Luis Guerreiro - A titulo de Curriculum Vitae...

Bem vindo(a)!












Sou suspeito por falar de mim mas aqui vai...

Desde a adolescência (1980) comecei a minha pesquisa sobre alimentação, passei pela macrobiótica, pela ovo-lacto vegetariana e em 2002 despertei o interesse pela Alimentação Viva.
Resolvi aprofundar os meus conhecimentos e participei em cursos do Hipócrates Institute e em oficinas sobre desintoxicação com a Samara Foundation em Portugal.


Aprendi não só sobe alimentação mas também sobre higienismo, tendo participado nalguns retiros de desintoxicação incluindo 40 dias de jejum liquido no Egipto em 2004, aprendi sobre meditação e principalmente aprendi a viver mais em paz comigo e com os outros. Despertei também ainda mais para a espiritualidade e aprendi que, independentemente de religiões e outras diferenças, somos todos um e a força maior que nos move é o amor. 











Considero a Alimentação Viva uma das alimentações mais ecológicas e equilibradas para o ser humano.

Sigo aprendendo...é para isso que a vida serve.

Esta alimentação libertou-me de várias doenças e sintomas como Esofagite de Refluxo (com a qual me foi prometido um câncer(cancro em Portugal), por vários médicos em 3 países diferentes, se não tomasse medicamentação para o resto da vida), 7 pequenas ulceras, eczema, herpes labial, febre dos fenos, entre outras, que me atormentaram durante muitos anos. Em 2003 depois de 7 meses a 100% com esta alimentação parecia ter renascido, fiquei com um aspecto mais jovem e bem mais leve, por isso e por me fazerem perguntas constantemente, passei a ajudar algumas pessoas amigas e familiares com dicas simples mas eficientes - alguns obtiveram resultados excelentes em curto espaço de tempo mesmo em doenças consideradas incuráveis.


Ao longo destes anos tenho conhecido pessoas lindas ligadas a variados sectores da vida humana, passando pela alimentação e não só - conheci médicos naturistas,nutricionistas, antropólogos, mestres de Reiki, professores de Yoga, indivíduos das mais variadas religiões, etc, correspondo-me com alguns dos adeptos da Alimentação Viva e e Crudivorismo mais conhecidos a nível mundial.

A importância desta alimentação tem despertado o interesse inclusive de médicos corajosos que a passaram a integrar nas suas práticas, esse é o caso do ilustre Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, Médico Cirurgião, PhD pela Universidade de Munique e autor do livro "Lugar de Médico é na Cozinha", o Dr. Peribanez residente no Rio de Janeiro utiliza alimentos crus, não-industrializados e preferencialmente orgânicos para desenvolver uma alimentação nutracêutica (em analogia com a farmacêutica, a nutracêutica é uma nova disciplina científica que busca tratar de pessoas através da alimentação equilibrada). Quem participar poderá também conferir o quanto essa nova alimentação pode ser saborosa, atractiva visualmente, acessível e económica no sentido amplo, já que ela propõe uma diminuição no uso de remédios e alimentos manipulados. Ele é um exemplo a seguir...Tive o prazer de conhecer o Dr. Alberto em Belo Horizonte -MG



Procuro sempre estudar e faço pesquisa constante entre bases cientificas e mesmo na sabedoria popular que acho não deve ser relegada para segundo plano. Ministro cursos, palestras e oficinas sobre alimentação vegetariana nas linhas do higienismo e do crudivorismo e da minha filosofia de vida.






















Alguns dos trabalhos realizados:

* Integrando a equipe de preparação dos vários Detoxes de Tony Samara - 2009
* Consultor de Alimentação Viva do Spa Natural Alma Verde - Foz do Iguaçu-PR - Junho, Julho 2008.
* Apresentação de pratos vivos - 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008 - Foz do Iguaçu/PR
* Consultor e Árbitro da FDAP - Federação de Desportos Aquáticos do Paraná - Novembro de 2007 a Maio 2008 - Foz do Iguaçu-PR
* Criação do Instituto IDEIAS - Foz do Iguaçu - Outubro de 2007.
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação. - IPEC. Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso do SEBRAE e de Ecovilas -  administração junto a uma equipe dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso. Início: Outubro de 2007.
* Curso de Alimentação Viva - Restaurante Girassol - Ros Ellis Moraes (nutricionista) e Jacqueline Stefânia (nutricionista) - Agosto de 2007 - Brasilia-DF
* Palestras de educação Nutriconal e Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Actuação: Aula introdutória sobre alimentação e Nutrição para participantes do curso do SEBRAE e administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os sete dias de curso - Agosto de 2007. Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Administração dos Serviços de Alimentação.
IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis. Goiás.
Atuação: Curso Bioconstruindo - administração junto a uma equipe, dos serviços de alimentação fornecidos durante os dias de curso.
BIOCONSTRUINDO - Julho 2007 - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Palestra sobre Alimentação Viva - Maçonaria - Julho 2007 - Belo Horizonte-MG - Com Jacqueline Stefânia (nutricionista)
* Oficina de Alimentação Viva "Nutriviva" com a Nutricionista Jacqueline Stefânia Pereira e a professora de Hatha Yoga, Ana Virgínia de Azevedo e Souza - Junho 2007 - Belo Horizonte -MG


"Ao observar e respeitar o propósito de tudo o que vive neste planeta, sintoniza-mo-nos cada vez mais com a vibração da Vida e do Amor que passa através de nós e do nosso planeta . À medida que estamos mais em sintonia com a Vida, sentimos o desejo da Vida; o desejo de amar, nutrir, providenciar e cuidar de tudo o que vive.
Ao sintonizar mais com a vibração da Vida torna-mo-nos mais conscientes do nosso propósito e do papel a desempenhar na evolução do nosso planeta enquanto os nossos subtis sentimentos nos guiam para a acção mais benéfica para nós e para os que nos rodeiam. O resultado desta acção é vivido como profunda paz, felicidade e contentamento".

Muita Paz!

Luis Guerreiro









Comentários

Unknown disse…
nossa achei demais tudo que eu li aqui ,vou divulgar com quem eu conheço pois isso é muito importante para a nossa saude ,e vou mudar a limentação da minha familia ,eu agora nunca mais vou comer carne e nem derivados animais ,vc não tem noção de como vc me ajudou com este blog ,Obrigado por vc existir ,muito obrigado .....
Luis Guerreiro disse…
Obrigado Giselia!

Muita Paz!

Luis
Anônimo disse…
Já faço alimentação crua uns 5 anos. Quando estava com uns 8 meses com alimentação eu engravidei, minha filha esta com 4 anos sempre comendo cru, mas estou preocupada. conhecemos num curso de culinária viva em São Paulo, só uma criança que faz este tipo de alimentação. Queria conhecer mais crianças que alimentam-se de cru.
Ficou muito triste em ver um trabalho de 4 anos sendo balançado por um padrão alimentar anti saúde.
Anônimo disse…
Ola Luis
Estive hoje consigo na hora do almoço no restaurante do aeroporto e como lhe disse estou a visitar o seu site com a minha familia.
Realmente é muito interessante e tive muito prazer em o conhecer.
Ate breve
Carlos Silva
Anônimo disse…
Olá Luís!

Sou vegetariano há cerca de 8 anos, mas ultimamente tenho andado a pesquisar e a fazer experiências com o alimento vivo. E realmente é outra energia.

Vivo em Portugual e gostaria de saber se por cá existem cursos e como posso adquirir um desidratador.

Até breve

Ricardo Nunes
Luis Guerreiro disse…
Olá Ricardo!

Queira por favor mandar-me o seu email para podermos conversar.

Muita Paz!

Luis
Nandotsava disse…
Olá Luis,

Gostaria de saber se Luis dá cursos de



Olá Luis,

Gostaria de saber se o Luis dá cursos de Alimentção Viva?
Onde poderei obter informaçõs,pois sou leiga nesta comidae sinto uma busca interior já algum tempo.

Até Breve
Lena Peres
Luis Guerreiro disse…
Olá Lena!

Sim, eu costumo fazer cursos. Só depende do local...

Muita Paz!

Luis Guerreiro
Sergio A Postigo disse…
Caro Luis,

Eu acabei de ler o livro "Lugar de Médico é na cozinha e estou realmente decidido a adotar o crudivorismo. Vc reside no Brasil ? Eu resido em Salvador - Bahia. Vc sabe se em Salvador há algum tipo de curso sobre alimentação viva.

Um abraço e parabéns pelo belo trabalho que tens realizado.
Carol disse…
Oi luciano adorei seu blog. posso adiciona-lo ao meu?
obrigado.
Anônimo disse…
Caro Luís

Antes de mais, os meus parabéns por suas descobertas e por disponibilizar informação assim que possa ajudar e esclarecer mais pessoas. É isso que os homens e as mulheres de boa vontade devem fazer. A informação deve ser partilhada: obrigada por isso e continue com o trabalho desenvolvido!

Ando a fazer pesquisas acerca de alimentação e nutrição há mais de 1 ano e continuo cheia de perguntas e de dúvidas. Descobri o seu site há algum tempo mas por forçade contingências da vida só agora pude voltar às pesquisas.

Gostaria de criar ementas mais saudáveis mas com todos os elementos nutritivos que o ser humano necessita (vitaminas, minerais, proteinas, oligo-elementos, etc) por dia. No entanto, por mais pesquisa que eu faça na Internet, não consigo achar tabelas (válidas pois hoje em dia toda a gente pode criar o que quiser e colocar na Net) que me indiquem que quantidades de vitamina A, B, C e assim sucessivamente necessitamos por dia... ou que quantidade de proteínas por cada dia... água... etc.

Amigo Luís, onde é que eu posso descobrir tudo isso? Não sou nutricionista nem tenho acesso a programas informáticos próprios de nutricionista para saber o que pretendo... mas talvez o Luís saiba esclarecer esta dúvida que tenho.


Até breve, para mais mensagens.

Um abraço,

Maria
Unknown disse…
Querido Luis,

estava navegando na net em busca de estudos científicos acerca de valores nutricionais de frutas brasileiras, qdo como que por acaso encontrei "Alimentação viva e saudável". Adorei tudo que li.
Gostaria de saber se vc é graduado (nutrição, engenharia dos alimentos, higiene e técnica alimentar...assim por diante)?
Muito grata
Jussara - Brasília/Df
Luis Guerreiro disse…
Maria

Na minha opinião precisamos dos mais variados nutrientes dependendo de vários factores, como a idade, o tipo de alimentação que fazemos, se temos ou não esta ou aquela doença...etc.

Fazer uma tabela que sirva para todos é o que a ciência tem vindo a fazer através das pirâmides alimentares mas mesmo essas tem sofrido alterações de tempos a tempos.

Penso que o ideal é vermos aquilo que necessitamos - se possível aprender a reconhecer a linguagem do nosso corpo que nem sempre é fácil...

Se comermos o mais simples e puro possível o nosso corpo vai poder obter todos os nutrientes necessários e não só como também ter bastante energia para poder superar o constante stress a que somos submetidos com a vida "moderna".

Uma alimentação variada, vegetariana, com cerca de 80% de alimentos crus pode proporcionar tudo o que é necessário para viver sem carências e sem contrair quaisquer doenças. Veja o exemplo dos primatas, em estado selvagem (mais de 90% geneticamente parecidos connosco) e que se alimentam só de alimentos crus e na maioria vegetais...não sofrem das doenças, nem carências nutricionais que tanto nos atacam. E não usam tabelas...

Um abraço

Luis Guerreiro
Luis Guerreiro disse…
Jussara

A pergunta que me faz foi feita imensas vezes...inclusive quando estava a fazer palestras para engenheiros do SEBRAE durante um curso de permacultura no IPEC/Perinópolis.

Tal como pode ler no meu "Curriculum", acima, posso-me considerar mais um auto-didacta do que alguém formado em nutrição... etc. Não acredito o suficiente naquilo que se ensina nas Universidades (Nutrição) para perder o meu tempo num curso de 4 ou 5 anos...

No entanto já fiz alguns cursos com formadores do Hippocrates Institute EUA e participei em imensos trabalhos com nutricionistas e outro pessoal ligado à alimentação e saúde, não só da medicina instituída como também da ayurvédica e chinesa. Dessa forma cruzei-me com os mais variados profissionais dessas áreas ...sempre aprendendo...

Nem sempre aprendemos nas escolas ou universidades.

A minha formação é em informática pela Universidade de Lancaster.

Um abraço

Luis Guerreiro
Fred Benning disse…
Maravilha, grande trabalho Luís!

Um forte abraço!
Anônimo disse…
Olá!
Encontrei o seu blog "por acaso". Ainda não lí os conteúdos o suficiente, mas queria dizer que não sou totalmente a favor da cozinha crua. Por que não? Nem todo mundo consegue digerir alimentos em sua forma original, muito provavelmente porque o estômago esqueceu que os mesmos existem e que para ele terá de trabalhar mais para digerí-los. Não sou contra aqueles quem se alimentam assim, muito pelo contrário, já que fiz um curso de orientadora alimentar na Alemanha que segue as linhas do Dr.Bruker,do Dr.Bircher-Benner e Kollath, a chamada Vollwerternaerung,ou seja, a alimentação rica, a alimentação viva, recomendo, quem pode,que coma os alimentos o mais natural possível. Mas sou mais adepta da cozinha ayurvédica, onde os alimentos podem ser cozidos ao vapor e devem ser bem temperados com curcuma,ghee,açafrão,gengibre,canela entre outros temperos orientais que facilitam a digestão. Gosto também de usar os "nossos" temperos como sálvia, tomilho, manjericão, cebolinha verde e etc.
Quando tiver lido mais seus artigos gostaria de "trocar figurinhas com você". Interessado?
Um abraço,
Cecília Mosca-Spatz
Aline Chaves disse…
Oi Luís!

Desejo que a grande paz esteja presente na sua caminhada que comunica as outras formas de alimento possíveis...

Agradecida,
Daisy disse…
Viva Luís,

não consigo me lembrar como cheguei aqui ao seu blogue, talvez num daqueles cliques instintivos, que a mente racional não tem tempo de registar :), mas quero dizer-lhe OBRIGADA por partilhar tanta informação connosco! li alguns dos seus artigos e gostei muito da forma como escreve e como partilha a informação e o conhecimento que tem adquirido ao longo dos seus anos de vida terrena, que tanto o têm ajudado e que ajudam, com certeza, todos os seus leitores e muitos mais.
A sua abordagem "não-impositiva", isto é, não impôr, mas simplesmente dar a conhecer justificando é muito agradável de ler, de se assimilar e traz resultados muito bons a curto-prazo, através da reflexão e ajuste às nossas necessidades. É como que dizer "tu podes escolher".
E aqui identifico-me consigo. Também sou auto-didacta, leio assuntos que nada têm a ver com o meu percurso profissional nas Ciências Atmosféricas, o modo de nos alimentarmos é um assunto que tem ganho muito relevância na minha vida, e é um entusiasmo quando descubro coisas novas, experimento e o meu corpo reage bem.
Tudo começou pela Macrobiótica, que ainda hoje serve de base à minha alimentação, mas a um dado momento senti que precisava investigar mais e a vida, por motivos profissionais, levou-me aos Estados Unidos onde aprendi o significado de ser vegan e fui introduzida ao raw food. Tudo de forma natural, sem imposições, buscando por mim mesma aquilo que é melhor para mim e para a minha saúde. também faço yoga e meditação, que adoro.
Quando cheguei a Portugal, depois de vários anos nos Estados Unidos, apesar da mentalidade fechada, vejo mais abertura a "novos sabores", como eu costumo designar, para evitar que nos coloquem numa "espécie de ilha" por termos feito opções diferentes do que os outros esperam que façamos, e esta abertura trouxe-me muito mais alegria.
Um vida saudável não tem preço e, para mim, não é mais do que um assumir uma das nossas maiores responsabilidades: cuidar do Instrumento Divino que o "Grande Amor Maior que gera a Vida" nos deu para crescermos e evoluirmos espiritualmente, o nosso corpo. É o maior respeito que podemos ter por nós mesmos.

e sem mais delongas :), ganhou uma fiel leitora, assídua seguidora das suas palavras.

Continue!

Tudo de bom,
Susana M.
Luis Guerreiro disse…
Daisy seja bem vinda! Obrigado também pelas suas palavras, é muito gentil!
BIA disse…
Muito bom seu Blog, parabéns!! Ultima mente estou pesquisando sobre ayurveda e acabei chegando aqui, e encontrar tanta coisa boa me motiva a continuar nessa busca por paz interna.

Seu trabalho é lindo!
Rúbia
Namaste Luis

Na minha pesquisa sobre Urinoterapia cheguei até si. Aqui em Portugal está a ser bem difícil conseguir alguém que pratique e que possa dar testemunho. Acima de tudo há a questão cultural... No seu percurso pessoal encontrou ou tem mesmo a experiência desta terapia? Sou terapeuta e instrutora de Yoga e gostaria de trocar impressões pois acredito na perfeição da Natureza da qual fazemos parte. Aguardo suas notícias... Om Shanti Anabela Val-Flores
Luis Guerreiro disse…
Olá Anabela

Conheço algumas pessoas que praticam Urinoterapia, nomeadamente o Prof. Bal Krishna em Monchique, o qual escreveu o livro "Urinoterapia - O uso da urina com fins terapêuticos".
Eu pessoalmente não tomo regularmente mas sim em determinadas situações em que sinto que necessito.

Postagens mais visitadas