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sexta-feira, 28 de março de 2008

Aprender a respirar

A respiração adequada é essencial não só para a prática da ioga, mas crucial para o bem-estar geral. Você ficará espantado com a forma calma e centrada que apenas algumas respirações profundas podem fazer com que se sinta. A seguir, seguem-se os muitos benefícios de respiração profunda e atenta.

Benefícios físicos

Permite entrar mais oxigênio no sistema sanguíneo e expele o mau cheiro e tóxicos irritantes.

Relaxa as glândulas supra-renais e permite que o corpo redistribua a energia de uma forma mais produtiva.


Benefícios mentais

Reduz o stress e ansiedade. Pode mudar de um estado de espírito de pânico para um de calma.

Melhora a concentração e foco. Reduz a mente "tagarela" e melhora os pensamentos criativos e claros.

Tire os seus sapatos e coloque os pés no chão.

Sente-se erecto, distribuindo o seu peso uniformemente sobre sua nádegas.

Descanse os braços sobre suas coxas ou para o lado, palmas para cima, polegar o dedo indicador tocando.


As palmas para cima rolar as articulações dos ombros e concentra sua energia para cima, para o céu.


exercise graphic

Respirar com rotação dos ombros


Gentilmente mantenha o seu estômago para dentro e inale lentamente, rodando os seus ombros para frente e para cima.

Então, exale lentamente, rodando os seus ombros para trás e para baixo. Faça isso três vezes num movimento contínuo.

Imagine a energia fluindo pela sua coluna acima, através de seu pescoço até à coroa da sua cabeça enquanto você inalar e, em seguida, de volta para baixo quando você exalar. Relaxe a sua mandíbula

Reconheça os seus pensamentos, sentimentos e emoções quando você inalar, em seguida, solte-os quando você exalar. Fique consciente e atento.


exercise graphic


Respiração Profunda


Inalar profundamente e visualizar encher o estômago, parte inferior dos pulmões, parte média dos pulmões, parte superior dos pulmões e seu peito com o ar.

Lentamente empurre o ar para fora da parte superior dos pulmões , parte média dos pulmões, parte inferior dos pulmões e estômago.

Repita cinco vezes com os olhos fechados.


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Respirar com cabeça inclinada para baixo


Mantendo os olhos fechados, traga o seu queixo ao seu peito.

Assumir três longas respirações então lentamente trazer o seu pescoço à sua posição vertical por "desenrolando" cada vértebra (Dica: existem sete vértebras do pescoço.)

exercise graphic

Retenção da Respiração



Fique consciente das suas necessidades físicas e emocionais durante todo o exercício. Concentrando-se no seu corpo é a única maneira de sintonizar-se com o corpo.

Inalar lentamente durante cinco contagens, reter durante cinco contagens e exalar fora cinco contagens. Faça três ou mais conjuntos completos.

Inalar lentamente durante cinco contagens, segurar a respiração por cinco contagens, em seguida exalar durante cinco contagens. Faça três ou mais conjuntos completos.

Inalar lentamente durante cinco contagens, exalar durante cinco contagens e, em seguida, mantenha durante cinco contagens. Faça três ou mais conjuntos completos

Inalar lentamente durante cinco contagens, segure a respiração por cinco contagens, exalar durante cinco contagens, e manter, exalar durante cinco contagens. Faça três ou mais conjuntos.



exercise graphic
Tradução e adaptação de Luis Guerreiro
Baseado no trabalho de Megan Lurie McCarver, MA, CMT, ( instrutora certificada de Hatha Yoga).

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