
As recomendações podem parecer exageradas, mas após um curto intervalo de televisão e de notícias, verá o quanto você se vai sentir melhor. Se, por algum motivo, você não quer deixar de ver televisão ou notícias, veja só DVDS, e talvez ouvir as notícias de uma rede de Radio publica, que apresenta as mesmas noticias, de uma forma menos sensionalista. Tente fazer um "jejum" de mídia ou TV alguns dias por semana. Se você achar que não pode livrar-se disso, ou optar por não o fazer, pelo menos reduzir.

Diferentemente da programação da TV e das notícias, outra maneira comum de brincar com a nossa saúde emocional é rodear-nos de pessoas negativas. Diz o ditado, "As pessoas com quem passa a maior parte do seu tempo tornam-se como você, ou você torna-se como elas." Portanto, é possível que, se você estiver saindo com pessoas negativas, a sua atitude negativa irá "colar-se" a você. Experimente gastar tempo com pessoas que são positivas, alegres, e otimistas.

Estes são apenas os aspectos iniciais para ganhar controle emocional. Ou você controla as suas emoções, ou você é controlado pelas suas emoções. De um ponto de vista emocional, as pessoas muitas vezes comem em excesso alimentos de baixa qualidade , porque eles são utilizados para o chamado "conforto alimentar". Estes são os alimentos para os quais as pessoas correm quando as suas emoções estão fora de controle. "Comendo emocionalmente" leva frequentemente a orgias de comer demais que podem se tornar um problema grave para a saúde. Alimentos consumidos habitualmente quando as emoções estão altas são geralmente de má qualidade, o que acrescenta mais ao problema.

Por último, quando falamos de nosso estado emocional e de saúde, há muitos transtornos alimentares que podem parecer, à superfície, ser causados por dieta, mas a causa pode ser emocional. Em qualquer fase da doença, é necessário explorar tanto os componentes emocionais e espirituais. Eles são tanto integrantes da saúde como os alimentos que comemos.

Fonte: Baseado na Newsletter - 24/03/2008 Welcome to The Raw Life Health E-Newsletter #9 de Paul Nison
Tradução e adaptação de Luis Guerreiro
Foto: "Fear" de ClanOfXymox
Foto: "Overeating" © ISTOCKPHOTO/KATI NEUDERT

Ilustração : Clay Bennett - EUA

Comentários

Luis, posso copiar a matéria e colocar no meu blog?
Alice

Postagens mais visitadas