A doença como caminho

A doença como caminho de Thorwald Dethlefesen e Rüdiger Dahlke, São Paulo, Cultrix, 1997

Capa A doença como caminho

Neste livro, seus autores mostram que os doentes provocam sua própria doença, considerando os sintomas como formas físicas de expressão de conflitos que mostram aos pacientes em que consistem os seus problemas.

Na primeira parte do livro os autores apresentam as questões teóricas implícitas na sua abordagem sobre a doença. Na segunda parte, os autores examinam e interpretam a expressão simbólica das doenças mais freqüentes: as infecções, dores de cabeça, transtornos cardíacos, dentre outras. Um capítulo especial é dedicado a AIDS. Todos os sintomas, como mostram os autores, têm um sentido profundo para a vida de cada um, transmitindo-nos mensagens de cunho espiritual. De sua adequada interpretação depende nossa capacidade de recuperação.

Ao final do livro existe uma lista das correspondências psíquicas dos órgãos e palavras-chave para as partes do corpo.

Lançado em 1983 vem sendo sucessivamente reeditado com grande interesse para todos aqueles que buscam o autoconhecimento. Ao final da exposição de cada sintoma os autores colocam um elenco de perguntas que o interessado deve fazer a si mesmo para obter maior esclarecimento sobre os próprios conflitos que tenta encobrir de si mesmo. Nesse sentido, é um excelente guia para a reflexão sobre nossas dificuldades cotidianas.

Thorwald Dethlefsen é psicólogo diplomado pela Universidade de Munique e alcançou grande renome com seus livros e com o documentário para a televisão Vivemos apenas uma vez? Atualmente dirige o Privatinstitut für Ausserordentliche Psychologie (Instituto particular para psicologia fora do comum) em Munique.

Rüdger Dahlke trabalha como médico e terapeuta no Heil-Kunde-Zentrum, fundado por ele e por sua mulher em Johanniskirchen, e dirige seminários sobre o significado da medicina, bem como dá cursos de jejum e meditação.


Resenha elaborada por Clarice Nunes, Terapeuta Corporal.
http://ywy.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas