'Luz pode acrescentar uma hora a relógio biológico'

Afinal a luz sempre alimenta...
~~,...............................---.


Somos governados por um relógio biológico de 24 horas
O ciclo natural dos humanos, de 24 horas, pode ser estendido com segurança em uma hora com a simples exposição a pulsos de luz brilhante, segundo sugere uma nova pesquisa.

Especialistas afirmam que esta hora extra pode ser útil para astronautas em adaptação para missões mais longas para Marte - onde um dia dura 40 minutos a mais do que na Terra.

A equipe de cientistas, de universidades dos Estados Unidos e da França, testaram o tratamento com luzes em 12 voluntários e foram bem sucedidos.

A pesquisa foi publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Relógio biológico

Muitas espécies, incluindo humanos, têm "ritmos circadianos" naturais, estabelecidos para coincidir com a duração de um dia na Terra.

O contraste entre a exposição à luz do dia e a escuridão da noite seria responsável pelo ajuste deste relógio, que ajuda a garantir que o corpo está trabalhando da melhor forma possível em momentos do dia quando é necessário o máximo de atenção.

Cientistas já sabem que é possível interferir com o "marcapasso" circadiano humano usando o controle de exposição à luz.

O último projeto de pesquisa, dividido entre a Universidade de Lyon na França e a Escola de Medicina de Harvard nos Estados Unidos, tentou descobrir se é possível ajustar estas alterações e obter um resultado mais preciso.

Todos os 12 voluntários que participaram do estudo tinham ciclos que variavam entre 23,5 a 24,5 horas.

Os voluntários do estudo foram fechados em um laboratório por mais de 60 dias para evitar exposição à luz do dia, que poderia interferir na experiência.

Depois de permitir que estes voluntários dormissem e acordassem normalmente por alguns dias, um novo regime foi imposto, com "dias artificiais" produzidos por uma combinação de luz fraca e pulsos de luz brilhantes perto do fim das "horas de vigília".

Depois de 30 dias, os cientistas descobriram que a combinação de luz brilhante e pulsos conseguiu manipular o ciclo circadiano, acrescentando aproximadamente uma hora para o dia de cada voluntário.

"Jet lag, trabalho em turnos diferentes e desordens circadianas como as síndromes das fases do sono avançadas ou atrasadas estão todos associados - de formas diferentes - com um problema em que o sistema circadiano está fora de sincronia com o ciclo de luz/escuridão", escreveram os pesquisadores.

"Nestas situações, o sono e as interrupções no ciclo circadiano poderiam ter conseqüências graves na saúde, competência e segurança de equipes de astronautas."

Os cientistas sugeriram que o "tratamento" com luz poderia ser dado para astronautas em missão em Marte, enquanto eles cuidam de lavouras em momentos apropriados do dia, em um módulo estufa bem iluminado.

Comentários

Postagens mais visitadas