Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sábado, 24 de novembro de 2007

Aloe Vera (Babosa)


Algo mais sobre esta fantástica e milenar planta


A Babosa (ou Aloe Vera), por seus efeitos terapêuticos e regeneradores, é mencionada em passagens bíblicas e nos antigos hieróglifos egípcios, sendo utilizada por Alexandre Magno em suas conquistas como sendo o único paliativo para os ferimentos de guerra.


Atualmente a Aloe Vera está sendo redescoberta com a vantagem de que agora ela tem sido submetida a investigações mais seguras e profundas, nas quais são realizadas análises de laboratório e provas clínicas controladas que asseguram a eficácia em estudos oficiais sobre a Babosa.


E quais são essas propriedades que fazem da Aloe Vera um produto natural tão maravilhoso para a saúde e a beleza?


O Doutor Greg Henderson, diretor de uma clínica naturista, no Estado da Califórnia, apoiado em provas de laboratório, menciona as seguintes propriedades da Babosa:


1) FUNÇÃO INIBIDORA DE DOR:
A Aloe Vera reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento devido a sua grande capacidade de penetração, vantagem que não é encontrada na maioria de outros produtos.


2) AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA:
A Aloe Vera tem uma ação similar à dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite, ou picadas de inseto.
Para um melhor efeito sobre a pele, coloque um algodão, empapado com o gel de Aloe Vera e cubra-o para evitar que se evapore. Um ponto importante a ressaltar é que a Aloe Vera não contém cortisona, mas contém enzimas e outros elementos que a tornam altamente antiinflamatória.


3) AÇÃO COAGULANTE:
Como a Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização.


4) AÇÃO QUERATOLÍTICA:
Esta ação permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sanguíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos.


5)AÇÃO ANTIBIÓTICA:
Comprovou-se que a Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus que produzem o pus, etc. É um produto excelente para a eliminação bacteriana, bem como para sua prevenção.


6)AÇÃO REGENERADORA CELULAR:
A Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e além disso elimina as células velhas.


Graças a presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo,
proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nessas células.


CÂNCER DE PELE : A milagrosa Aloe Vera será uma arma contra o câncer de pele no futuro, assegurou o Dr. Faith Strickland, do Centro de Câncer Anderson, da Universidade do Texas. Ele também assegura que a Aloe evita que o sistema imunológico da pele se danifique.


Uma característica importante é que a Aloe contém 18 dos 23 aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita para a formação de proteínas (as proteínas são cadeias formadas pela combinação de vários aminoácidos). Ademais, a Aloe contém minerais como o cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, sódio e potássio, que são elementos indispensáveis para o metabolismo e para a função celular.


7)AÇÃO ENERGIZANTE:
A Aloe Vera ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, por isso temos de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, intervindo na prevenção da maioria das
enfermidades, como se pode constatar em estudos sobre tal vitamina.


8)AÇÃO DIGESTIVA:
A Aloe Vera contém uma grande quantidade de enzimas. Algumas enzimas podem ser produzidas pelo organismo (ex.: pelo pâncreas), porém outras não o são, havendo portanto a necessidade de serem adquiridas externamente. Durante o processo digestivo, as enzimas transformam as proteínas, convertendo-as em aminoácidos; os carboidratos em açúcares (glicose) e as gorduras em ácidos graxos. E desta forma esses elementos transformados são absorvidos pelo intestino e levados à corrente circulatória.


9)AÇÃO DESINTOXICANTE: (Desintoxicação = eliminação + regeneração + assimilação) Devido ao potássio que a Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação.
A Aloe contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular.


A Babosa, ao ser ingerida pela primeira vez, tende a produzir um pouco de diarréia, devido ao fato de que ela produz uma limpeza inicial nos intestinos, tanto de bactérias quanto de alimentos que estão retidos nas alças intestinais ou nos divertículos.


10)AÇÃO REIDRATANTE DA PELE:
A Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto as ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol.


11)AÇÃO NUTRITIVA:
A Aloe Vera contém 18 dos 23 aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para formação de células e tecidos. Além disso, contém enzimas necessárias ao processamento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas no estômago e no intestino.


A Aloe contém uma grande variedade de vitaminas, como a B1, B5, B12, A e C. Também contém minerais como cálcio, fósforo, cobre, ferro, magnésio, manganês, sódio e potássio.


12)AÇÃO TRANSPORTADORA:
A Aloe Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada. Esta é a razão pela qual existam milhares de produtos cosméticos e medicinais misturados com Aloe Vera. Como exemplo podemos citar:


->Em combinação com eucalipto e jojoba, ela fornece um grande calmante para a dor, já que penetra nas três camadas da pele, chegando até a região muscular.


->Associada à própolis de abelha, nos dá um excelente creme para infecções da pele.


->Associada ao óleo de coco e a um bloqueador de raios ultravioleta nos dá um excelente protetor solar.


Lista das principais enfermidades e moléstias que a planta Aloe Vera ajuda a prevenir e controlar:


Acne / Úlceras pépticas e estomacais / Pressão alta / Dor de Cabeça / Pé-de-atleta / Insônia / Inflamações / Constipação / Colite / Disenteria / Problemas digestivos / Queimaduras de raios X / Estimulante da circulação / Infecções na pele / Congestão crônica do nariz / Anemia / Reumatismo / Ação coagulante / Ação adstringente /
Inibidor da dor muscular / Estimulante do crescimento / Queimaduras por fogo /Erupção cutânea / Esclerose múltipla / Veias varicosas / Artrite / Câncer digestivo e do cólon / Inflamação dos intestinos / Seborréia e alopécia / Dermatite / Tuberculose.


Além disso, possui excelente penetração na pele, ótima como regenerador celular, ação queratolítica (desprendimento de células mortas da pele), ação antibiótica, energizante, digestiva, desintoxicante, nutritiva, cosmética e reidratante da pele.


Nutrientes da Babosa (Resumo Final) :


Minerais Aminoácidos Aminoácidos Essenciais Não Essenciais Vitaminas
---------------------------------------------------
Cálcio Isoleucina Ácido aspártico Vit. A
Fósforo Fenilalanina Ácido glutâmico Vit. C
Cobre Treonina Alanina Vit. B1
Ferro Valina Prolina Vit. B5
Magnésio Leucina Histidina Vit. B6
Manganês Metionina Serina Vit. B12
Sódio Lisina Glicina
Potássio Triptofano Arginina
Tirosina
Olanina


Extraído de:
1) Graedon, J., 1981. "The people's Pharmacy". Oregon Journal. Portland. Or. Gjerstand ;
2) G. and Riner, T.D.1968. American Pharm. Vol. 140 (2) ;
3) Gates, G. 1975. My faorite plant Aloe-Vera. Am. Horticultural. Vol.54(5) ;
4) Swigget, H. 1968. Savila Newspaper. "San Antonio Express News".

0 comentários: