a física da alma

a física da alma. A explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e experiências de quase morte de Amit Goswami, São Paulo: Aleph, 2005

Capa a física da alma

O que acontece quando um cientista brilhante tenta explicar temas até então considerados espirituais a partir de um novo paradigma de ciência? Há mesmo um paradigma científico que dê conta dos paradoxos da vida? Neste livro Goswami tenta provar que é possível, a partir da física quântica, tratar temas complexos como os assinalados no título do livro, cuja pesquisa se iniciou em 1994. A partir daí foi aprimorando sua reflexão através do debate com filósofos, teósofos, cientistas de renome internacional além de sua mulher, a psiquiatra Uma Goswami.

Trata-se de uma leitura instigante que procura esclarecer o que sobrevive após a morte, como entender esse continuum vida-morte-renascimento, a mudança na visão de Deus, as definições de vida e morte, fenômenos de não-localidade e reencarnação, a energia vital, dentre outros temas. Sua coragem em tratar de fenômenos sobre os quais muitos cientistas não ousam se pronunciar, vai dando conta de que estamos presos na ilusão da realidade material dos dias e que libertar-se dessa ilusão, além de ampliar nosso campo de consciência, alarga o cenário da ciência.

Num dos capítulos do livro o autor, baseado na sua experiência em palestras e seminários, procura responder a perguntas que são recorrentes e que facilitam o entendimento dos temas tratados e onde se enfrentam questões como o propósito da vida e da morte, carma positivo e negativo, o que acontece quando a pessoa morre e quando se prepara para reencarnar, entre outras questões.

No último capítulo o autor faz um esforço para resumir como as idéias da Física levaram progressivamente a um modelo convincente e razoável da existência da alma. Há ainda, ao final do livro, um glossário com os termos mais difíceis de compreensão para o leitor e uma alentada bibliografia para a consulta dos mais curiosos.

Ao tratar de temas tão sérios a reflexão do autor não é sisuda. Pelo contrário, está recheada de historinhas e citações interessantes e engraçadas. Pelo cuidado e criatividade com que informações, algumas até já conhecidas, são apresentadas vale a pena conferir este livro. O depoimento de algumas idéias inovadoras do autor neste texto também podem ser vistas no filme Quem somos nós? [What the bleep do we know!?] que vem se tornando sucesso de público em todo o mundo.

Amit Goswami

Amit Goswami é conferencista, pesquisador e professor titular da Universidade de Física de Oregon. Ph.D em física quântica, é físico residente no Institute of Noetic Sciencies. Nasceu na Índia e é filho de um guru hinduísta. Há muitos anos está envolvido em estudos que buscam conciliar física quântica e espiritualidade.



Resenha elaborada por Clarice Nunes, Terapeuta Corporal.

Fonte: http://ywy.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas