Energia limpa pode conter aquecimento global, diz WWF

Por Laura MacInnis
GENEBRA (Reuters) - O mundo é capaz de evitar os efeitos mais graves das alterações no clima investindo em fontes limpas de energia, desde que o abandono dos combustíveis fósseis comece em no máximo cinco anos, disse na terça-feira o grupo ambientalista WWF.

Em seu relatório Soluções para o Clima, o grupo, com sede na Suíça, argumentou que a energia de fontes "benignas", como a solar e a eólica, pode satisfazer a crescente demanda do mundo, mantendo a elevação da temperatura média abaixo dos 2 graus Celsius, limiar encarado como o menos perigoso para o mundo.

Os cientistas acreditam que uma elevação acima disso produza graves distúrbios no clima, como tempestades, enchentes e secas, que podem devastar áreas que abrigam milhões de pessoas.

A WWF disse que é possível substituir em grande escala o petróleo, o carvão e outros combustíveis que emitem carbono por energia de fontes renováveis, se os governos tiverem entrado num acordo até 2012 para estabelecer metas e coordenar investimentos para desenvolvê-las.

"Daqui a cinco anos pode ser tarde demais para dar início a uma transição sustentável que possa evitar a violação do limiar de 2 graus", afirmou a entidade.

"Se isso acontecer, opções perigosamente insustentáveis podem nos ser impostas ou teremos de enfrentar intervenções mais graves, que terão impacto significativo sobre a economia global."

Durante a transição, segundo a WWF, os países ricos devem equipar suas usinas de combustíveis fósseis com tecnologias de captação e armazenamento de carbono para reduzir as emissões do gás estufa na atmosfera.

O gás natural também deve ser usado como "combustível de transição" substituindo o carvão no curto e médio prazo, afirmou a WWF, que também pediu inovações para tornar carros, aviões, navios e edifícios mais econômicos em termos do consumo de energia.

Para os países pobres e em desenvolvimento, a energia limpa pode ser introduzida conforme for ficando mais barata.

A entidade afirmou, no entanto, que a energia nuclear é uma alternativa inaceitável aos combustíveis fósseis devido a seu alto custo e à preocupação com a segurança e com a proliferação de armas.

"Existem tecnologias positivas disponíveis em número mais que suficiente", afirmou o texto.

A WWF recomendou menos viagens de automóvel e de avião e pediu aos governos que combatam o desmatamento, especialmente nos países tropicais. Grandes projetos de hidrelétricas também devem ser evitados por afetar bacias hidrográficas e inundar terras férteis, afirmou o grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas