Instituto Kairós




Fomos visitar no passado fim de semana a sede desta ONG com um trabalho magnifico desenvolvido.

O Instituto Kairós é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, sediada no Distrito de Macacos, Nova Lima/MG. Tem como missão promover ações e programas que contribuam para o desenvolvimento local sustentável através da valorização dos recursos naturais, favorecendo a inclusão social, a integração e a transformação cultural das comunidades em que atua.

Fundado em novembro de 2002 com o propósito de desenvolver tecnologias sociais, culturais e ambientais, o Instituto direcionou sua atuação num primeiro momento a resultados práticos e imediatos nessas áreas, além da formação educacional, profissional e da geração de renda para jovens e adultos através de diversos projetos
realizados em associação com os poderes público e privado. Foi criado o Programa Comunidade, que consiste em executar projetos pilotos de desenvolvimento local voltados à comunidade onde atua, vinculando o resultado de suas ações às demandas sociais emergentes na região.
Numa parceria com a empresa MBR e com a Prefeitura de Nova Lima, implantou sua sede, o Centro Kairós, localizado em Macacos em área de preservação ambiental. No Centro Kairós sãoromovidos cursos, oficinas, treinamentos e uma rede de ações ligadas ao desenvolvimento sócio-ambiental da comunidade, ampliando as possibilidades de renda, as oportunidades de trabalho e as relações de identidade com a cultura local. Dentre outras atividades pratica-se a permacultura (no planejamento de sistemas ambientais de culturas permanentes e integradas), a bioconstrução, a agroecologia (nos processos da agricultura familiar e no uso popular das plantas medicinais), atividades culturais, artísticas, educativas e de formação. Através do “Programa Cultura Viva”, do Ministério da Cultura, o Instituto Kairós foi contemplado em 2006 como um Ponto de Cultura Nacional participando hoje de uma rede com mais de 450 iniciativas no país promovidas também pela representatividade de suas ações no cenário cultural brasileiro.
Uma vez participando do cotidiano da comunidade e inserido amigavelmente em seu meio ambiente, social e cultural, volta-se agora ao Programa de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Ambientais, em que consolida sua capacidade de transformação, construindo tecnologias, desenvolvendo pesquisa e sistematizando resultados para disponibilização e transferência em outras localidades, urbanas e rurais, com ações e benefícios integrados à realidades específicas através da multiplicação dos resultados alcançados.
Para isso, a terceira linha programática estruturada pelo Kairós é o Programa de Cooperação Técnica e Institucional: associações e parcerias técnicas realizadas pelo Instituto com centros de pesquisa e tecnologia, de gestão e ações estratégicas, na esfera pública e empresarial, de forma a construir uma rede de relacionamentos com capacidades múltiplas renovando e perenizando os métodos e ações aplicados em seus projetos e programas. A partir da rede social estabelecida na confiança da comunidade e dos parceiros que o Kairós conquistou ao longo de sua atuação, seus programas tendem a desdobrar-se através de acordos de cooperação técnica, institucional, mercadológica e por novas possibilidades de parcerias motivadas pelas inúmeras realidades encontradas em Minas e no país.

Para saber mais:
Instituto Kairós

Comentários

Postagens mais visitadas