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segunda-feira, 14 de maio de 2007

Água de Coco - "Água do Bem"


Um corpo de àgua-de-coco verde natural (aproximandamente 200ml) tem, em média, 38 calorias, quase a metade do valor calórico de um copo de suco de laranja (74 calorias). Por ser rica em potássio, a bebida também auxilia no funcionamento do intestino e consequentemente no menor acúmulo de líquido no corpo. "Por melhorar o trânsito intestinal, a àgua-de-coco ajuda na limpeza das toxinas do organismo", conta a nutricionista Roseli Lomele

A água de coco promove a hidratação do corpo. A hidratação não é indicada apenas para a saúde, mas também para manter a beleza da pele. Segundo a dermatologista Raquel Tancsik, " a água de coco é um líquido rico em potássio, fósforo e outros sais minerais, sendo ideal para manter o organismo hidratado como um todo. E isso reflete na pele através do turgor e textura adequados".

Existem duas maneiras de manter a pele hidratada - requisito básico para a beleza. Uma delas é através de cremes que empeçam o ressecamento excessivo da mesma e a outra é por meio da ingestão adequada de líquidos. E a água de coco serve como "uma luva" para esse fim.

E não é só para a beleza que a água de coco colabora. Segundo a nutricionista Lucinete Regina Souza, a bebida, mesmo em excesso, só traz benefícios para quem a consome. "Só as pessoas com diabetes ou restrição de sais minerais devem consumir sob orientação de um profissional", ressalta.

As bebidas prontas também podem ser consumidas, mas, às vezes, elas contêm adição de conservantes como resultado do processo de industrialização. Nada como consumir a natural. E se você quiser uma dica de preparo da bebida usando água de coco, a nutricionista Lucinete sugere uma receita :


Suco mix de água de coco

Ingredientes :
- 200 ml de água de coco
- 1 polpa de abacaxi
- 2 folhas de hortelã

Preparo :
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Valor nutricional : 200 ml = 88 kcal


FLUIDO DA VIDA

Segundo o Dr. Antônio Martins, médico pediatra, especialista em nutrição e medicina do esporte:

Isotônico natural, de baixa caloria e elevado teor nutricional, cujo valor biológico do cálcio é indicado para o crescimento ósseo na infância e no combate a osteoporose em idosos. Esses são alguns dos inúmeros benefícios existentes na formulação da água-de- coco, de fácil acesso para os nordestinos – embora ainda não seja utilizada como deveria – e que surge agora como alternativa para enriquecer a dieta alimentar dos europeus. Apesar do alto poder aquisitivo e do nível de informação, o consumo de bebidas com aditivos químicos (sabores artificiais) é igualmente elevado, de cerca de 4,5 quilos por pessoa/ano.

“Não é preciso ser médico para saber como será paga a conta da saúde desse individuo mais tarde”, adverte o pediatra austríaco Antônio Martins, com especialização em Nutrição e Medicina do Esporte. A identificação da água-de-coco como opção saudável e nutritiva partiu da escuta em consultório, um pedido vindo das mães sobre quais tipos de bebidas – sem conservantes - poderiam suprir as carências nutricionais das crianças. Os benefícios da bebida para a saúde na primeira infância são comprovados em vários estudos publicados na Índia, Sri Lanka e Filipinas, onde a água- de-coco é empregada no combate às crises diarréicas em bebês.


Como pediatra há 18 anos, Antônio Martins identificou na água-de-coco um campo de possibilidades para a manutenção da saúde de indivíduos de diferentes faixas etárias – crianças, idosos e desportistas. Com baixo valor calórico – 100 mml do líquido corresponde a 17 calorias – a água-de- coco atua como sendo um poderoso repositor de eletrólitos associado a um alto teor de cálcio. Essa combinação, afirma o médico, torna a água-de-coco uma opção segura em relação ao leite de vaca, ou seja, os indivíduos com intolerância a lactoalbumina (proteína do leite) podem lançar mão da água, garantindo o aporte de um volume de aminoácidos (superior ao leite de vaca) necessário à manutenção da saúde.

O nutrólogo Daniel Magnoni, do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen), lembra que a água-de-coco deve ser consumida asim que o fruto for aberto. "Muito cuidado com àgua-de-coco vendida em baris. A bebida fermenta, estraga", avisa o especialista.

Com relação à água-de-coco industrializada.

Composição Nutricional em média para 100ml de água de coco

Valor Energético 22,00kcal
Colesterol - Zero
Proteínas - 0,30g
Lipídios - 0,20g
Cálcio - 20,00 mg
Fósforo - 13,00mg
Carboidratos - 4,70g
Sódio - 25,00mg
Potássio - 147,00mg
Ferro - 0,30mg
Vitamina - C 2,00mg



Fontes:
Diário do Nordeste
www.minhavida.com.br
www.equilibrionutricional.com.br/
Sociedade Nacional de Agricultura
MAGALHÃES, Márcia Pimentel et all. Conservação da água do coco verde por filtração das membranas. Ciência Tecnológica Alimentar, Campinas, 25 (1): 72-77, jan.-mar. 2005.

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