Aquecimento global vai gerar 1 bilhão de refugiados, diz ONG

Bamako, Mali
Mali, produtor de algodão, é um dos países mais pobres do mundo
Pelo menos 1 bilhão de pessoas serão forçadas a deixar suas casas até 2050 devido às mudanças climáticas no planeta, prevê um relatório divulgado pela agência internacional de ajuda humanitária Christian Aid.

A grande maioria desses imigrantes será proveniente de países pobres e será afetada por enchentes, secas e fome, segundo o levantamento da ONG britânica Human tide: the real migration crisis.

Mali, localizado no deserto do Saara, na África, seria o país onde a ameaça do aquecimento global é mais imediata.

"Agricultores já estão achando impossível sobreviver com a terra da maneira que faziam há séculos. Níveis erráticos e declinantes de chuva significam colheitas reduzidas e as pessoas têm que se mudar para ganhar dinheiro e alimentar suas famílias", afirma o relatório.

A Christian Aid usa como referência o levantamento do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a previsão de pessoas afetadas pelo aquecimento global.

A ONG cita um trecho do relatório do IPCC: "Até 2080, é possível que 1,1 bilhão a 3,2 bilhões de pessoas sofrerão de falta de água; 200 a 600 milhões, fome; 2 a 7 milhões por ano, enchentes".

Casos

O estudo da Christian Aid diz que 155 milhões de pessoas estão refugiadas atualmente em função de conflitos, desastres e projetos de desenvolvimento econômico.

"Acreditamos que a migração forçada é agora a ameaça mais urgente enfrentada pela população pobre do mundo em desenvolvimento", diz John Davison, autor do relatório.

"O impacto das mudanças climáticas é o maior e o mais assustador fator desconhecido dessa equação. Apenas agora uma atenção acadêmica séria está sendo devotada para calcular a escala dessa nova onda humana."

O relatório cita ainda os casos do Sudão, Uganda, Sri Lanka, Burma e Colômbia.

Na Colômbia e em Burma, diz o estudo, as pessoas mais pobres que deixavam suas casas em função da violência, agora também precisam se deslocar por causa das plantações de grandes agricultores ou para construção de represas.

Brasil

A Christian Aid critica ainda a desapropriação de terras para produção de biocombustíveis.

No caso do Brasil, a ONG diz que é parceira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e que também se opõe à expansão da indústria de etanol.

"O MST argumenta que o uso mais importante da terra no Brasil é para a produção de alimentos para sua população", diz o relatório.

"A Christian Aid acredita que os países ricos precisam repensar essa pressa em direção aos biocombustíveis e reconhece como isso vai tirar milhões de pessoas de suas terras."

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas