Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de março de 2008

Artrite reumatóide e as bactérias intestinais

Artrite reumatóide e as bactérias intestinais
Cientistas descobrem elo de ligação

Certos tipos de bactérias intestinais podem estar ligadas ao desenvolvimento e avanço da artrite reumatóide, segundo resultados de um novo estudo.

Na artrite reumatóide, o sistema imunológico ataca os tecidos das articulações, causando problemas em muitas partes do corpo, incluindo ossos, cartilagem e órgãos internos. A doença pode provocar problemas sérios, principalmente entre as pessoas mais velhas, mas as suas causas exactas ainda não são conhecidas.

Agora, a atenção tem sido centrada no papel das bactérias - que vivem no intestino – e na possível ligação com o desenvolvimento da artrite reumatóide. Os investigadores sugerem que diferentes tipos de bactérias intestinais - e seu produto final - podem ser responsáveis por estimular o desenvolvimento da doença em outras regiões do corpo.

Cientistas da Universidade Turku, na Finlândia, recentemente realizaram um estudo comparando amostras de fezes de 25 pacientes com artrite reumatóide e 23 de um grupo de "controlo'' sem a doença, que sofriam de uma dor não-inflamatória.

Paavo Toivanen, microbiologista que participou na investigação, apresentou o resultado da investigação durante a Conferência Internacional de Doenças Infecciosas Emergentes.


MNI-Médicos Na Internet
3 de Abril de 2002

2 comentários:

Paulo Bastos disse...

Muito boa a página de você, Luiz. Parabéns mesmo. Se possível, envie-me, sempre que puder, novas receitas e informações sobre extrator de suco, desidratadores, marcas, preços e onde conseguir. Sou de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e tudo de bom para você. pauloaabastos@gmail.com

Deixo-lhes, tb, um texto escrito por mim, para reflexão.

Tabule 1
. 1/2 x. trigo sarraceno hidratado ou germinado;
. 1 cenoura picadinha;
. 1 pepino picadinho;
. 1/4 pimentão picadinho;
. Cebolinha, salsinha e hortelã;
Para temperar:
gengibre ralado
azeite de oliva extra-virgem e sal marinho.

Modo de preparar:
Misturar todos os ingredientes, amornando com as mãos, temperar e servir.
Beringela com Abobrinha
(por Ana Branco)

. Beringela descascada cortada em cubinhos
. Abobrinha ralada;
. Pimentão verde e amarelo
. Tomate em cubinhos;
. Pimenta de cheiro e Alho socados;
. Cebolinha e Coentro picados;
. Orégano.

Modo de preparar:
Massagear a beringela em cubos com as mãos, aquecendo-a com o esfregar das mãos. Acrescentar a abobrinha ralada, os temperos, misturar os ingredientes e bon apetit!

Salada de Pepino

. 1 e 1/2 x. pepino em cubinhos
. 1 x. milho cru (branco)
. 1 x. tomate em cubinhos
. 1 x. pimentão amarelho e vermelho
. 1 x. aipo
. 1 c. suco de limão
. 1 C. azeite de oliva prensado a frio
. sal marinho a gosto

Modo de preparar:
Misturar todos os ingredientes e decorar com folhas de manjericão ou coentro.


Cardápio doce - Vitamina Favorita de Sergei Passe no liquidificador os seguintes ingredientes até ficar cremoso: 2 laranjas (descascadas) 2 bananas congeladas (ou outra fruta congelada) Coloque as laranjas primeiro no fundo do copo do liquidificador e depois as bananas Decore com morangos frescos.Serve 2 a 3 pessoas( quando você se tornar viciado, só serve 1 pessoa)
Creme de sementes de linhaça germinada, com passas e banana, batidos no liquidificador.
Musli I: ½ xícara de aveia em grão hidratada; 6 ameixas secas hidratadas; 2 colheres de uva passa hidratada;
2 colheres de linhaça hidratada; 3 castanhas do pará hidratadas; 1 fruta fresca doce ou semi-doce picada. Misturar todos os ingredientes e servir. Quantidade para uma pessoa.
Musli II: ½ xícara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 6 tâmaras hidratadas e picadas; 6 nozes hidratadas e picadas; 2 colheres sopa de linhaça hidratada; 1 fruta fresca doce ou semi-doce picada.
Misturar todos os ingredientes e servir. Quantidade para uma pessoa.
Manjar de coco: Usar Polpa de coco 5mm, na quantidade que desejar. Bater no liquidificador com água de coco, dando consistência firme. Colocar em um recipiente raso. Despejar ameixas por cima. Deixar na geladeira por um tempo. As ameixas soltam um caldo preto em volta.
Mousse: manga, coco germinado ralado, passas preta triturada, morango amassado com garfo. Misturar tudo.
Mousse de Morango no Mamão Germinado: Amendoim e linhaça Ingredientes: Coco Morangos Passas brancas Canela Raspa limão Manga Mamão papaia Creme: Moer o amendoim germinado com coco , morangos, passas hidratadas, canela , limão. Modo de servir: Servir em meio mamão papaia sem caroço, com detalhe de linhaça e tiras de manga amarelas rodeando morango no centro da bola cor de rosa.
Mouse de maracujá- maracujá- manga- um pouco de mel- passas claras hidratadas- poupa de coco verde
- abacate. Bater no liquidificador os maracujás com um pouco de manga, coar e voltar com o liquido para o liquidificador adicionar os demais ingredientes bater novamente até ficar com uma consistência homogênea. Colocar na geladeira para ficar um pouco mais firme e servir frio.
Muesli: maçã, aveia germinada triturada com ameixa, passas branca inteira, raspa de limão, Castanha-do-Pará
germinada picada. Misturar tudo.
Musse de cacau: bananas maduras e cacau, bata no liquidificador e pronto! Se gelar, então, fica aerado por dentro!
Musse de abacate: Abacate + leite de castanha-do-pará + limão = divino musse docinho, bata ir ao liquidificador.
Abacaxi divino: Tem um docinho de festa sem açúcar mas não cru: abacaxi picadinho cozido com côco ralado, deixe por uns 15 minutos, depois enrole no côco ralado. Esse faz um sucesso...
Docinho de festa? bananas maduras, algum grão em pó (amendoim, avelãs...), misture até dar liga, faça pequenas bolinhas e passe em algum grão moído. Decore com uvas passas.
BOLOS
Receita básica de bolo Massa: Combine os seguintes ingredientes e misture bem: 1 xícara de nozes, sementes ou grãos passados no processador 1 colher de sopa de óleo 1 colher de sopa de mel Opcional: ½ xícara de frutas frescas amassadas ou ½ xícara de frutas secas de molho por 1 a 2 horas e passadas no processador.
1 colher de chá de baunilha ½ colher de chá de noz moscada ½ xícara de alfarroba em pó casca de 2 tangerinas passadas no processador Se a mistura não ficar firme o bastante, adicione coco ralado. Forme uma crosta num prato raso. Cobertura: Passe no liquidificador os seguintes ingredientes; adicione água com uma colher de chá se necessário: ½ xícara de frutas frescas ou congeladas ½ xícara de nozes (nozes brancas fica mais bonito) ½ xícara de azeite de oliva 2 a 3 colheres de sopa de mel suco de 1 limão médio 1 colher de chá de baunilha Espalhe a cobertura sobre a massa. Decore com frutas, cerejas e nozes frescas ou secas.
Exemplo de nozes, sementes e grãos: amêndoas, castanhas, amendoim, gergelim, sementes de linhaça, farinha de aveia ou aveia em grão, trigo e cevada. Exemplo de frutas secas: ameixa, passa, damasco, tâmara, figo ou groselha.Exemplo de frutas frescas: morango, maçã, banana, abacaxi, manga, damasco.Serve 12 pessoas.
Bolo de Coco verde de Sergei Esse bolo ganhou o concurso do Festival Crudívoro em Portland.
Massa: 1 xícara de nozes ½ xícara de tâmaras ½ xícara de água de coco verde 4 colheres de sopa de alfarroba
1 mamão pequeno Passe no processador as nozes e as tâmaras até que a mistura fique macia. Misture com a alfarroba e a água de coco. Espalhe uma camada da massa num prato. Coloque as fatias de mamão sobre a primeira camada, e a segunda camada em cima das fatias de mamão. Cobertura: 1 copo de carne de coco verde
Um pouco de água 1 colher de sopa de mel Passe todos os ingredientes no liquidificador. Espalhe a cobertura sobre o bolo. Decore com rodelas de frutas e nozes.
Imitação de bolo de chocolate Massa: Combine os seguintes ingredientes e misture bem:1 xícara de nozes passadas no processador 1 colher de sopa de óleo 1 xícara de passas 1 xícara de alfarroba em pó 1 colher de chá de baunilha ½ colher de chá de noz moscada casca de 4 tangerinas passadas no processador 1 xícara de ameixas de molho por 1 a 2 horas e passadas no processador. Forme uma camada de 12 polegadas num prato. Espalhe o caldo da ameixa entre as camadas (forme tantas camadas quantas você desejar) Cobertura: Passe no liquidificador os seguintes ingredientes; acrescente um pouco de água se necessário. 1 xícara de abacate cortado 1 colher de chá de mel suco de 1 limão médio 1 colher de chá de baunilha 4 a 5 colheres de sopa de alfarroba em pó Espalhe essa mistura sobre a massa. Decore com frutas, cerejas e nozes. Congele. Serve 12 pessoas.
TORTAS
Torta Vienense Germinados: Amêndoas germinadas Ingredientes: ameixas preta sem caroço; maçãs cortadas bem fininhas; raspas de limão; canela em pó; passas hidratadas; damasco hidratado liquidificado morangos ou cerejas Massa: Moer as amêndoas com as ameixas formando uma massa e com ela modelar um vazio para receber o recheio . Recheio: Maçã , passas, as raspas de limão e a canela, tudo a gosto. Rechear a torta. Cobertura: Cobrir a torta com o creme de damasco hidratado batendo-o no liquidificador. Enfeitar com as cerejas ou os morangos.
Variações da Torta Vienense Germinado: Amendoim germinado Ingredientes: ameixas preta sem caroço; maçãs cortadas bem fininhas; raspas de limão; canela em pó; passas desidratadas; mangas uvas Massa: Moer o amendoim com as ameixas formando uma massa e com ela modelar um vazio para receber o recheio . Recheio: Maçãs, passas, as raspas de limão e a canela, tudo a gosto.Completar o vazio modelado. Cobertura: Cobrir com manga liquidificada e peneirada na panela furada número 3. Decorar com uvas verdes e pretas.
Barquetes de Tangerina Germinados: Gergelim preto Ingredientes: Tangerina pokan Abacate Abacaxi Manga Morango Creme: Abacate liquefeito com abacaxi Modo de fazer: Partir a tangerina no sentido transversal, retirar os gomos que estão partidos ao meio, encher as barquetes de casca de tangerina com o creme, voltar com os gomos fazendo pétalas, detalhes de fios amarelos das mangas em tiras, dos morangos e do gergelim preto germinado.
Torta da baba do Conde Germinados: Pinhão Ingredientes: Figo seco Pêra madura Fruta de Conde Limão Uva passa Coco Massa: Moer o pinhão descascado com os figos formando uma massa e com ela modelar um vazio para receber o recheio . Recheio: Espreme a fruta de conde na panela furada número 1. Corte pêra em fatias finas e intercale com o creme de fruta de conde até encher o vazio. Cobertura: Coco ralado com raspa de limão enfeitado com uva passa hidratada e bolinhas feitas com o bagaço da fruta de conde com cravo espetado no centro.
Torta de abacaxi com côco Germinado: Amendoim e linhaça germinados separados Ingredientes: Abacaxi Coco Passas pretas Manga Morango Limão Massa: Moer o amendoim germinado com linhaça e passas lavadas , raspas de limão formando uma massa e com ela modelar um vazio para receber o recheio . Recheio: Picar o abacaxi em lâminas finas, deixar escorrer o excesso de líquido, misturar com coco ralado .Completar o vazio modelado Cobertura: Creme de manga liquefeito e peneirado na panela furada número 3. Cobre a torta e enfeita com morangos.
Torta de banana Germinado: Amendoim , amêndoas e linhaça germinados Ingredientes: Tâmara desidratada Banana dágua madura Banana prata ainda bem dura Limão Canela Caqui Coco Mamão ou abacate Massa: Moer o amendoim germinado com amêndoas , as tâmaras e raspas da casca do limão formando uma massa e com ela modelar um vazio para receber o recheio . Recheio: Liquidificar banana prata com caldo de limão e canela. Misturar com as bananas maduras o mamão ou o abacate cortados em fatias. Completar o vazio modelado.
Cobertura: Creme de caqui peneirado na panela furada número 3. Cobre a torta e enfeita com linhaça germinada e coco
Torta de Tâmaras com Nozes Massa: 4 xícaras de nozes 2 xícaras de tâmaras suco de uma laranja 1 colher de chá de sal ¼ de colher de chá de baunilha Passe no processador as nozes até que a mistura fique bem fina. Ponha numa tigela. Em seguida, passe no processador as tâmaras e o suco de laranja e acrescente as nozes processadas. Acrescente o sal e o extrato de baunilha. Espalhe a massa num prato. Corte em rodelas finas bananas ou sua fruta favorita e espalhe sobre a massa. Depois cubra as frutas com outra camada da massa. Decore a torta com pedacinhos de laranja e nozes e (ou) com sua fruta favorita. Serve 8 a 12 pessoas.
Torta Azecta - um tipo de fruta seca (passas, tâmaras, ameixa, damasco...) - um tipo de castanha picadinha (nozes, castanha-do-pará, amêndoas...)- abacate- mel- cacau- uma pitada de sal ou misso. Hidratar e processar as frutas secas, com o sal ou misso até formar uma massa homogênea. Colocar num pirex e adicionar as castanhas picadinhas. Deixar essa "massa" descansando e bater no liquidificador o abacate com o mel e o cacau, despejar no pirex e servir na hora ou guardar na geladeira para ficar mais firminho.
Torta de banana com chocolate 3/4 de xícara (chá) de coco ralado desidatrado 3/4 de xícara (chá) de macadâmia, amêndoas ou avelãs 1/4 de xícara (chá) de tâmaras secas (deixe de molho por uma hora) 1/4 colher (chá) de sal marinho 2 colheres (sopa) de mel Recheio 2 mini-abacates ou avocados 1 xícara (chá) de águas mineral 80g de chocolate em pó 170g de rapadura ou açúcar mascavo 1/4 de colher (chá) de canela em pó 2 colheres (sopa) de essência de baunilha 3 bananas, cortadas em rodelas de 5 mm Flocos de coco desidatrado para decorar Preparo Massa Processe o coco ralado até atingir a consistência de farinha. Adicione as macadâmias, amêndoas ou avelãs, sal e processe mais uma vez até a consistência de farinha de milho. Adicione as tâmaras e bata até que se forme uma bola ao redor do processador. Transfira a massa para uma tigela, acrescente o mel e misture com as mãos até ficar homogêneo. Com essa massa, forre forminhas redondas de 4 cm de diâmetro ou uma grande com 18 cm de diâmetro. Deixe na geladeira para firmar durante o tempo em que prepara o recheio. Recheio Ponha todos os ingredientes no processador de alimentos e bata até obter uma consistência leve, parecida com uma calda de chocolate grossa. Montagem
Retire as tortinhas da geladeira. Em cada uma, intercale uma camada de chocolate com outra de banana. Quando todas estiverem prontas, decore com flocos de coco ralado desidratado. Sirva gelada.
Torta de maça com massa de pecãs Massa: 1 ½ xícara (chá) de pecã 1 xícara (chá) de figo seco em pedaços ¼ de xícara de alfarroba (encontrada em lojas de produtos naturais) ou cacau em pó Recheio 6 maças descascadas e sem sementes raladas 1 xícara (chá) de maça desidratada moída 1 colher (chá) de canela em pó 2 colheres de sopa de rapadura 1 pitada de noz-mostarda Modo de preparar Coloque as pecãs, os figos e a alfarroba ou o cacau em pó em um processador, até que a massa forme mais ou menos uma bola. Espalhe e pressione a massa em uma forma para torta. Coloque a massa no freezer. Ponha todos os ingredientes do recheio em uma tigela e misture bem com as mãos. Retire a massa do freezer e pressione o recheio firmemente sobre elas, Deixe refrigerando por 2 horas. Serve 8 pessoas.
TORTAS ENFEITADAS: Base para fazer enfeites, tipo vela, bonecos, barcos etc: gergelim, nozes e passas (lógico que tudo germinado).
Abrir no refratário, de acordo com o tipo escolhido, no caso foi uma vela. cremes para colorir a vela: creme de banana
com linhaça, limão, canela. falso chocolate: abacate com ameixas pretas, água de coco e polpa, batidos no liquidificador.
manga com linhaça (este último para dar consistência) e coco, batidos no liquidificador. Enfeites: coco, nozes, amêndoas
picadas, uvas partidas, fatias de abacaxi e coco fatiado para enfeitar. Pôr mamão picado. O pavio da vela foi uma
castanha-do-pará. Podemos usar estrelas de carambolas, morangos etc.
Torta: base: massa de amendoim com passas; recheio: maçã ralada com limão e canela; creme de manga com amêndoas ou
coco; bolinhas de mamão.
BISCOITOS
Biscoitos de gergelim Uma ótima forma de reaproveitar a polpa das sementes depois de preparar o leite de gergelim.5 copos de polpa de gergelim 2 copos de passas 3 colheres de sopa de mel suco de uma laranja. Passe as passas e o suco de laranja no processador até que a mistura fique como um purê. Ponha numa tigela e misture com a polpa de gergelim. Acrescente o mel e misture bem. Espalhe a mistura na bandeja do desidratador usando a espátula e corte em quadrados. Desidrate a 110 graus por 12 a 15 horas ou até ficar seco. Forma 15 a 20 biscoitos.
Biscoitos Igor Passe no processador 2 copos de sementes de linhaça e reserve. Passe no liquidificador os seguintes ingredientes: 1 xícara de água 1 cebola grande cortada 3 pedaços de salsão cortados 4 dentes médios de alho 2 tomates(opcional) 1 colher de chá de sementes de coentro 1 colher de chá de sal marinho Acrescente à semente de linhaça que você processou e misture tudo com as mãos. Cubra com uma toalha e deixe a mistura repousar durante a noite para uma leve fermentação. No dia seguinte, usando uma espátula, espalhe a mistura na folha teflex do desidratador. Divida em quadrados no tamanho desejado. Desidrate até ficar seco, mas não tão ressecado. Ou seque bastante, se você deseja biscoitos para guardar alguns meses. A quantidade varia entre 25 a 32 biscoitos. Se você não tiver desidratador elétrico, ponha a mistura no sol.
Craquer de linhaça: - Linhaça hidratada – Tomate – Limão – Orégano - Mangericao fresco (bastante) – Limão – Cebolinha – Sal Bater no liquidificador o tomate, o limão, o orégano, o manjericão, a cebolinha e o sal. Misturar com a linhaça quebrada (não precisa triturar só pulsar). Adicionar algumas folhas de manjericão inteiras, misturar em uma tigela. Depois espalhar a massa (fica uma pasta mais mole) com auxilio de uma espátula sobre um vidro e desidratar.
Barrinha de cereais: Trigo germinado e moído ( só para dar liga não é a base) - Castanha de caju xerém - Coco seco ralado fininho e grosso - Pasta de passas (hidratada e triturada) - Pasta de damasco (hidratado e triturado) - Pedaços de damasco - Sal ou misso Misturar em uma tigela todos os ingredientes menos o coco ralado grosso, quando a massa ficar homogênea, abri-la sobre um vidro e jogar o coco ralado grosso em cima. Desidratar de um lado, cortar as barrinhas e virar para desidratar do outro lado.
Cereal Matinal Ponha de molho durante a noite 1 xícara de aveia em grão Passe a aveia no liquidificador com ¾ de xícara de água Acrescente ¼ de xícara de tâmaras sem caroço ou passas Acrescente 1 colher de sopa do seu óleo favorito (opcional) Sal a gosto Acrescente algumas frutas frescas e cerejas antes de servir. Serve 3 a 4 pessoas.
Cereal matinal de trigo e painço Coloque de molho durante a noite: 1 ½ xícara de painço 2 xícaras de trigo em grão 1 xícara de avelã cortadinha Ingredientes adicionais: 1 xícara de passas 3 colheres de sopa de mel 1 colher de chá de canela Usando um rolo amasse o trigo e o painço. Transfira os grãos para uma tigela e acrescente a avelã. Acrescente o resto dos ingredientes e misture.Espalhe a mistura igualmente sobre a bandeja do desidratador. É importante espalhar de uma forma que não fique nem muito fina nem muito grossa. Ponha o desidratador a uma temperatura de 100 graus e desidrate até que o cereal fique completamente seco, o que levará de 10 a 12 horas. Sirva com leite de nozes.Serve 3 a 4 pessoas.
DOCINHOS
Docinhos de Sergei 1 xícara de nozes sem por de molho ½ xícara de tâmaras ¼ de copo de água de coco verde 4 colheres de sopa de alfarroba em pó Passe no processador as nozes e as tâmaras até que a mistura fique macia. Misture a alfarroba e a água de coco. Forme pequenos bolinhos e passe na alfarroba em pó. Decore com sua fruta favorita. Forma 8 a 12 docinhos.
Docinho: Queijadinha: coco com damasco, raspa de limão – processados. Essa massa fica envolta em uma uva inteira.
CURAU Milho verde bem clarinho (se tiver velho e amarelo forte não serve para essa receita) Água de coco Uvas-passas claras Castanha de caju Canela Tirar o milho do sabugo e bater no liquidificador com a água de coco que serviu para hidratar as passas. Coar na Panela furada media (saquinho com furinhos médios) ou na peneira. Voltar com esse liquido para o liquidificador e bater com as castanhas, adicionar as passas e bater. Por na panela, amornar e jogar a canela por cima.
COCADA Ingredientes: Castanha de caju Mel Coco ralado Cravo Modo de fazer: Processar a castanha até ela virar uma farinha e misturar com os demais ingredientes. Decorar com os cravos. Se quiser mais firme, colocar para desidratar.
PAÇOCA Castanha de caju Limão Sal Processar bem a castanha de caju até virar uma farinha bem fininha, adicionar o sal e um pouquinho de limão. Amassar e modelar as paçoquinhas em formato de bolinha.
CREMES
Iogurte de nozes ou de sementes Ponha 1 xícara de nozes ou sementes de molho durante a noite com ½
xícara de água filtrada. Passe no liquidificador as nozes colocando água aos poucos até que fique um creme
grosso. Passe na peneira para retirar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino
para que o ar possa penetrar. Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até
ficar como um gosto ácido. Este iogurte pode ser feito com gergelim, semente de girassol, com qualquer tipo
de nozes ou com combinações. Você pode variar o gosto colocando mel, suco de limão, sal marinho, essência natural de baunilha ou outros sabores. Quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido
irá ficar.
Sugestões de algumas combinações para fazer deliciosos iogurtes: Castanha e gergelim Castanha,
amêndoa e gergelim Castanha e semente de girassol Gergelim e amêndoa Semente de girassol e amêndoa
Pecam e amêndoa Gergelim e avelã
Creme de Abacate: ½ abacate. Descascar o abacate, tirar a semente e amassar para ficar cremoso. Manga com Gergelim: ¼ xícara de semente gergelim hidratado ou germinado; ¼ copo ( 50ml) de água mineral; 1 manga descascada e picada; ½ de café de sumo de gengibre ralado. Bater o gergelim com a água no liqüidificador e coar. Bater o leite de gergelim com a manga e o gengibre até ficar cremoso.
Mamão com Nozes: 200g de mamão; 6 nozes hidratadas. Bater no liqüidificador as nozes com o mamão para fazer o creme. Se precisar, use um pouquinho de água mineral.
Mamão com Amêndoas: 12 à 20 amêndoas hidratadas e sem pele; 200g de mamão. Bater no liqüidificador o mamão com as amêndoas.
Trigo Sarraceno com Tâmaras: ½ xícara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 1 colher de sopa de linhaça hidratada ou germinada; 6 castanhas do pará hidratadas; 6 tâmaras; água mineral, o suficiente. Bater no liqüidificador todos os ingredientes até a mistura ficar cremosa.
Creme de Aveia em Grão: ½ xícara de aveia em grão hidratada; 6 castanhas do pará hidratada; 6 tâmaras;
água mineral, o suficiente. Bater todos os ingredientes no liqüidificador até a mistura ficar cremosa.
Obs.: Estes cremes podem ser utilizados nas preparações das mandalas ou para comer com frutas frescas picadas.
Amêndoas com Damasco: 6 damascos hidratados; ¼ chávena de amêndoas hidratadas e sem pele;
½ copo (100 ml) de água mineral. Modo de preparar: Bater todos ingredientes no liquidificador.
Amêndoas com Damasco: 6 damascos hidratados; ¼ xícara de amêndoas hidratadas e sem pele; ½ copo (100 ml) de água mineral. Bater todos ingredientes no liqüidificador.
Creme doce: uva passa (ou ameixa passa), limão e abacate batidos nos liquidificador.
Creme de cacau: Germino a semente e bato com banana.
Mandala: creme de manga com linhaça, falso chocolate, goiaba com abacaxi (batido sem as sementes).
SORVETE
1/2 coco seco, água do coco 3 bananas (congeladas sem casca) (usei a prata, se for a banana grande pode ser 2) 6 morangos (congelados)




Cardápio salgado - Patê de nozes com damasco – inhame - cheiro verde - damasco hidratado - nozes hidratadas - polpa de coco - água de coco – limão – sal – azeite Colocar todos os ingredientes no processador até ficar com uma consistência espessa e homogênea.
Receita básica de molho para salada Passe no liquidificador os seguintes ingredientes: Óleo (qualquer bom óleo como de gergelim, oliva, açafrão). Use o bastante que dê para cobrir a hélice do liquidificador. 1 colher de chá de mel (ou outro adoçante como passa ou banana) 2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre de maçã ½ xícara de água 1 copo de tempero verde cortado – de preferência fresco: salsão, salsa, coentro, manjericão ou outro. Para dar um sabor apimentado acrescente alho, mostarda, gengibre ou pimenta fresca. 1/3 de xícara de sementes ou nozes (os mais usados são sementes de girassol ou gergelim, sementes de abóbora, amêndoas etc.) ½ colher de chá de sal ( algas marinhas ou molho de soja natural)
Antepasto de Berinjela:: - Berinjela (Foram usadas três) - Caldo do limão - Pimentão verde e vermelho picadinhos - Alho poro fatiado -Tomate picado em cubinhos - Pasta de passas - Nozes hidratadas e picadas - Azeitona preta picada - Cheiro verde picadinho - Pimenta dedo de moça sem semente e picada - Orégano - Manjericão fresco- Sal - Azeite Descascar e picar a berinjela em tiras, adicionar sal e limão e prensar bastante, adicionar o pimentão que foi anteriormente prensado em outra tigela, continuar prensando e acrescentando os demais ingredientes um a um até ficar bem "cruzido". Depois colocar na geladeira. Fica mais saboroso se for preparado um dia antes de comer.
Farofa de couve - Trigo germinado - Gergelim germinado – Alho – Sal – couve – azeite Triturar no liquidificador trigo germinado, semente de gergelim, alho e sal. Picar a couve bem fininha e amornar tudo na panela, jogando azeite no final.
Guisado de legumes amornado: Na panela coloco primeiro a cebola roxa, para refogar (amornar).
Quando estiver bem quente, coloco algo frio para abaixar a temperatura, no caso foi a abóbora cortado
em forma de espaguete, depois chuchu, maçã, trigo germinado e um pouco de sal. Fazer à parte um
tempero com tomate picado, pimenta, salsa, cebola, shoyo e azeite. Azeite não se aquece.
Feijão tropeiro. Germinar por dois dias feijão azuki. Após lavar, temperar com shoyo e orégano. Colocar a farinha de mandioca feita em casa, tomate, cenoura, alho,cebola, berinjela, pimenta. Vai amornando aos poucos, primeiro a cebola e após o restante. No final, pôr azeite e passas
Tabule Colocar o trigo de molho em água de boa qualidade por 1 hora, escorrer e misturar tomates, alface, manjericão fresco, azeite extra virgem, limão etc. Pode-se acrescentar maçã picada, rúcula, pimentão, cenoura ralada, beterraba ralada. Obs.: existe trigo para quibe no mercado. Torrado. O melhor é germinar o trigo em grão, desidratá-lo e moê-lo, ou fazer com o trigo inteiro germinado.
Sementes são acidas para sua proteção. Quando germinam, tornam-se alcalinas.
Tabule I: ½ xícara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 1 cenoura picadinha; 1 pepino picadinho; ¼ pimentão picadinho; Cebolinha, salsinha e hortelã; Para temperar: gengibre ralado, azeite de oliva extra-virgem e sal marinho. Misturar todos os ingredientes, amornando com as mãos, temperar e servir.
Tabule II: ½ xícara de cevada hidratada e triturada; 1 chuchu pequeno (cru) ralado; 1 cenoura ralada; 1 tomate sem semente, picado; ¼ pimentão vermelho picadinho; Cebolinha, salsinha e mangericão; Para temperar: gengibre ralado, limão, azeite de oliva extra-virgem e sal marinho Misturar todos os ingredientes, amornando com as mãos, temperar e servir.
Tabule III: ½ xícara de broto de trigo; ½ xícara de brotos de feijão; 1 pepino picadinho; 1 cenoura picadinha; Cebolinha, salsinha e hortelã; Para temperar: limão, azeite de oliva extra -virgem e sal marinho. Misturar todos o ingredientes, amornando com as mãos, temperar e servir.
Salada de Batata Baroa: 4 batatas baroas pequenas raladas no ralo grosso; 6 castanhas do pará hidratadas e cortadas fininhas; Cebolinha e salsinha; 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem; 1 colher de café de gengibre ralado; Sal marinho. Misturar todos os ingredientes e amornar com as mãos para marinar.
Salada mista I ¼ repolho; 4 tomates; 2 chuchus (novos); 4 rabanetes; 1 abóbora (nova); 100g rebentos de feijão; 6 castanhas do pará hidratadas; Cebolinha, salsa e mangericão; Para temperar: limão, azeite extra -virgem e sal marinho.: Cortar em tiras fininhas o repolho, os tomates, os chuchus, os rabanetes, a abóbora e as castanhas. Picar a salsa, a cebolinha e o manjericão. Misturar todos os ingredientes e temperar.
Lasanha de legumes marinada 3 abobrinhas médias sem casca, em tiras finas 2 xícaras (chá) de cogumelo shiitake 1 maço de espinafres (use só as folhas) Para cada ingrediente, faça uma marinada com: 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de suco de limão 1/2 colher (chá) de sal marinho Molho Marinara 2 xícaras (chá) de tomate seco ou desidratado 3 tâmaras secas 2 dentes de alho 1/8 de cebola roxa média 1/2 xícaras (chá) de manjericão picado 1 tomate médio 1 colher de (chá) de sal marinho 1/2 colher (chá) de orégano seco
Queijo de macadâmia 3 e 1/2 xícaras (chá) de macadâmia sem casca 1/2 xícara (chá) de água mineral 2 de dentes de alhos picados 1 colher (chá) de sal marinho 1/2 colher (chá) de orégano seco Preparo de Legumes marinados Misture cada legume em sua marinada. Coloque-os separadamente sobre uma peneira e deixe escorrer durante uma hora. Molho marinara Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em alta velocidade, até obter consistência de purê. Reserve. Queijo de macadâmia Bata todos os ingrediente em um processador de alimentos, até obter uma consistência leve, parecida com de ricota batida. Adicione água, se necessário.Montagem Forre o fundo de um recipiente retangular com metade da abobrinha marinada. Espalhe por cima metade do queijo de mecadâmia. Processe os cogumelos rapidamente, o suficiente para ficar com uma consistência parecida com a de carne moída. Arrume-os sobre a mecadâmia. Derrame metade do molho marinara, faça mais uma camada de abobrinha, ponha todo o espinafre, o restante do queijo de macadâmia e por fim, o molho marinara. Leve ao freezer por 20 minutos antes de desenfornar
Hamburger vegetariano Passe no processador ½ quilo de nozes. Depois acrescente os seguintes ingredientes no processador: ½ quilo.de cenoura 1 cebola média 1 colher de sopa de adoçante(mel, banana bem madura, passa) 1 colher de sopa de óleo 1 a 2 colheres de tempero sal marinho a gosto 2 a 3 colheres de sopa de levedo (opcional) Se a mistura não ficar consistente o bastante, acrescente 1 ou 2 dos seguintes ingredientes: alho em pó, cebola em pó, salsa seca, levedo, farinha de linhaça. Faça bolinhos ou use a forma que desejar. Polvilhe com páprica antes de servir. Obs: Se você quiser "fishburger"(sabor de peixe) acrescente algas marinhas.
Serve 10 pessoas.
Hambúrguer de cogumelo Passe no processador ½ quilo de nozes e acrescente os seguintes ingredientes no processador: ½ quilo de cenoura, 1 cebola média, 1 colher de sopa de adoçante (mel, banana bem madura ou passas ), 1 colher de sopa de óleo, 1 a 2 colheres de sopa de tempero seco, sal marinho a gosto, 2 a 3 colheres de levedo (opcional). Se a mistura não ficar firme o bastante, acrescente 1 ou 2 dos seguintes ingredientes: alho em pó, cebola em pó, flocos de salsa seca, levedo, farinha de linhaça. Forme porções em forma de hambúrguer. Corte em rodelas 2 grandes tomates maduros e 1 cebola grande. Tenha pronto o seguinte: 10 pequenos ou 5 grandes cogumelos abertos ao meio.10 folhas de espinafre fresco Forme os hambúrgueres dessa forma: coloque uma parte do cogumelo num prato, coloque as folhas de espinafre, a mistura em cima, depois uma fatia de tomate e por último uma fatia de cebola. Você pode unir seu sanduíche com palitos. Serve 10 pessoas.
Garden Blend ou Mistura do Jardim Sumo de 1/2 limão, 1/2 maçã, 1/2 pepino, 1/2 abacate (descascado e sem caroço), 5 folhas de alface, alguns ramos de coentro, 3 folhas de cebolinho. 1 copo de água, sal marinho e/ou miso a gosto, pimenta dedo-de-moça a gosto. Guarnições: azeite extra-virgem e tomate em cubos (opcional). Preparo: Bater tudo no liquidificador, exceto as guarnições, até ficar cremoso. Servir imediatamente, com cubos de tomate e azeite extra-virgem.
PATÊS, MAIONESES E CREMES
PATÊ DE TOMATE Para 5 xícaras de molho de tomate sem pele e temperado (com cebola, alho, orégano ou manjericão), pôr meia xícara de óleo de oliva e usar pão velho ou farinha de rosca, até o ponto de patê. OUTROS PATÊS Podem-se usar abóboras ou outros vegetais seus preferidos.
PATÊ DE NOZES E MEL (para pôr no pão) Ralar a quantidade desejada de nozes ou avelãs, castanhas, etc. Juntar com ½ xícara de mel puro e 1 colher (de chá) de gotas frescas de limão. Misturar bem.
OUTROS PATÊS Podem-se usar abóboras ou outros vegetais seus preferidos.
Improvise com ingredientes frescos, naturais. Para dar consistência, engrosse com alguma farinha integral.
Se você tiver uma balança, pese e anote cada ingrediente. Assim, quando tiver aprendido a fórmula certa, pode repeti-la sempre.
CREME DE NOZES Moer a quantidade pretendida de nozes cruas, no liqüidificador, adicionando óleo vegetal prensado a frio.
Recuse as nozes que tenham fungo ou bolor. Examine cada uma delas. O amendoim é contra-indicado, por costumar ter o fungo aflatoxina, que é cancerígeno e também aparece em outros tipos de nozes e castanhas. Examine bem, uma por uma.
Creme de Abacate: ½ abacate. Descascar o abacate, tirar a semente e amassar para ficar cremoso. Manga com Gergelim: ¼ xícara de semente gergelim hidratado ou germinado; ¼ copo ( 50ml) de água mineral; 1 manga descascada e picada; ½ de café de sumo de gengibre ralado. Bater o gergelim com a água no liqüidificador e coar. Bater o leite de gergelim com a manga e o gengibre até ficar cremoso.
Mamão com Nozes: 200g de mamão; 6 nozes hidratadas. Bater no liqüidificador as nozes com o mamão para fazer o creme. Se precisar, use um pouquinho de água mineral.
Manga com Castanha do Pará: 6 castanhas do pará, hidratadas; 1 manga descascada e picada; Bater no liqüidificador a polpa da manga com as castanhas do pará, até ficar cremosa. Se precisar acrescentar um pouquinho de água mineral.
Mamão com Amêndoas: 12 à 20 amêndoas hidratadas e sem pele; 200g de mamão. Bater no liqüidificador o mamão com as amêndoas.
Trigo Sarraceno com Tâmaras: ½ xícara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 1 colher de sopa de linhaça hidratada ou germinada; 6 castanhas do pará hidratadas; 6 tâmaras; água mineral, o suficiente. Bater no liqüidificador todos os ingredientes até a mistura ficar cremosa.
Creme de Aveia em Grão: ½ xícara de aveia em grão hidratada; 6 castanhas do pará hidratada; 6 tâmaras;
água mineral, o suficiente. Bater todos os ingredientes no liqüidificador até a mistura ficar cremosa.
Obs.: Estes cremes podem ser utilizados nas preparações das mandalas ou para comer com frutas frescas picadas.
Amêndoas com Damasco: 6 damascos hidratados; ¼ chávena de amêndoas hidratadas e sem pele;
½ copo (100 ml) de água mineral. Modo de preparar: Bater todos ingredientes no liquidificador.
MAIONESE SEM OVOS – 1 1/2 xícara de água; 1 dente alho, 2 rodelas de cebola; 4 azeitonas, sal a gosto; 1 xíc. ou mais de óleo vegetal; 3 colheres de sopa (não muito rasas) de extrato de soja (leite de soja) em pó. OBS: Se ficar muito densa, incluir um pouco mais de água até adquirir a consistência desejada. PREPARO Bater tudo no liqüidificador.
MAIONESE DE TOMATES 1/2 xícara da maionese acima, porém mais consistente. Junte 1/2 xícara de suco fresco de tomate e então misture bem.
Receita básica de molho para salada
Passe no liquidificador os seguintes ingredientes: Óleo (qualquer bom óleo como de gergelim, oliva, açafrão). Use o bastante que dê para cobrir a hélice do liquidificador. 1 colher de chá de mel (ou outro adoçante como passa ou banana) 2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre de maçã ½ xícara de água 1 copo de tempero verde cortado – de preferência fresco: salsão, salsa, coentro, manjericão ou outro.
Patê Tropical 1 xícara de broto de amendoim 1 xícara de gergelim deixado de molho 1 mandioquinha pequena 1 inhame pequeno 2 ou 3 cebolinhas verdes 1 dente de alho Suco de limão – a gosto Sal marinho Azeite Ervas finas Batemos tudo no processador.
Patê Mediterrâneo 1 xícara de sementes de girassol sem casca deixadas de molho ½ xícara de trigo germinado ½ xícara de centeio germinado ½ pimentão vermelho 1 quiabo pequeno 1 talo de salsão
2 ou 3 cebolinhas verdes Um punhado de azeitonas verdes (retirar os caroços) 3 tomates secos
1 colher de chá de tomilho Vinagre de maçã a gosto Batemos tudo junto no processador.

*Queijo de castanha-do-pará 250g de castanha do Pará ¼ de xícara (chá) de molho de soja natural 1 colher de sopa de gengibre ralado ½ colher (chá) de pimenta caiena em pó 2 colheres (sopa) de suco de limão Modo de preparar: deixe as castanhas do Pará de molho em água por 12 horas. Depois bata no liquidificador. Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos e bata até obter uma mistura de consistência firme.
** Cebola caramelizada 300g de cebola roxa (julienne) ¼ de xícara (chá) de molho de soja natural ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem Modo de preparar: misture todos os ingredientes e deixe marinando por 1 hora. Coloque no desidratado por 4 horas. Quem não tem o equipamento pode improvisar colocando no forno, em temperatura mínima e coma porta entreaberta, até obter a aparência de cebola caramelizada.
Wrap de castanha do Pará 6 folhas de couve inteira * toda receita de queijo de castanha-do-Pará 2 avocados (espécie de abacate menorzinho), cortado em tiras ** toda receita da cebola caramelizada ½ caixinha de oliva para regar. Corte e retire o cabo da couve. Regue as folhas com azeite de oliva. Coloque cada folha de couve em uma tábua e recheie com um pouco de queijo de castanha-do-pará, tiras de avocado, cebola caramelizada e alfafa. Enrole como se fosse um sushi e depois corte ao meio em diagonal. Decore com uma flor comestível e sirva. Rende 6 porções.

Espaguete de batata/cenoura – Amendoim germinado triturado grosseiramente, salva, limão, sal e azeite.
Coloca-o na macarronada.
Para o molho: bater no liquidificador 3 tomates sem sementes (para não dar minha água), ½ pimentão
vermelho, sal, pimenta e tritura sem água. Após, azeite e bate mais um pouco. Cobrir o macarrão com
esse molho.
Imitação de Espaguete Passe na parte larga do ralo pedaços de abóbora para ficarem em forma de espaguete Polvilhe com páprica e óleo antes de servir. Molho de tomate com manjericão: Passe no liquidificador 2 tomates. Adicione os seguintes ingredientes e ligue novamente o liquidificador. 2 a 4 dentes de alho 3/4 de xícara de manjericão fresco suco de um limão 2 colheres de sopa de azeite de oliva 4 tâmaras(ou algumas passas) 1 xícara de tomates secos Serve 7 pessoas.

Queiju - água ou água-de-coco - castanha de caju crua – probiotico - sal - orégano Hidratar as castanhas processar com um pouquinho de água, colocar numa tigela e adicionar os probioticos, deixar fermentando por aproximadamente 5 horas (até ficar com um leve aroma azecto). Depois acrescentar azeite, sal e orégano e misturar bem.
SALADAS
Salada de Batata Baroa: 4 batatas baroas pequenas raladas no ralo grosso; 6 castanhas do pará hidratadas e cortadas fininhas; Cebolinha e salsinha; 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem; 1 colher de café de gengibre ralado; Sal marinho. Misturar todos os ingredientes e amornar com as mãos para marinar.
Salada de folhas e rabanete com molho de romã e mel (para cinco pessoas) 6 folhas de alface-lisa 6 folhas de alface-crespa 6 folhas de alface-frisada 20 folhas de endívias 3 rabanetes Molho 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem 1 colher (sobremesa) de mel 1 romã média suco de 2 limões grandes
sal e pimenta-do-reino a gosto PASSO A PASSO Lave bem as folhas de alface e de endívia. aRsgue-as com as mãos, em pedaços grandes, e coloque-as em uma travessa de salada. 2/Corte os rabanetes em lâminas finas e misture às folhas.
3/Em uma tigela, bata o suco de limão com um batedor de arame. Adicione o azeite aos poucos, sem parar de bater. Quando a mistura estiver encorpada, junte a polpa de romã, o mel, o sal e a pimenta. Regue a salada com o molho e sirva.
Repolho fermentado.Não pode lavar o repolho. Pica fino o roxo e branco, soca no vidro para tirar o ar
(anaeróbica) fermenta de 8 a 12 horas sem água. No frio leva mais tempo. Na hora de fechar o vidro,
põe uma folha maior do repolho, para que não entre em contato com a tampa. Se não colocar, a
primeira camada em contato com a tampa desprezar.
Salada mista I ¼ repolho; 4 tomates; 2 chuchus (novos); 4 rabanetes; 1 abóbora (nova); 100g rebentos de feijão; 6 castanhas do pará hidratadas; Cebolinha, salsa e mangericão; Para temperar: limão, azeite extra -virgem e sal marinho.: Cortar em tiras fininhas o repolho, os tomates, os chuchus, os rabanetes, a abóbora e as castanhas. Picar a salsa, a cebolinha e o manjericão. Misturar todos os ingredientes e temperar.
SOPAS E CREMES
Borsht (essa é uma receita adaptada de um prato russo) Passe no liquidificador os seguintes ingredientes:2 xícaras de água 3 beterrabas 1 pedaço de gengibre 3 a 4 dentes de alho 6 a 7 folhas de louro Coloque a mistura numa tigela. Passe rapidamente no liquidificador os ingredientes abaixo: (cerca de 30 segundos) 2 xícaras de água 2 cenouras 2 pedaços de salsão 2 colheres de sopa de vinagre de maçã 3 a 4 laranjas descascadas e sem sementes 1 colher de sopa de mel 1 xícara de azeite de oliva sal marinho a gosto Acrescente ½ copo de nozes e passe no liquidificador bem rapidamente a baixa velocidade, apenas para quebrar um pouco.Corte em pedaços:¼ de uma cabeça de repolho 1 a 2 cenouras 1 pé de salsa Acrescente à mistura da tigela e mexa. Serve 7 a 8 pessoas.
Sopa de coco ralado Passe no liquidificador por 1 a 2 minutos: 2 xícaras de água ½ copo de coco fresco ralado. Acrescente os seguintes ingredientes e ligue o liquidificador novamente por mais 1 minuto: 2 xícaras de salsão (cortadinho) 2 colheres de sopa de molho de soja natural 1 dente de alho pimenta a gosto (se desejar) Coloque numa tigela grande e adicione: 1 cenoura média ralada ¼ de pé de salsa(cortadinha) 2 batatas médias raladas pedaços de cogumelo (opcional) Serve 7 pessoas
CALDO VERDE Batata inglesa ( só usar orgânica, pois a "comum" tem muito agrotóxico" Batata baroa Couve picada bem fininho Alho Cebola Curcuma (açafrão da terra) Misso Cheiro verde picadinho Azeite Limão Picar ou ralar fino (ralado fica mais gostoso) as batatas e deixar de molho para desamidar. No caso da batata ralada o amido se deposita no fundo da tigela e você retira o restante para fazer o caldo. Coloque o liquido no liquidificador e bata com ½ dente de alho, um pouco de cebola, um pedacinho de curcuma, o misso, o azeite, gotinhas de limão e um pouco do cheiro verde. Despeje o caldo na panela adicione a couve depois de prensá-la um pouco. Amorne e jogue o resto do cheiro verde por cima.
Sopa creme Passe no liquidificador 1 copo de carne de coco com 1 copo de água por 2 minutos. Acrescente 1 copo de castanhas e ligue o liquidificador por mais 1 minuto. Acrescente os ingredientes abaixo e ligue novamente o liquidificador: 1 xícara de água ½ xícara de azeite de oliva 1 colher de sopa de mel 1 xícara de salsão cortadinho pimenta para dar gosto 2 a 5 dentes de alho Acrescente um ou mais dos seguintes ingredientes: Brocoli cortadinha, cogumelo fresco, tomate, milho verde, ervilhas ou cenoura ralada. Polvilhe com salsa antes de servir. Serve 5 pessoas.
Chili Passe no liquidificador os seguintes ingredientes: 1 xícara de água 2 xícaras de tomates frescos (cortados) ½ xícara de tâmaras ou passas ½ xícara de azeite de oliva 1 xícara de tomate seco 1 xícara de cogumelo desidratado 1 xícara de salsão cortado sal ou molho de soja natural 1 a 2 colheres de sopa de suco de limão pimenta a gosto 2 a 5 dentes de alho Uma porção de manjericão Acrescente ½ quilo de feijão, ervilha ou lentilha brotados. Não passe no liquidificador! Polvilhe com salsa antes de servir. Serve 5 a 7 pessoas.
Gazpacho Passe no liquidificador os seguintes ingredientes: ½ xícara de água ¼ de copo de azeite de oliva 5 tomates maduros 2 dentes de alho ou pimenta a gosto 1 colher de sopa de mel ( tâmaras ou passas podem substituir o mel) ¼ de xícara de suco de limão ½ colher de chá de sal marinho 1 pé de manjericão Essa é a parte líquida do gazpacho Agora corte os seguintes vegetais em cubos: 1 abacate grande 1 pimentão médio 5 pedaços de salsão 1 cebola pequena Acrescente esses ingredientes à mistura anterior e polvilhe com salsa seca. Serve 4 a 5 pessoas.
Pão de queijo - Amendoim germinado e descascado - Grão de bico germinado e Descascado - Cenoura amarela ralada – Alho – Sal - Gergelim para untar Processar todos ingredientes até ficar com consistência de massa de pão de queijo untar a forma com gergelim, fazer bolinhas e desidratar.
Pizza Massa: Passe no processador 2 copos de sementes de linhaça. Passe no liquidificador os seguintes ingredientes: 1 xícara de água 1 cebola grande cortada 3 pedaços de aipo cortados 2 tomates médios 1 colher de sopa de sal marinho Junte a linhaça processada à mistura acima com as mãos. Espalhe sobre as folhas do desidratador com uma espátula. Divida em quadrados do tamanho desejado. Desidrate até ficar seco, mas não demais. Cobertura: Passe no liquidificador os seguintes ingredientes com o mínimo de água possível. 1/2 quilo de nozes 1/2 xícara de tomate seco 1/2 xícara de passas suco de 1 limão 2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manjericão seco Ponha numa tigela e acrescente: 1 colher de sopa de cebola em pó 1 colher de sopa de alho em pó 2 a 3 colheres de sopa de levedo 1 colher de sopa de missô Misture bem. Forme a pizza: Espalhe a cobertura sobre a massa . Decore com batata doce ralada, tomate cortado, pedaços de cogumelo, pedaços de azeitonas e salsa cortadinha. Podem ser formados 9 fatias de pizza.






--
Se necessário for, imprima este texto/arquivo utilizando o verso de folhas usadas ou use os dois lados, diminuindo sempre as 4 margens.

Amplexos a todos e ósculos a todas. Paulo Bastos - 47 anos - BH - MG.

Luis Guerreiro disse...

Oi Paulo! Obrigado!

Pode contatar o António, ele é ai de BH - crudivorismo@crudivorismo.com.br

Muita Paz!

Luís Guerreiro